Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

SAMU implanta unidades de atendimento móvel de urgência em Teixeira Soares e Rio Azul

Acionamento pelo 192 pode ser realizado pelos cidadãos


SAMU implanta unidades de atendimento móvel de urgência em Teixeira Soares e Rio Azul

Os municípios de Teixeira Soares e Rio Azul inauguraram nesta segunda-feira, dia 10, as Unidades de Suporte Básico (USB) cedidas pelo Governo do Estado para atendimento móvel de urgência. Com estas unidades o SAMU completa 30 ambulâncias na região representada pelo Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU). A unidade de Rio Azul atenderá também às cidades de Mallet e Rebouças. Já a de Teixeira Soares, prestará serviço também aos moradores de Fernandes Pinheiro. A previsão é que as novas unidades sejam responsáveis pela assistência a mais de 60 mil habitantes.

“Nos Municípios de Teixeira Soares e Rio Azul foram implantadas as Bases Descentralizadas, cada uma com uma Unidade Móvel de Suporte Básico à Vida (USB), tripulada por dois profissionais por turno, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico de enfermagem, com o intuito de chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido um agravo à saúde, que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte”, como explica a diretora do CIMSAMU, Scheila Mainardes.

“As Unidades de Suporte Básico (USB) também contam com materiais e medicamentos para atendimentos de urgência, de parto, oxigênio, prancha curta e longa para imobilização de coluna, colares cervicais, talas de imobilização de fraturas, ressuscitador manual adulto e infantil, entre outros”, detalha a diretora.

As unidades realizarão atendimento pré-hospitalar móvel primário (quando o pedido de socorro vem de um cidadão), e atendimento pré-hospitalar móvel secundário (quando a solicitação partir de um serviço de saúde, no qual o paciente já tenha recebido o primeiro atendimento necessário à estabilização do quadro de urgência apresentado, mas necessite ser conduzido a outro serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento).

O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, considera o SAMU um avanço na saúde pública do município de Teixeira Soares. Ele destaca que a nova unidade e a ambulância entregue irão salvar vidas com o atendimento de urgência e emergência. “Temos um compromisso com a saúde, a nossa unidade atenderá também Fernandes Pinheiro, bem como os Campos Gerais. Entendemos que isso faz com que a população sinta uma segurança maior”, explica. “O nosso objetivo sempre foi investir em saúde na atenção primária e agora na urgência e emergência”, acrescenta.

“Teixeira Soares vive uma constante transformação em saúde e em todas as áreas e o SAMU era um sonho antigo, que iniciou lá atrás, e agora estamos inaugurando uma base muito bem estruturada”, garante o Prefeito.

“Hoje nós inauguramos a primeira base descentralizada do SAMU da 4ª Região de Saúde”, comemora o Secretário Municipal de Saúde de Teixeira Soares, Amauri Klossowski. “Digo a primeira porque Irati, Município sede da 4ª Região de Saúde, foi a pioneira com a implantação, em 2020, de uma unidade de suporte avançado, com médicos e enfermeiros e em 2021 de uma ambulância de suporte básico”, explica.

Klossowski comemora a conquista da cidade e conta com o uso responsável da população. “É um legado que fica para Teixeira Soares, é uma casa. Eu digo casa SAMU porque é algo que vai ficar marcado dentro da nossa cidade”, diz. “Temos uma população que vai utilizar de uma forma bem responsável e pedimos à população que utilize desse meio para que seja feito o melhor atendimento e a melhor resposta para a nossa sociedade”, afirma.

“Sabemos da grande importância de ter esse atendimento em um tempo mais curto. Entendemos que pouco tempo pode, com certeza, trazer uma mudança gigante na melhora do paciente, que teve um infarto, uma doença cardíaca, um acidente grave, por exemplo”, defende o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski. “Para Rio Azul, e também para as cidades vizinhas, é de grande importância ter o atendimento do SAMU. Toda a população fica feliz pela realização de um sonho muito antigo”, defende. “Com certeza, vamos dar todo o apoio necessário para os profissionais, que certamente farão um trabalho muito importante para toda a região”, acrescenta o Prefeito.

A Secretária Municipal de Saúde de Rio Azul, Cristiana Maria Schvaidak, considera a inauguração um “marco histórico” e destaca que a unidade deste município atenderá também às cidades de Mallet e Rebouças. “Há muito tempo se falava da implantação do SAMU em nossa região e da importância que isso teria para a população. Atender o paciente em menos tempo possível e garantir menores sequelas a ele, dar uma qualidade na assistência em um momento muito complicado, de uma urgência, de uma emergência, em que o paciente está muito vulnerável”, conta. “Foi uma construção de vários anos, em que muitas pessoas contribuíram para que isso fosse realidade. Nossa gestão teve o privilégio de estar inaugurando essa base aqui”, comemora.

Cristiana também comenta sobre a escolha do local e as adaptações rigorosas realizadas no edifício para o melhor atendimento à população. “Queríamos um local estratégico, que fosse próximo do hospital, mas também, ao mesmo tempo, que tivesse saída rápida para BR, para chegar a Mallet e Rebouças. Então, implantamos em um local que pertence à prefeitura de Rio Azul”, conta. “Reformamos toda a estrutura, seguindo requisitos da Vigilância Sanitária, tudo que pedia no projeto

arquitetônico do SAMU. O prédio foi totalmente reformado e adequado para receber a equipe que ficará de plantão 24 horas por dia”, acrescenta.

“Desde que assumimos a gestão do município de Rio Azul demos prosseguimento à implantação do SAMU dentro do município, com apoio logístico, aporte financeiro, reforma e instalação”, explica a Secretária. “Acreditamos muito que o SAMU vem para agregar a uma área ainda um pouco deficitária em nossa região, que é a de urgência e emergência. Acreditamos muito nesse trabalho”, finaliza.

O Secretário de Estado e Infraestrutura e Logística, Deputado Sandro Alex, esteve presente nas solenidades de inauguração das bases descentralizadas. Na oportunidade destacou a importância do atendimento móvel de urgência nesses municípios, oferecendo acesso e cobertura regional: “a população aguardava por esse avanço há muitos anos, e agora efetivamente acontece, graças ao apoio do Governo do Estado”, disse o Deputado.

CIMSAMU

O Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) atua no sentido de expandir a cobertura do atendimento realizado pelo SAMU 192, de acordo com o Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências, a toda região dos Campos Gerais, ampliando, assim, o acesso e a abrangência do serviço, buscando a integralidade do cuidado e a melhoria do acesso.

O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado pela Central de Regulação de Urgências dos Campos Gerais.

O acionamento ocorre através do número 192 e é direcionado pelo Médico Regulador ao atendimento. Os Médicos da Central de Regulação são capacitados em regulação e, com base nas informações colhidas dos usuários, quando estes acionam a central de regulação, são os responsáveis pelo gerenciamento, definição e operacionalização dos meios disponíveis e necessários para responder a tais solicitações, utilizando-se de protocolos técnicos e da faculdade de arbitrar sobre os equipamentos de saúde do sistema necessários ao adequado atendimento do paciente.

Além da Central de Regulação, o SAMU 192 conta com Bases Descentralizadas em alguns Municípios, a fim de garantir tempo-resposta de qualidade e racionalidade na utilização dos recursos




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login