Conheça mais sobre o trabalho da Controladoria Geral da União

A Controladoria Geral da União vai abrir vagas para os cargos de auditor e técnico. Conheça a rotina de trabalho na CGU!

Por Assessoria 27/10/2021 - 19:08 hs

Quem almeja trilhar sua carreira profissional em um órgão público tem a possibilidade de escolher entre o legislativo, executivo e judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais.

A Controladoria Geral da União é um órgão que integra o governo federal, e que está com concurso prestes a ser realizado. O certame oferecerá 375 vagas para cargos de Auditor e Técnico, com salários iniciais entre R$ 7.283,31 e R$ 19.197,06.

O que é a Controladoria Geral da União?    

A Controladoria Geral da União, ou simplesmente CGU, é um órgão do Governo Federal que realiza o controle interno através de atividades que visam defender o patrimônio público e trazer transparência para a gestão, realizando ações de ouvidoria, combate à corrupção, auditoria pública e prevenção.

 

Segundo o portal do governo federal, a CGU “também deve exercer, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária”.

Quais são as principais atividades da CGU?

A CGU tem suas competências estipuladas e delimitadas pela Lei 13.844/2019. Suas atividades contemplam:

 

     Dar assistência direta e indireta ao Presidente da República no que tange o desempenho de suas atribuições e que estejam relacionados ao controle interno, defesa do patrimônio público, correição, auditoria pública, prevenção e combate à corrupção, ouvidoria e implementação de ações de transparência da gestão;

     Dar prosseguimento às denúncias e representações recebidas e relacionadas às temáticas que são de sua competência;

     Sempre que identificar omissão de autoridade competente, deve requisitar a instauração de sindicância ou processo administrativo adequado, bem como promover ou aplicar penalidade administrativa cabível;

     Encaminhar à Advocacia-Geral da União as situações que se configurem como improbidade administrativa, inclusive, com o encaminhamento ao Tribunal de Contas da União, ao Departamento de Polícia Federal e Ministério Público quando for necessário.

Quais são as vagas para o próximo concurso do CGU?

O próximo concurso público oferecerá vagas de auditor e técnico. A seguir, conheça um pouco mais sobre as atividades comuns ao dia a dia destes profissionais.

Auditor Federal de Finanças e Controle

O Auditor Federal de Finanças e Controle tem, entre suas principais atribuições, a análise de qualidade dos gastos públicos e avaliação da gestão dos administradores públicos, através de fiscalização e auditorias.

 

Realiza ainda atividades de registro, tratamento, controle e acompanhamento das operações contábeis e patrimoniais vinculadas à administração orçamentária, financeira e patrimonial da União.

 

Quando da atuação no Sistema de Administração Financeira Federal, suas atividades incluem a administração de direitos e deveres vinculados à programação financeira da União, bem como da orientação técnica e administrativa relativa à execução financeira e orçamentária e o monitoramento das finanças federais de diferentes entes.

 

A rotina do Auditor Federal de Finanças e Controle inclui ainda realização de atividades de prevenção e apuração de irregularidades no poder executivo federal, gestão das dívidas públicas contratuais e imobiliárias, internas e externas, de responsabilidade direta ou indireta do Tesouro Nacional.

 

Trata-se, portanto, de um cargo que demanda conhecimento técnico, ética e seriedade com relação ao uso adequado dos recursos públicos no âmbito federal.

Técnico Federal de Finanças e Controle

O Técnico Federal de Finanças e Controle realiza atividades de apoio técnico e administrativo, contribuindo para o funcionamento da CGU. Isso inclui atividades de registro, consulta, extração, organização e consolidação de dados e informações junto ao sistema da Controladoria Geral da União.

 

A rotina profissional contempla ainda o papel de auxiliar na execução de atividades de auditoria, fiscalização, correição, transparência pública, administração financeira e elaboração da programação financeira.

 

O Técnico participa dos processos de coleta e tratamento de dados relativos a trabalhos de contabilidade, auditoria e programação orçamentário financeira e de correção do setor público executivo federal. Em linhas gerais, a rotina deste profissional está vinculada ao suporte das atividades realizadas pelo auditor federal.

 

A Controladoria Geral da União desempenha um papel fundamental no controle e funcionamento do poder executivo federal. Com concurso prevendo vagas para nível médio e superior, é um órgão com remuneração compatível às responsabilidades e a importância no contexto democrático nacional.