Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Engenheiros Civis: Principais Serviços na Bahia e em Porto Seguro

A Bahia sempre foi grande celeiro de bons engenheiros civis, bem como Porto Seguro. Mas, você conhece os serviços que são mais requisitados na Bahia dentro da construção civil?

Acompanhe este artigo até o final e fique ligado sobre os principais serviços de engenharia civil e construção dentro da Bahia (principalmente na região de Porto Seguro).

Projeto Estrutural

O projeto estrutural, é o trabalho desenvolvido pelo engenheiro calculista e consiste no dimensionamento da estrutura e no conjunto de desenhos dos elementos principais como:

  • Fundações,
  • Pilares,
  • Vigas,
  • Lajes,

Os elementos estruturais são estimados em função dos materiais que são compostos por:

  • Concreto,
  • Aço,
  • Madeira,
  • Alumínio e etc.

Devidos aos esforços que serão submetidos durante a utilização e a vida útil da estrutura, para que seja garantido o funcionamento do sistema estrutural, os desenhos devem conter as dimensões, níveis e ligações dos principais elementos estruturais.

Sendo do ponto de vista econômico ou para ter custos e prazos mais viáveis devemos utilizar materiais, técnicas construtivas e métodos de fabricação disponíveis e acessíveis no mercado.

A estrutura projetada deve atender os requisitos não apenas de arquitetura como também de durabilidade e utilização.

 


Principais etapas do projeto estrutural

A elaboração do projeto estrutural feito por construtoras (inclusive em Porto Seguro) pode ser dividida em algumas etapas sendo elas:

  1. Concepção Estrutural, adequando os processos construtivos e dimensões dos elementos estruturais ao conceito arquitetônico;
  2. Modelagem da Estrutura em Software Específico;
  3. Aplicação das Ações de Cálculo, para Análise e Cálculo do Sistema Estrutural;
  4. Dimensionamento dos elementos estruturais e suas ligações;
  5. Elaboração de desenhos, especificações e outros elementos de representação gráfica que vai permitir o entendimento da estrutura;

 

Objetivo do projeto estrutural

O projeto estrutural realizado pela construtora responsável tem como objetivos:

  • Ter um baixo custo de construção,
  • Ter um prazo de execução viável,
  • Obter uma performance adequada e durabilidade da estrutura no ambiente em que está inserida.

Basicamente estes são os principais objetivos de um projeto estrutural prático e econômico.

 

Projeto elétrico

O projeto elétrico realizado por um engenheiro civil em Porto Seguro BA carrega todas as informações sobre.

  • Tomadas,
  • interruptores,
  • iluminações,
  • disjuntores,
  • fiação,
  • eletrodutos, padrões de entrada e demais itens relacionados a parte elétrica do produto.

Localizado os pontos de utilização de energia, comandos, trajetos de condutores e eletrodutos, divisão dos circuitos, dimensionamento das seções dos condutores, cálculo de quadros de cargas e suas proteções.

O principal objetivo do projeto de estrutura é obter uma instalação elétrica eficiente, segura e planejada seguindo as normas vigentes da ABNT e Companhias de Energia.

 

Projeto de instalações hidráulicas

O projeto de instalações hidráulicas realizado por engenheiro civil em Porto Seguro BA, é composto por água fria, água quente, sanitário e água pluvial. Nele consta as informações como:

  1. diâmetro de tubos,
  2. caixa d’água,
  3. caixas de passagem,
  4. elevações de pontos, prumadas entre outros componentes do sistema.

Estas práticas estão em conformidade com as normas técnicas, visando a economia de tempo e dinheiro, garantindo o funcionamento adequado do sistema.

 

Água fria

O sistema de água fria abrange a dimensão do volume da caixa d’água, reservatório e cisterna.

São detalhados no projeto, as redes de distribuição interna e externa do imóvel, determinando a posição correta e o diâmetro das tubulações, localização e prescrição dos registros e dos pontos de consumo como torneiras, piscina e etc.


Água quente

O projeto de instalação de água quente feito por um engenheiro civil em Porto Seguro BA, é elaborado para atender os sistemas de aquecimento. Além de especificar o tipo de aquecimento (boilers, solar, a gás) o projeto detalha e dimensiona as tubulações, conexões e materiais adequados por normas a serem empregados sem gerar transtornos.

