Quais são as melhores universidades do México e em que posição se classificam mundialmente?

Por Assessoria 30/08/2021 - 18:05 hs

Todos os anos, o QS World University Rankings se encarrega de catalogar as melhores universidades do mundo. Para 2022, das 1.300 universidades públicas e privadas, 24 lugares pertencem às instituições mexicanas. Entre elas, duas estão entre as cinco melhores da América Latina.

A número um no México, de acordo com a nova publicação QS (Quacquarelli Symonds), é a Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), que se encontra na lista na posição 105. Na América Latina, a UNAM ocupa a segunda posição como a melhor escola de ensino superior da América Latina com uma pontuação de 58,3. A instituição fica atrás apenas da Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, que ocupa a 69ª colocação a nível mundial.

A segunda universidade mexicana que aparece na lista é o Instituto Tecnológico de Monterrey (ITESM), que ocupa a 161ª posição no ranking mundial e é a quinta melhor casa de estudos da América Latina, com 48,2 pontos.

Por sua vez, a terceira posição é ocupada pela Universidade Panamericana (UP), colocada entre 551 e 560 globalmente. Em quarto lugar está a Universidade Anáhuac México, entre os lugares 601 a 650 em todo o mundo. O quinto lugar é detido pela Universidade Iberoamericana (IBERO) com a posição 701 a 750 no mundo.

De acordo com esta lista, entre as dez melhores universidades do México, estão também Instituto Politécnico Nacional (IPN) e Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM), ambos na posição 751-800. Completam o Top 10 a Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Universidade Autonoma Chapingo e Universidade Autônoma do Estado de Hidalgo (UAEH), colocadas entre os lugares 801-1000.

Em comparação com o ranking de 2021, tanto a UNAM quanto o Tecnológico de Monterrey caíram de acordo com o ranking global. A Iberoamericana manteve a posição; enquanto Panamericana e Anáhuac subiram posições.

Sobre o QS World University Rankings

O Quacqarelli Symonds, empresa britânica de análise do ensino superior, publica anualmente o ranking mundial de universidades, entre outras classificações. O QS World University Rankings é um dos mais prestigiados rankings universitários do mundo devido à sua metodologia e ao volume de informações que processa para sua preparação.

Entre as métricas avaliadas, a de maior peso é a reputação acadêmica, que ocupa 40% da qualificação; em seguida, a proporção de professores e alunos é avaliada (20%); citações pelo corpo docente (20%; reputação do empregador (10%), proporção de professores internacionais e proporção de alunos estrangeiros (5%).

Desta vez, o ranking é composto pelas 1.300 melhores universidades do mundo, cobrindo 80 localidades diferentes. Para a classificação, 47 novas ingressantes se inscreveram, enquanto mais de 5.500 universidades foram avaliadas e consideradas para inclusão.

Resultados do QS World University Rankings 2022:

As melhores universidades do mundo


1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos

2. Universidade de Oxford – Reino Unido

3. Universidade de Stanford – Estados Unidos

3. Universidade de Cambridge – Reino Unido

5. Universidade de Harvard – Estados Unidos

(Empate para o terceiro lugar)

As melhores universidades da América Latina

1. Universidade de Buenos Aires – Argentina (69ª na classificação mundial)

2. Universidade Nacional Autônoma de México (105ª no mundo)

3. Universidade de São Paulo – Brasil (posição 121 no mundo)

4. Pontifícia Universidade Católica do Chile (135ª mundialmente)

5. Tecnológico de Monterrey – México (161 no mundo).