2347 pessoas receberam a primeira dose de vacina contra Covid-19 no Dia D

• Vacinação avança com início da aplicação da primeira dose em pessoas de 54 anos

Por Assessoria 14/06/2021 - 18:30 hs

A prefeitura de Mafra promoveu no último sábado, 12, um mutirão para aplicar a primeira dose de vacina contra Covid-19 – o Dia D de vacinação nas unidades de saúde, das 8 às 17 horas. Foram aplicadas 2437 primeiras doses de vacina. O chamamento foi para os seguintes grupos prioritários, definidos conforme nota técnica nº 27 GEDIM/DIVE/SUV/SES: pessoas de cinquenta e cinco a cinquenta e nove anos, motoristas e cobradores de transporte coletivo e rodoviário, motoristas de ônibus escolar e de van escolar, caminhoneiros que são motoristas de transportes rodoviários, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos que atuam nas empresas de limpeza urbana e coleta e trabalhadores do transporte metroviário.

O prefeito Emerson Maas e o secretário municipal de saúde, Plínio Saldanha percorreram as unidades de saúde durante o sábado para acompanhar a vacinação e ao final do dia fizeram um balanço sobre a ação. “Agradeço a todos da secretaria saúde, aos militares do 5º RCC que deram suporte à organização e principalmente à população que compareceu para começar o processo de imunização com o recebimento da primeira dose. É Mafra avançando contra o coronavírus”, declarou o prefeito.

Enfim vacinadas

Cleuza de Fátima Galante, de 57 anos, recebeu a primeira dose neste dia D, na ESF Jardim América. Ela disse que estava esperando faz tempo por este momento. “Vemos muita gente morrendo por essa doença. Então agradeço por ter chegado até mim, estou emocionada também pela vacina chegar a nossa cidade”, contou. Cleuza ainda deixou um recado: “Estou imunizada, mas devemos continuar usando máscara”.

Quem também foi logo pela manhã foi Sandra Terezinha Altmann Simões, de 59 anos, acompanhada de sua nora Kelly Washington. Ela foi avisada do Dia D pela própria ESF e contou que estava na expectativa. “Tive minha filha e neta afetadas pela Covid-19. Foi triste e tive medo”, contou. Ela também deixou um recado: “Tomem cuidado, cuidem da família e de si próprios e continuem com as precauções”.

50 a 54 anos recebe vacina ainda em junho

O prefeito anunciou ainda que a partir de hoje, segunda-feira (14) as pessoas de 54 anos já podem se dirigir às unidades de saúde de seu bairro para receber a primeira dose de vacina contra Covid-19. Até 30 de junho Mafra pretende vacinar todos da faixa etária de 50 a 54 anos, seguindo com rigor o calendário do Governo do Estado de Santa Catarina e conforme disponibilidade das doses.

Acompanhe o calendário de vacinação para Mafra

Mediante o recebimento das doses de vacina vindas do Ministério da Saúde, Mafra seguirá o seguinte calendário:

FAIXA ETÁRIA

PERÍODO

54 ANOS

14, 15 E 16 DE JUNHO

53 ANOS

17, 18 E 21 DE JUNHO

52 ANOS

22, 23 E 24 DE JUNHO

51 ANOS

25 E 28 DE JUNHO

50 ANOS

29 E 30 DE JUNHO

Este calendário será executado com a entrega de mais doses da vacina contra Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde/Ministério da Saúde

 

Vacinômetro

Em Mafra, até a última atualização do VACINÔMETRO, em 12 de junho, 22836 doses já haviam sido aplicadas, entre primeira e segunda dose. Do total da população, 29,80% já recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus.












As inscrições para a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes já estão abertas e vão até o dia 15 de outubro. O programa é uma oportunidade única para jovens talentos brasileiros, que, além de impulsionarem suas carreiras, recebem incentivo financeiro para capacitação profissional e pessoal na Alemanha. No dia 29 de junho, às 10h, a Dra. Sara ten Brinke, do Departamento de Seleção da Fundação Alexander von Humboldt, e o Dr. Christian Roschmann, membro do comitê de seleção do programa, participarão de uma live no YouTube da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo para apresentar mais detalhes sobre a iniciativa e esclarecer as principais dúvidas sobre o processo de seleção. Mariana Morais e Ramon Rodrigues (alumni do programa) também participarão compartilhando suas experiências. A live acontecerá em inglês. Os interessados podem se inscrever clicando aqui. Sobre a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes: O programa German Chancellor Fellowship, da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), é destinado a jovens pesquisadores e concede anualmente até 60 bolsas de estudos para jovens líderes do Brasil, da China, da Rússia, da Índia, dos Estados Unidos e da África do Sul. A iniciativa concede aos selecionados a oportunidade de realizarem um projeto de pesquisa sobre questões mundiais como convidados em cooperação com uma instituição-anfitriã da Alemanha. Com apoio do anfitrião, os bolsistas têm um ano para se concentrarem em seus objetos de estudo, que podem compreender áreas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura. O projeto conta com o patrocínio da Chanceler da República Federal da Alemanha, possibilitando, assim, a oportunidade única aos bolsistas de apresentarem o resultado de seus projetos pessoalmente a Chanceler Alemã Angela Merkel. Além de uma bolsa mensal de até 2.770 euros (de acordo com a formação e nível de carreira do participante), o programa oferece ainda aos selecionados um curso intensivo de alemão antes do início do programa e financiamento para cursos de alemão durante o projeto; apoio individual durante a estadia na Alemanha e apoio financeiro adicional para que membros da família acompanhem o participante; entre outros benefícios. Para se candidatar os interessados devem possuir formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão e ter concluído seu primeiro grau acadêmico (bacharelado) há não mais do que doze anos. Também é obrigatória a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa. Todos os requisitos podem ser conferidos no site da Fundação Alexander von Humboldt.