Como funciona uma avaliação de imóveis e quanto custa?

Por Assessoria 29/11/2021 - 19:05 hs

A avaliação de imóveis é importante tanto para o comprador quanto para o vendedor. Visto que isso fará com que a negociação seja feita de forma transparente e com segurança.

Esse processo pode ser feito por corretores que tenham capacitação e conheçam o mercado de imóveis. Com isso é possível dar um preço de forma justa, isso melhora a relação de compra e venda.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo para explorar melhor o conceito, valor e quem faz essa avaliação, além de saber porque ela é tão importante.

 

Como funciona uma avaliação de imóveis?


A avaliação de imóveis é conhecer o imóvel de forma detalhada para ver sua condição se precisa de algum reparo. Em outras palavras, o corretor deve saber de cada característica do local, seja ela positiva ou não.

Com essa avaliação é possível definir um preço justo para esse imóvel. Por isso, alguns motivos devem ser vistos com certa atenção. Pois em determinados casos o proprietário só quer saber o valor do patrimônio do imóvel. Logo optam por uma análise menos detalhada.

Bem, ao pôr uma propriedade à venda, é necessário que seja feita essa avaliação. Esta ação não tem custo ao proprietário. Mas, se ele for optar por uma consulta com base no mercado, um valor será cobrado pelo serviço.

Então, para isso o trabalho do avaliador deve ser bem feito. Essa ação consiste em registros com base em documentos, história do local, fotografia entre outros.

Em muitos casos essa tarefa não pode ser feita por um corretor. Pois, eles não estão completamente aptos para tal ação e não conseguem determinar um valor.

Neste caso é muito importante que o profissional seja formado em alguma dessas áreas: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo ou que o mesmo tenha curo de Perito Avaliador.

No entanto esses profissionais devem possuir o registro CNAI e/ou certificado de Avaliador Imobiliário. Após concluir a graduação de Gestão Imobiliária é possível adquirir os dois, ou pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

Há ao menos duas formas de avaliação de imóveis, são elas:

     Escrita: passa confiança e estrutura dos dados em uma avaliação registrada de forma física;

     Verbal: essa consiste em sua forma de avaliação prática e rápida.

Bem, é difícil vender um imóvel que precise de reparos, em certos casos a reforma sai com um custo muito alto. Com isso a venda não é boa ideia.

Quanto custa uma avaliação de imóveis?


O valor cobrado ao fazer uma avaliação está presente na tabela dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI). Neste caso o valor pode variar de um estado para outro, mas ele sempre fica perto de 1% do valor da propriedade.

O profissional que pretende fazer um parecer técnico de avaliação mercadológica, este é o documento que estabelece o preço de um bem imobiliário deve possuir o título de avaliador.

Mas esse parecer é exigido em situações mais formais, como: ações judiciais, divórcio ou divisão de bens. No decorrer dos dias o corretor por de fazer avaliações de imóveis de forma informal, podendo oferecer uma sugestão de preço, de acordo com seu conhecimento no mercado.

Quem faz avaliação de imóveis?


Esta função é atribuída à corretores de imóveis, bem como à engenheiros ou arquitetos. Com isso eles olham a faixa de preço do mercado com base em:

     Áreas comuns;

     Conservação;

     Vizinhança;

     Tamanho;

     Etc.

Também é feita uma pesquisa de propriedades parecidas que estejam a venda na região. Assim pode ser feita uma comparação de preço, para uma avaliação melhor. Com todos esses dados é possível chegar um valor de mercado que seja favorável.

O imóvel deve receber uma análise de acordo com os critérios de mercado. Vale lembrar que para que os engenheiros e arquitetos possam fazer avaliações de imóveis, eles precisam ter além da graduação nas áreas, uma formação em avaliação.

Por fim qualquer corretor pode opinar com relação a valores de um imóvel. Mas para fazer o parecer técnico, é preciso ter o título de avaliador.

Pensando nisso, conheça a Nero Avaliações que contam com uma ótima equipe. Eles produzem laudos técnicos de bens e imóveis.

Conclusão


Em resumo vimos como funciona uma avaliação, porque é importante e quanto custa. Além disso os profissionais que podem exercer essa função.

Também foi possível ver uma base de custo do mercado. Lembre-se de olhar todo o imóvel para garantir que não haja grandes estragos, isso pode interferir na hora da venda.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar.