Como reutilizar a água do enxágue da máquina de lavar?

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que mais consomem água em uma casa. Confira, a seguir, algumas dicas simples para reutilizar esta água para outros fins domésticos

Por Assessoria 01/10/2021 - 15:52 hs

A falta de chuva que afeta diferentes regiões do país tem exigido mais cuidado da população na hora de consumir água em casa. Reutilizar a água de enxágue da máquina de lavar é um modo simples de reduzir o consumo doméstico e, consequentemente, os impactos socioambientais.

O consumo é uma atitude política e tem efeitos para toda a sociedade. Você sabia que cada lavagem de roupa usa, em média, mais de 60 litros de água? A máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos que mais consomem esse recurso em um lar. Por isso, confira algumas dicas para reutilizar essa água para outros fins.

Como reutilizar

Alguns modelos de máquina de lavar roupa possuem um botão chamado “economia”. Esse recurso é estratégico para que a pessoa não precise ficar de plantão ao lado da máquina aguardando o momento exato em que o ciclo da lavagem começa a drenar a água.

Na hora de programar a sua máquina de lavar, escolha o ciclo de lavagem econômica ou acione a função de reutilizar água. Quando a lavagem for concluída, a máquina deve aguardar que você retire a água com sabão. Então, direcione a mangueira da máquina para um balde ou outro recipiente onde você vai armazenar a água.

Ao concluir a drenagem, feche a tampa da máquina de lavar e ela seguirá o ciclo programado normalmente. Com a água do balde, você pode lavar o banheiro, o quintal e até a lavanderia.

Quem deseja armazenar essa água pode fazer isso aproveitando alguns produtos disponíveis no mercado especialmente para esta finalidade, como reservatórios de água que podem ser colocados logo ao lado da máquina de lavar.

É possível reaproveitar esta água para lavar outras roupas posteriormente tome cuidado apenas para selecionar os mesmos tipos de roupa lavados da primeira vez, a fim de evitar manchar ou danificar alguma peça.

Cuidados

Para reaproveitar a água de enxágue de modo correto, é preciso estar atento à quantidade que ela contém de amaciantes, sabão, gordura e resíduos de sujeiras, pois essas substâncias podem manchar paredes, pisos e pinturas de veículos.

Além disso, é recomendado evitar reutilizar água contendo restos de alvejante e outros produtos à base de cloro especialmente para regar plantas, pois esta substância é tóxica e deve danificar as suas plantas.

Caso você armazene água, é recomendado não fazer isso por muito tempo, pois a água pode exalar mau cheiro e, se ficar destampada, pode favorecer o surgimento do mosquito da dengue. Lave semanalmente os reservatórios de água de reuso. Se usar amaciante na etapa de enxágue, o melhor é não utilizar essa água na próxima lavagem, para não misturar sabão e amaciante.

Jamais reutilize água de lavar roupa para beber, cozinhar ou lavar louças. Se utilizar essa água para lavar calçadas, é importante lançá-la em ralos de esgoto e não na rede de águas pluviais.

Como economizar

Uma dica simples é evitar lavar as roupas após usá-las uma única vez. Além de reduzir o consumo desnecessário de água, isso aumenta a vida útil das peças a cada lavagem e te faz comprar novas roupas com menos frequência.

Sempre que possível, lave maiores quantidades de roupas ao mesmo tempo e prefira água fria exceto se tiver alguma condição de saúde que exija roupas lavadas constantemente.

Na hora de lavar as roupas, comece pelas peças totalmente brancas e deixe as coloridas e escuras por último. Também é recomendado evitar ciclos com enxágue duplo.