Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Como planejar obra residencial?


Como planejar obra residencial?

Você sabe como planejar uma obra residencial de uma maneira adequada? Ainda que o sonho da casa própria seja bem mais comum do que imaginamos, é necessário tomar alguns cuidados para que a execução desse plano não acabe indo por água abaixo. Sendo assim, algumas dicas podem ser levadas em conta na hora de construir.

Ter um bom planejamento, confiar nos profissionais certos e, também, trabalhar com materiais ecológicos são apenas alguns passos que facilitarão a vida da sua obra. Confira, abaixo, as principais dicas para ter a casa dos sonhos sem se envolver em dores de cabeça.

Tome cuidado com a escolha do terreno

Mesmo que o seu maior sonho seja ter uma casa própria, para aprender a como planejar uma obra residencial, é preciso escolher o terreno de maneira adequada. Pense sempre a longo prazo, principalmente porque uma casa pode acabar custando bem caro e construí-la para passar poucos anos no local acaba não sendo um bom investimento.

Uma das principais dicas para uma boa escolha do terreno, sem dúvida alguma, é a sua localização. Busque um ambiente onde haja uma boa circulação de pessoas e que esteja a poucos quilômetros de comércios essenciais, como praças, shoppings, supermercados e, até mesmo, o seu trabalho.

Além disso, leve em consideração os seus projetos para o futuro. Você pretende ter filhos? Um cachorro de grande porte? Todas essas respostas farão uma grande diferença quando for preciso comprar o terreno. Ele precisa ter as dimensões certas e dispor de espaço suficiente para comportar todos os integrantes da família.

Contrate um arquiteto de confiança

Um dos fatores mais importantes para que você saiba como planejar uma obra residencial é o acompanhamento técnico por parte de um profissional de confiança. Querendo ou não, a construção de uma casa precisa dessa fiscalização para que vá de acordo com as diretrizes da legislação brasileira. Depois de definir o orçamento, o arquiteto deve ser chamado para fazer o projeto.

Um profissional qualificado pode ser o responsável por colocar em um projeto tudo o que você imaginou. Todos os seus desejos e sonhos estarão em um mesmo lugar, fazendo com que a execução de uma casa de alta qualidade fique disponível, mas nas mãos dos responsáveis corretos para tal.

É importante lembrar que o arquiteto e urbanista não irá se preocupar, unicamente, com a estética da sua casa. Ele também poderá oferecer orientações, planejamentos e projeções levando em consideração todas as condições apresentadas pelo terreno e com base nas necessidades dos futuros moradores. A sua capacitação permitirá que as técnicas da mais alta qualidade sejam aplicadas na hora de construir.

Tenha um limite orçamentário

Estabelecer um limite de gastos também faz parte de como planejar obra residencial. Todas as possíveis despesas precisam estar devidamente anotadas, garantindo que nada vá sair do controle na metade do caminho. Assim, a curto e a longo prazo, será possível evitar algumas surpresas pouco agradáveis.

O orçamento da obra é o suficiente para definir o tamanho, a qualidade da casa e quanto tempo será gasto para que o projeto, enfim, seja concluído. Dessa forma, é extremamente importante que se tome cuidado ao fazer as contas, garantindo que nada vá muito além, ou muito abaixo, da realidade.

Sempre que for anotar algum novo preço, tenha em mente que não há espaço para exageros. Faça com que seja possível pagar todos os detalhes, desde os profissionais até os materiais que serão utilizados ao longo da obra. Também é importante lembrar de não economizar demais.

Saiba da importância do engenheiro

Um profissional formado na área de Engenharia Civil será necessário no envolvimento da sua obra. Isso porque ele lida diretamente com a parte estrutural de uma construção, além de estar inteiramente habituado com os cálculos necessários para executar um processo sem que haja nenhum risco como, por exemplo, desabamentos ou rachaduras.

Para que você saiba como planejar obra residencial, é desejável incluir a contratação de um engenheiro no seu orçamento. Ele será capaz de analisar as cargas e as forças que serão usadas na construção, além de verificar se o terreno, de fato, conseguirá suportar o peso da obra e todos os incrementos solicitados.

Os engenheiros também são os profissionais responsáveis por estabelecer uma fundação e dimensionar toda a parte estrutural, levando em consideração a aplicação de pilares, estacas e vigas. Além disso, outros cálculos que incluem resistência dos materiais para dar mais estabilidade à obra, bem como economia e segurança serão efetuados.

Conte com uma mão de obra qualificada

A mão de obra é um dos elementos fundamentais para que a sua obra seja executada da forma mais apropriada possível. Contando com profissionais que já estão no ramo há mais tempo, as chances da execução sair da forma como foi planejada são muito maiores, garantindo tranquilidade ao longo de todo o processo.

Se você deseja saber como planejar obra residencial, não negligencie esse passo. Se conhece algum amigo ou familiar que possua certa experiência na área e tenha contratado profissionais de qualidade, consulte-os. Assim, ficará muito mais fácil estabelecer uma linha de contato e, consequentemente, realizar uma obra completa e sem riscos.

Também há a opção de procurar, nas redes sociais, por profissionais qualificados. A maior parte das empresas, hoje em dia, conta com um perfil onde é possível encontrar os nomes dos profissionais e, também, o número do estabelecimento. Sempre procure por comentários acerca da empresa para saber se ela tem ou não credibilidade.

Escolha materiais sustentáveis

Se você quer ter uma obra completa, com uma redução dos impactos ambientais, então que tal levar em consideração a utilização de materiais sustentáveis para finalizar a sua casa? Atualmente, podemos contar com o tijolo ecológico, tintas ecológicas e, até mesmo, o telhado verde, que ajudam a preservar o meio ambiente.

Então, depois de aprender a como planejar obra residencial, comece a colocar todas essas dicas em prática. Só assim você conseguirá ter resultados incríveis, uma casa muito mais bonita, durável e sem qualquer problema durante a execução. Faça o seu planejamento e sempre conte com profissionais de confiança.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login