Como decorar uma cozinha pequena em estilo industrial?

Estilo moderno pode ser feito com itens simples que se adaptam a qualquer tamanho de ambiente. Veja ideias que podem caber na sua casa

Por Assessoria 27/10/2021 - 19:06 hs

A decoração industrial está em alta. Moderno e urbano, o estilo também pode ser elegante e se adequar aos mais variados ambientes da sua casa. Uma das premissas é a valorização das estruturas aparentes, que remetem aos galpões de Nova York na década de 1970, onde a tendência se popularizou.

                                                            

Tijolos, ferro, encanamentos, fios, elementos rústicos, cores sóbrias e peças retas são algumas das possibilidades, que podem incluir mudanças radicais ou apenas a inserção de objetos-chave no seu balcão de cozinha, por exemplo. Esse ambiente da casa, inclusive, é um dos que ficam mais charmosos com elementos industriais.

 

No entanto, como os galpões costumam ser espaçosos, muita gente pensa não ser possível fazer esse tipo de decoração em ambientes pequenos, como é o caso das cozinhas de boa parte das casas e apartamentos brasileiros. No entanto, pela versatilidade desse estilo, ele pode caber, sim, em espaços menores.

 

Agora que você já sabe que ter uma cozinha pequena não é empecilho, separamos algumas dicas de decoração que você pode adotar por aí.

Papel de parede estilo tijolinho

No estilo industrial tradicional, as estruturas das paredes ficam à vista de verdade, mas um bom papel de parede pode trazer esse efeito sem que você precise fazer uma grande obra na sua cozinha. Complete a decoração com prateleiras em estilos mais rústicos e a sua cozinha industrial já será uma realidade.

Ganchos, prateleiras e nichos

Ganchos, prateleiras e nichos são ótimas estratégias para aproveitar o espaço vertical em ambientes pequenos e ainda podem ser o que faltava para deixar a sua cozinha no estilo industrial, especialmente se eles forem de madeira ou metal.

 

 

Móveis e objetos de madeira

Móveis e elementos rústicos têm tudo a ver com estilo e, por isso, os armários e bancadas de madeira também são uma forma de trazer o industrial para a sua decoração. Se eles tiverem detalhes em metal e acabamento mais robusto, melhor ainda.

 

Inserir a madeira em outros detalhes do ambiente também ajuda a criar uma atmosfera industrial. Além dos móveis, você pode ter elementos decorativos feitos nesse material.

Elementos com metal

O metal também remete imediatamente ao industrial e é uma ótima ideia inserir elementos com esse material na sua cozinha. Pode ser nos pés da cadeira, mesa ou até em um armário todo de metal. Novamente: quanto mais rústico, melhor.

Bancada de cimento queimado

Uma bancada de madeira é industrial, mas uma bancada de cimento queimado é muito mais e ainda pode sair mais barata. Se a sua decoração permite uma obra, essa é uma boa ideia. Aliás, bancadas são ótimas para dividir e dar mais funcionalidade a ambientes pequenos.

Cores sóbrias

Marrom, cinza, preto e branco são as cores-chave do estilo industrial e podem ser usadas tanto nas paredes quanto nos objetos. É importante lembrar, no entanto, que cores fortes podem não ser boas escolhas para ambientes muito pequenos, pois dão a impressão de que ele é menor. O branco e o cinza claro são melhores opções nesses casos.

Fios e canos aparentes

Instalar lâmpadas com fios aparentes é um recurso muito utilizado nesse tipo de decoração e se adequa muito bem a ambientes menores, já que elas ficam no teto e não atrapalham a circulação. Se o encanamento da pia puder ficar aparente, essa também é uma estratégia que ajuda a dar o tom industrial.