 

Esgoto

A rede de esgoto tem como objetivo coletar o esgoto e direcioná-lo à rede pública, ou caso o local não possua a infra estrutura de saneamento, deve ser dimensionado e conduzido a estação de tratamento própria (fossa séptica, sumidouro).

São dimensionadas as tubulações necessárias para ralos, caixas de passagem e inspeção e a importante rede de ventilação. Evitar a contaminação da água potável, garantindo sua qualidade de consumo.

 

Reutilização da água

A água pluvial é captada e armazenada em reservatórios dimensionados conforme a necessidade do cliente, podendo ser reutilizada para limpeza de pisos,irrigação de jardins e até mesmo para vasos sanitários, incorporando a sustentabilidade no projeto, além da economia.

 

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetonico residencial feito pelas construtoras na Bahia é um plano geral de uma Construção ou Obra, composta por:

  • Plantas baixas,
  • Cortes transversais e longitudinais,
  • Elevações,
  • Vistas tridimensionais (3D).

Este tipo de projeto foca na qualidade de vida e na eficiência da funcionalidade do ambiente, proporcionando assim conforto, segurança, estética e harmonia no produto final.

 

Estudo de viabilidade


O estudo de viabilidade em projetos arquitetônicos residenciais representa uma ferramenta que auxilia o engenheiro civil em Porto Seguro (quanto na Bahia como um todo), no momento de tomadas de decisões, como da consulta às normas técnicas, regulamentos, leis e estudo do mercado.

Também faz parte do estudo de viabilidade a gestão de riscos, integração da equipe, e direitos e deveres de cada um, entre outros.

Checando as leis urbanísticas da cidade na qual a obra será realizada, como Plano Diretor, Plano Regional, Código de Obras e exigências de segurança. É importante destacar quais são os pontos mais importantes e que poderiam causar maior impacto no projeto de arquitetura e, consequentemente, na viabilidade da obra.

O processo de desenvolvimento do estudo de viabilidade também necessita de um estudo econômico-financeiro da obra. Costumam ser utilizadas ferramentas de análise de fluxo financeiro para verificar a vulnerabilidade da obra. Sendo possível identificar os pontos que podem gerar problemas futuros.

 

Orçamento Executivo

O orçamento para um projeto executivo é o levantamento detalhado dos custos relativos à execução das obras de construção civil, incluindo insumos e serviços, em função dos projetos executivos compatibilizados e especificações técnicas definidas pelos projetistas.

O orçamento visa apresentar com maior precisão ao contratante a estimativa de custos da obra, facilitando a tomada de decisão e orientando os processos de contratação de terceiros e aquisição de insumos para a realização das Obras.

 

Laudo técnico

O Laudo Técnico é um documento feito por um engenheiro civil Porto Seguro, no qual o perito relata, tecnicamente, a situação de uma obra ou edificação.

Para isso, o engenheiro civil em Porto Seguro BA irá se valer das normas, fotos e visitas para a vistoria ao local analisado. Nessas visitas, o profissional irá buscar entender a realidade do cliente e o contexto em que a sua construção está inserida, buscando o histórico de fatos relevantes para a edificação.

 

Gerenciamento e acompanhamento da obra

O gerenciamento de obras é um serviço de acompanhamento e controle de todos os estágios da execução do seu projeto arquitetônico, de interiores e todos os outros projetos que envolvem uma obra, como:

  • Elétrica,
  • Hidráulica,
  • Estrutural,
  • Luminotécnico.

Na administração da obra, o engenheiro civil Porto Seguro, apresenta uma planilha orçamentária a cada estágio da execução, auxiliando o cliente na escolha dos fornecedores através de diversos critérios.

 

Consultoria de engenharia civil

A consultoria de engenharia civil é imprescindível, tendo na construtora em porto seguro diversos processos dentro do mercado de construção civil.

As empresas desse setor são formadas por equipes multidisciplinares que atuam em todos os aspectos das obras e edificações, desde a elaboração de projetos até funções de supervisão, execução e inspeção da obra.

Esperamos ter elucidado as principais questões relacionadas aos serviços de engenharia civil na Bahia atualmente. Boa sorte nas obras!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login