Ciretran – O que é e qual sua importância?

Por Assessoria 10/06/2021 - 19:02 hs

Para que ocorra o bom desenvolvimento do trânsito nas vias públicas o ideal é que existam órgãos que regulamentam e potencializem a ação das leis e diretrizes do trânsito na prática, com fiscalização e regularização dos transportes e de quem atua os dirigindo, sendo um deles o Ciretran, aliado do Detran.

O Ciretran, Circunscrição Regional de Transito, atua de uma forma conveniada com o Detran, procurando fornecer de forma cada vez mais próxima da sociedade, municípios e localidades de interiores, a possibilidade de ter um trânsito seguro e bem regularizado, sem necessidade de uma ação tão direta das atividades do Detran do Estado, tendo isso assegurado por meio do Ciretran.

Você conhece de fato do que o Ciretran se trata, quais são as principais atividades desenvolvidas por este departamento e ainda os principais benefícios e vantagens que ele confere para a sociedade? Se não, está no post certo. Vamos descobrir!

O que é o Ciretran?

O Ciretran é um dos órgãos públicos de trânsito que ajuda na regulamentação do bom desenvolvimento das atividades de trânsito em regiões que se localiza no interior de estados, como municípios. A existência desse órgão facilita o acesso a informações e processos que antes deveriam ser feitos diretamente com Detran, mas que podem agora ser organizados no seu município através do Ciretran.

Um dos principais objetivos trabalhados pelo Ciretran é fornecer condições de tráfico cada vez melhores Para os habitantes da cidade ou município onde eles se encontram, favorecendo o trânsito e permitindo um desenvolvimento mais harmônico da aplicação de leis e diretrizes, proporcionando segurança, orientação e assistência necessária aos motoristas e pedestres que utilizam as vias.

Por meio do Ciretran você pode ter a disponibilidade de realizar várias serviços de forma interligada ao Detran, tendo soluções e facilidades em relação a sanar as necessidades dos condutores de veículos e proprietários, sem ter a necessidade de se dirigir até o Detran do seu estado para isso.

Quais os principais serviços do Ciretran?

Devido à existência do Ciretran servir como algo voltado para a assistência direta ao atendimento que o próprio Detran faria nas regiões mais interiores do estado e municípios, ele trabalha conferindo diversos serviços que são oferecidos pelo Detran, realizando uma espécie de intermediação.

Dentre os principais serviços ofertados estão a consulta sobre multas recebidas, a consulta sobre pontos perdidos na carteira nacional de habilitação CNH, informações inerentes aos arquivos de veículos, informações sobre IPVA de licenciamento de veículos, registro de veículos automotores, DPVAT, emissão de CNH, apreensão de CNH, apreensão de veículos e ainda liberação de documentos e de veículos.

Como você pode ver, a ação do Ciretran é bem completa e praticamente idêntica ao comportamento do Detran, servindo assim como um órgão de intermediação de todos os serviços oferecidos pelo próprio Detran do seu estado só que de forma mais próximo a você, no seu município, garantindo assim que você possa ter mais fluidez e facilidade em relação ao acesso dessas atividades necessárias.

Qual a importância do Ciretran?

A principal importância que se pode observar pela existência do Ciretran é a comodidade e versatilidade que ele proporcionam para os condutores e proprietários de veículos no Brasil.

Isso possibilita que essas pessoas possam resolver problemas burocráticos e ainda tirar dúvidas em relação à condução e lei de regulamentação de trânsito sem precisar se dirigir até o ponto de atendimento do Detran do seu estado, ou muita das vezes necessitando de uma grande locomoção, sendo algo que se pode fazer em seu próprio município ou região do interior do Estado através de contato direto com o Ciretran.