Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

• A +
  • A -

Nota de Repúdio - Invasão à Mesquita Imam Ali em Ponta Grossa (PR)

Como entidade representativa do Islam no Brasil, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS manifesta profundo repúdio pela invasão ocorrida na Mesquita Imam Ali, localizada na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.  Tal ato é inadmissível sobretudo porque os criminosos não só vandalizaram um espaço de oração, mas também queimaram o Alcorão, o livro sagrado da religião islâmica, revelado por Deus ao Profeta Muhammad.

A FAMBRAS condena ataques de qualquer tipo a todas as religiões e seus respectivos templos. Entende que todas as diferenças, inclusive as religiosas, são importantes para exercitarmos o respeito e a tolerância.  E acredita que, juntas, as religiões podem atuar até na construção de uma sociedade melhor, mais justa e humana.

Sabendo que a Constituição brasileira, no artigo 5º, inciso VI, diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”, rogamos às autoridades que trabalhem com afinco para que os responsáveis por tal ato sejam localizados e punidos de acordo com a lei. E que Deus, o Altíssimo, siga iluminando os homens em sua busca por justiça e paz.

Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

Sobre a FAMBRAS e FAMBRAS Halal

Fundada em 1979, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.

A FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos.  Trata-se de um mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2020/21, aponta que os gastos muçulmanos devem chegar a US$ 2,4 trilhões até 2024.