O que colocar no currículo para conseguir um bom emprego

Por Assessoria 16/05/2022 - 19:45 hs

O currículo é uma das principais armas de um candidato para conseguir um ótimo emprego. Por isso, é importante saber o que colocar nele para se destacar.

Além das informações básicas, como nome, endereço e telefone, é preciso listar as qualificações acadêmicas e profissionais.

Para os acadêmicos, é importante destacar as disciplinas que foram estudadas e os principais cursos realizados. Já os profissionais devem listar as experiências anteriores, os cursos de capacitação e as habilidades específicas.

É importante destacar que o currículo deve ser objetivo e direto ao ponto. Não é necessário colocar informações irrelevantes ou que não estejam ligadas ao cargo pretendido.

Além disso, é importante manter o currículo atualizado, incluindo as novas qualificações e experiências.

Como montar um bom currículo

Currículo é uma peça fundamental na hora de conquistar uma vaga de emprego. É através dele que o candidato tem a oportunidade de mostrar todas as suas qualificações e habilidades para o potencial empregador. Veja a seguir como montar um currículo eficiente:

Primeiro de tudo, é preciso ter em mente quais os seus objetivos em relação ao mercado de trabalho. Quais são as áreas que você pretende atuar? Quais os seus talentos e habilidades? Identifique quais são as suas principais características e pontos fortes.

Depois, é preciso organizar todas essas informações de maneira clara e objetiva. Coloque as principais qualificações e experiências profissionais em um primeiro momento, seguidas pelas habilidades específicas e talentos.

Nunca se esqueça de listar a sua formação acadêmica, seja de ensino superior, técnico ou médio. Também é importante incluir informações sobre os cursos que você já fez, principalmente aqueles que estão ligados à carreira que você deseja seguir.

Outro ponto importante é o idioma. Se você possui fluência em outro idioma, coloque essa informação no currículo.

Por último, não se esqueça de escrever uma breve apresentação sobre você. Deixe claro quais os seus objetivos e qual a área de atuação na qual você está interessado.

Depois de montar o seu currículo, é importante que você o revise periodicamente e atualize as informações de acordo com as suas qualificações. Além disso, é importante que você também seja proativo e procure estar sempre atualizado sobre as vagas de emprego que estão disponíveis no mercado.

Dicas para conseguir um bom emprego

Todos os dias somos bombardeados de notícias de um lado e de outro, de um extremo ao outro. No meio disso tudo, encontramos uma mensagem clara: está difícil conseguir um emprego.

Não bastasse a crise econômica, temos agora que enfrentar um cenário de concorrência acirrada. Mesmo que você esteja qualificado e se dedique a procurar um emprego, pode ser difícil garantir uma vaga.

Mas isso não quer dizer que você não possa vencer esta batalha. Neste artigo, vou compartilhar com você algumas dicas que podem ajudá-lo a conquistar um emprego.

Prepare-se bem

A primeira coisa que você precisa fazer é se preparar para as entrevistas. Pesquise sobre a empresa, sobre o cargo que você está concorrendo e sobre os principais concorrentes. Prepare uma boa apresentação sobre você mesmo, com seu objetivo de carreira e seus principais talentos.

Demonstre entusiasmo

Ninguém quer contratar alguém que pareça desmotivado e sem vontade de trabalhar. Portanto, demonstre entusiasmo e paixão pelo que faz. Quando você está entusiasmado, transmite essa energia para os outros e isso pode fazer a diferença na hora da contratação.

Seja proativo

Muitas pessoas esperam que a empresa faça todo o trabalho de procurar por elas. Mas essa não é a postura ideal. Seja proativo e faça uma pesquisa sobre as vagas disponíveis na sua área e envie seu currículo.

Seja persistente

A procura por um emprego pode ser demorada e exige persistência. Não desista se não conseguir a vaga na primeira tentativa. Mantenha seu foco e continue buscando novas oportunidades.

Esteja sempre atualizado

Para vencer a concorrência, é necessário estar sempre atualizado. Mantenha seus conhecimentos atualizados e participe de cursos e palestras.

Faça cursos, sejam eles online ou presenciais, pois todas essas qualificações vão engrandecer seu currículo, além de aumentar seus conhecimentos.

Existem muitas instituições com cursos livres online, como a Alfa Cursos. Você pode fazer cursos online a preços bem acessíveis, melhorar seu currículo e se qualificar.

Seja autoconfiante

Ninguém gosta de lidar com uma pessoa negativa e insegura. Portanto, seja autoconfiante e transmita uma imagem positiva para os outros. Acredite no seu potencial e nas suas habilidades.

Esteja aberto a aprender

Mesmo que você tenha experiência na sua área, é importante estar aberto a aprender novas coisas. Nunca se sabe quando você poderá precisar de um novo conhecimento.

Seja um bom líder

As empresas estão procurando cada vez mais líderes. Se você tem capacidade de liderança, demonstre isso nas entrevistas. Mostre que você é capaz de tomar decisões e de lidar com situações de conflito.

Tenha um bom networking

Ninguém consegue um emprego sozinho. É importante construir uma rede de contatos e se relacionar com outros profissionais. Fortaleça seus laços com amigos e colegas de trabalho e permita que eles possam indicar você para outras vagas.

Seja flexível

As empresas estão buscando profissionais flexíveis e que estejam dispostos a mudar de carreira. Se você é flexível e está aberto a novos desafios, mostre isso nas entrevistas.

Espero que tenha gostado das dicas!