Sinais de que o cachorro está com anemia

Mucosas esbranquiçadas, apatia e fraqueza são alguns dos principais sintomas

Por Assessoria 27/10/2021 - 19:04 hs

Assim como os seres humanos, os cães também podem ter anemia. O problema apresenta alguns sinais em comum, como a fraqueza, mas os donos devem sempre se manter atentos à saúde do peludo.

                                                                                                                              

A anemia pode se tornar grave e o ideal é levar o pet a uma consulta na clínica veterinária logo que notar qualquer alteração em seu comportamento. Mas quais seriam os sinais de um cachorro com este problema de saúde? Veja agora e preste atenção ao seu cão:

Quais os sinais de anemia em cães?

Os sintomas de anemia nos cachorros podem ser muito parecidos com os de outras doenças. No entanto, ao identificar qualquer um deles é recomendado levar o seu amigo de quatro patas ao veterinário. Os sinais mais comuns do problema incluem:

 

     palidez nas mucosas;

     perda do apetite;

     apatia;

     sem vontade de brincar;

     coloração amarelada nos olhos;

     emagrecimento;

     imunidade baixa;

     fraqueza;

     dificuldade para respirar;

     queda de pelos;

     urina mais escura.

 

A palidez nas mucosas (sobretudo gengiva), a apatia e a coloração amarelada nos olhos são os sintomas mais notáveis.

O que pode causar o problema?

Existem várias causas para a anemia nos cães. Algumas delas são mais simples, enquanto outras geram quadros mais graves de deficiência na produção dos glóbulos vermelhos no sangue. As principais causas são:

     verminoses: causadas por ancilóstomo, um verme que vive no intestino e se alimenta de sangue;

     excesso de pulgas, carrapatos e piolhos: os parasitas também se alimentam de sangue;

     hemorragias: resultado de acidentes, nos quais acontece a perda de sangue;

     alimentação inadequada: a ração dada ao pet precisa oferecer vitaminas e nutrientes essenciais para ele. Caso esteja faltando algo, principalmente ferro, o cãozinho pode lidar com a anemia;

     ingestão de venenos: ingeridos de forma acidental, podem causar um quadro anêmico;

     doenças renais: são consideradas crônicas e a anemia acontece porque a medula óssea não produz células vermelhas (hemácias).

Quais os tipos de anemia em cães?

São quatro os tipos de anemia que acometem os cães. Abaixo, confira quais são.

Anemia por deficiência nutricional

É resultado da alimentação incorreta. Acontece quando o cão não recebe nutrientes e vitaminas suficientes para o bom funcionamento de seu organismo.

Anemia hemorrágica

É causada por uma hemorragia na qual o pet perdeu muito sangue. Acontece depois de acidentes que ocasionam traumas ou ruptura de órgãos. Assim que a hemorragia é contida, o quadro pode ser revertido.

Anemia por depressão da medula óssea

A medula óssea é responsável pela produção das hemácias. Quando não as produz em quantidade suficiente, surge o quadro anêmico. Contudo, a anemia pode ser consequência de outras doenças, como parvovirose e inflamação da medula.

Anemia hemolítica

As hemácias costumam durar ao menos 100 dias. Quando o cão sofre de anemia hemolítica, suas células vermelhas são destruídas antes deste período. Costuma ser resultado de doenças autoimunes, intoxicações e da leptospirose.

Como é o diagnóstico e o tratamento?

O diagnóstico é bastante simples, normalmente após uma visita ao veterinário, na qual o dono relate os sintomas e o profissional perceba outros sinais, como as mucosas esbranquiçadas. A partir disso é feito um hemograma.

 

O exame consiste na contagem dos glóbulos vermelhos. Identificada a deficiência das células, o veterinário pede outros exames, a fim de entender a causa. Como você viu acima, os casos mais comuns são resultados da deficiência de nutrientes e vitaminas, podendo ser facilmente resolvidos com mudanças na alimentação.

É possível prevenir o problema?

A prevenção ainda é a sua melhor aliada. Assim, converse com um veterinário da sua confiança sobre as vacinas (e mantenha-as em dia), ração ideal e controle de parasitas (vermífugos e antipulgas/carrapatos).