Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Olímpiadas X Disciplina Financeira: 5 dicas que inspiraram os atletas a conquistarem seus sonhos

Especialista comenta sobre a importância da disciplina financeira, planejamento e dedicação para realização de objetivos pessoais e profissionais

Com as olimpíadas, todos acompanharam as histórias de dedicação e superação dos atletas que os levaram a conquista de medalhas. Pode-se dizer que nas finanças não é diferente; são milhares de desafios, mas só se obtém os objetivos se por meio da disciplina e equilíbrio a longo prazo. Esse é o alerta de Rebeca Toyama, especialista em bem-estar financeiro.

Segundo uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) feita no fim de 2020, mostra que um terço dos brasileiros começa o mês no negativo, quase metade não vê razões para poupar, e 61% têm consciência de que não cuidam adequadamente do dinheiro.

A partir dessa pesquisa, consegue-se entender que a falta de informação e a falta de autoconhecimento estão entre as principais razões do endividamento e da dificuldade em lidar com o tema. Ainda que existam inúmeras ferramentas para auxiliar a população, o necessário é a mudança de atitude em relação às finanças, que vai muito além do uso de aplicativos de banco ou de controle das contas domésticas.

Para se desenvolver competências e habilidades sobre educação financeira e consumo consciente, o caminho é a informação, instrução e aconselhamento de bons profissionais.

“Bem-estar financeiro é o objetivo final da educação financeira e pode ser definido como um estado de espírito em que a pessoa tem controle sobre as finanças do dia a dia, mês a mês. É a capacidade para absorver um choque financeiro, e liberdade financeira para fazer as escolhas que permitem que você aproveite a vida estar no caminho certo para cumprir seus objetivos financeiros”, ressalta Rebeca Toyama, especialista em bem-estar financeiro.

Planejamento, treino e insistência

As trajetórias dos principais medalhistas do Brasil mostraram dentre tantas outras lições de vida que cuidar das finanças pessoais é um passo importante para realização de um grande sonho, seja uma medalha olímpica, um carro ou uma viagem. “O bem-estar financeiro é uma questão de longo prazo que exige o treino, a meta e uma insistência perspicaz, sabendo que se pode errar por desconhecimento e teimosia desde que ela seja notada e reparada”, avalia Rebeca.

A especialista comenta as características dos atletas vencedores das olimpíadas que, segundo ela, são inspiradoras. “A judoca Mayra Aguiar destacou a questão do ‘cair e levantar’, o surfista Ítalo Ferreira lembrou da origem humilde ao iniciar no esporte em pranchas de isopor e Rebeca Andrade lembrou que as grandes metas têm enorme importância, mas se conquista aos poucos. Sem contar a skatista Rayssa Leal que começou a praticar o esporte enquanto acompanhava a mãe vendendo balas na esquina”, explica.

Como alcançar seus sonhos?

Rebeca comenta que o Brasil possui muitos outros atletas talentosos, mas que por questões financeiras acabam não tendo oportunidade de brilhar.

De acordo com um estudo do CFPB (Órgão de Proteção ao Consumidor Financeiro dos Estados Unidos), existem 4 competências que afetam o bem-estar financeiro:

  1. Comparar-se com seus próprios padrões, não com outros (quadro de referência interno); 
  2. Ser altamente motivado para se manter na linha perante os obstáculos (perseverança); 
  3. Ter a tendência de planejar o futuro, controlar impulsos e pensar criativamente para enfrentar desafios inesperados (funcionamento executivo); 
  4. Acreditar na sua capacidade de influenciar seus resultados financeiros (autoeficácia financeira)

Muitas vezes as pessoas não seguem seu propósito de vida por conta da indisciplina financeira, e por isso, acabam abrindo mão de sonhos, justamente por não sobrar dinheiro no final do mês.

“O exercício é diário! E é necessário entender que bem-estar financeiro não se trata de ganhar mais para acumular mais ou ganhar muito para acumular muito, mas sim entender que dadas as atuais circunstâncias financeiras da pessoa, como se pode tirar o melhor proveito de sua situação? E quais conhecimentos, habilidades e atitudes levam ao resultado esperado”, finaliza Rebeca.

E para iluminar o caminho de milhares de pessoas que desejam iniciar um planejamento financeiro, Rebeca Toyamaespecialista em bem-estar financeiro, selecionou 5 dicas para se obter disciplina financeira em prol dos sonhos:

  1. Planeje um estilo de vida alinhado com seus valores pessoais e sua realidade financeira, encontre formas para garantir qualidade de vida sem comprometer suas finanças pessoais;

  2. Preste atenção nas suas emoções, autoconhecimento é muito importante, pois sem ele raramente conseguimos promover as mudanças comportamentais necessárias para ter os resultados necessários;

  3. Tenha objetivos e escolha os caminhos para atingi-los, guardar dinheiro por guardar é muito mais difícil do que ter disciplina para realizar um sonho pessoal ou de uma pessoa querida;

  4. Faça um orçamento familiar, seu saldo bancário ou seu patrimônio é o resultado de uma série de escolhas que quando feitas em conjunto e com antecedência trazem melhores resultados;

  5. Controle suas finanças diariamente, dinheiro é um recurso limitado, como suas 24 horas por dia, portanto, demanda organização. Lembre-se que nossas atitudes no presente trarão resultados no futuro, se positivos ou negativos, dependerá de você.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é fundadora da ACI que tem como missão desenvolver competências dentro e fora das organizações para um futuro sustentável. Especialista em estratégia de carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login