Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Cuidados ao viajar de avião com crianças


Cuidados ao viajar de avião com crianças

Viajar é um momento de paz e tranquilidade, principalmente quando passamos muito tempo fazendo o planejamento de um momento tão importante quanto este. Por isso, é necessário compreender mais sobre os cuidados ao viajar de avião com crianças, visto a sensibilidade desse público, que exige alguns cuidados especiais.

Dependendo da idade das crianças, é possível ter mais ou menos cuidados. Sendo assim, conheça alguns dos principais cuidados para evitar algum imprevisto no meio da viagem e, também, impedir que qualquer tipo de acidente possa vir a acontecer com os seus filhos ou menores de idade que estão te acompanhando.

O que fazer antes do voo

Antes mesmo de entrar no avião, é preciso adotar alguns cuidados ao viajar de avião com crianças. Isso porque algumas companhias aéreas exigem o cumprimento de alguns protocolos e, para evitar possíveis surpresas, o mais adequado é já ter em mente quais as principais regras para conseguir segui-las sem maiores problemas.

Tenha em mente as regras da companhia aérea

A primeira precaução ao ser tomada antes mesmo do embarque é levar a criança ao médico, permitindo que ele verifique se ela está saudável o suficiente para poder viajar. Bebês menores de dois meses de vida acabam tendo uma imunidade muito baixa, fazendo com que seja perigoso transportá-los de um lugar para o outro.

Dentre os cuidados ao viajar de avião com crianças recém-nascidas entre um a sete dias, é importante ter um laudo de autorização do pediatra. Muitas vezes, a companhia aérea irá solicitar esse documento para se certificar de que nenhum imprevisto irá ocorrer no meio do trajeto.

Mais um detalhe extremamente necessário é que o destino para o qual você está indo irá exigir algum tipo de vacina específica. Caso a resposta para essa questão seja positiva, lembre-se de levar a criança a um posto de vacinação o mais rápido possível, bem como ter em mãos o comprovante de vacinação.

Separe todos os documentos necessários

Existem alguns documentos que se enquadram nos cuidados ao viajar de avião com crianças. As companhias aéreas poderão exigir, antes mesmo do embarque, que eles sejam apresentados para garantir a integridade dos pequenos, bem como de seus familiares. São eles:

  • Certidão de nascimento;
  • Carteira de identidade;
  • Passaporte.

Os cartões de identidade que forem expedidos por um determinado ministério ou órgão subordinado à Presidência da República também poderão ser aceitos pela companhia aérea. Caso o voo seja internacional, o país de destino poderá exigir um passaporte especial para crianças menores de dois anos.

Organize toda a bagagem que será despachada

Mais um item da lista dos cuidados ao viajar de avião com crianças é a organização da mala. Você sabia que o carrinho de bebê é despachado gratuitamente? Ele poderá ser utilizado até um pouco antes do embarque. Após esse período, será levado pelos fiscais da companhia, onde será depositado no compartimento de bagagens despachadas.

Para que a bagagem seja um direito de quem vai viajar, será preciso comprar a passagem e, também, o assento da criança. Caso a viagem a ser realizada tenha destino para o exterior, é importante verificar toda a franquia da bagagem. Comumente, quem viaja com crianças menores de dois anos poderá levar uma mala extra de até 10kg.

Escolha o lugar mais adequado

O próximo item da lista de cuidados ao viajar de avião com crianças é a escolha da localização adequada. Viajar com crianças precisará fazer com que o responsável tenha o dobro de atenção. Geralmente, os assentos mais recomendados são os que ficam próximos ao corredor, facilitando o deslocamento, caso necessário.

Na maior parte dos casos, escolher os assentos da parte da frente do avião acaba oferecendo um pouco mais de espaço e conforto. Além disso, é a localização perfeita para quem deseja desembarcar de forma rápida e sem maiores imprevistos, já que as crianças podem acabar se recusando a descer.

O que fazer durante o voo

Além dos cuidados ao viajar de avião com crianças antes de embarcar, é necessário estar atento a alguns pontos importantes durante o próprio voo. Dessa maneira, alguns imprevistos podem ser evitados, bem como a viagem pode acabar sendo bem mais tranquila.

Dê conforto à criança

Antes mesmo de viajar, é importante saber dos benefícios que a empresa poderá oferecer para o conforto de quem viaja com crianças. Em alguns casos, é até possível solicitar um bercinho capaz de comportar crianças de até 10 kg. Sendo assim, não esqueça de conferir a disponibilidade desse serviço tão essencial.

Para quem deseja saber mais sobre os cuidados ao viajar de avião com crianças, é necessário usar uma almofada recomendada para esses tipos de trajeto. A mais recomendada é a específica para bebês, visto que há a possibilidade de acomodá-los em seu próprio colo sem grandes problemas.

Entenda como amamentar o bebê

Para quem está viajando com crianças de colo que precisam ser amamentadas, também é necessário compreender o protocolo de amamentação. Muitas pessoas não sabem, mas a amamentação é permitida durante toda a viagem. Se for necessário ter um pouco mais de privacidade, basta colocar uma manta ou um cobertor para cobrir a criança.

Para entender melhor sobre os cuidados ao viajar de avião com crianças em casos onde o bebê precisa tomar uma fórmula, é importante levar a dose certa já na mamadeira. Assim, no momento, será preciso acrescentar apenas a água. Para isso, basta pedir para que algum comissário aqueça o utensílio em um horário diferente da refeição de outros passageiros.

Saiba como trocar fraldas

Para quem precisa trocar as fraldas do bebê no avião, pergunte a algum funcionário da companhia aérea se há um fraldário disponível no banheiro. Em algumas viagens, é possível, até mesmo, encontrar um local adequado com tampos que abaixam. No entanto, a criança também pode ser trocada na própria poltrona.

Para que esse item da lista de cuidados ao viajar de avião com crianças seja devidamente tomado, lembre-se de levar uma toalha ou algum trocador portátil. Caso seja necessário, solicite aos comissários de bordo algum auxílio.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login