8 dicas para ler mais e ser mais produtivo

Por Assessoria 30/05/2021 - 21:33 hs

Muitos dos amantes de livros vão se identificar com essa história. A história de uma pessoa que se depara comprando mais livros na sua livraria preferida, mesmo sabendo que aquela estante atrás do sofá da sala está cheia de livros ainda não lidos. São tantos livros bons e tão pouco tempo para lê-los, então como lidar com esse dilema?                                                             

Na sequência deste texto vamos te dar dicas de como ler mais e ser mais produtivo para conseguir finalmente absorver todos os conhecimentos que você deseja daqueles lindos livros que figuram nas suas prateleiras. 

Afinal, não adianta apenas ficar procurando os melhores livros na internet se você nunca irá tirar o seu momento para lê-los. 

Dica 1: Tenha uma meta 

Uma dica para ler mais livros bem interessante é determinar exatamente uma lista de livros para ler durante o ano. Isso vai fazer com que você tenha em mente uma meta e saberá exatamente o quanto está evoluindo. 

Para quem está começando sugiro estabelecer a meta de 12 livros por ano. Assim você sabe que terá um mês para realizar a leitura e terá total controle da sua evolução. 

Caso isso ficar muito fácil para você, considere aumentar a meta para 1 livro a cada 3 semanas. 

Dica 2: 15 minutos de leitura todos os dias

Sabe aquela lógica do investidor que separa seu dinheiro a ser investido e o aplica antes de começar a gastar? 

Você deve fazer a mesma coisa com a sua meta de leitura. 

Todas as manhãs, considere separar 15 minutos de leitura logo após tomar banho e quem sabe antes mesmo de tomar café. Quase todo mundo consegue encaixar esse tempo na sua rotina. E pense… se você conseguir ler 5 páginas por dia, em 1 mês você terá terminado um livro de 150 páginas. Incrível, não? 

E além disso, ler de manhã é muito bom, pois é o momento do dia que você estará mais disposto. 

Dica 3: Leia em trânsito

A maioria de nós utiliza algum veículo de transporte público, seja metrô ou ônibus, regularmente para ir ao trabalho. Imagine que você fique 30 minutos no seu percurso. Tranquilamente você conseguirá ler pelo menos 10 páginas do seu livro, ou um livro de 200 páginas se você ler apenas na ida (considerando que você não pegue o transporte público durante todos os dias, mas somente 5 vezes por semana e em 4 semanas por mês). 

Imagina então o que pode acontecer caso você decida ler tanto na ida quanto na volta. Já começa a parecer mais fácil devorar toda aquela sua estante cheia de livros, não é mesmo? 

Dica 4: Use e abuse de audiolivros

Essa é uma boa dica para ler mais livros para quem não utiliza um veículo de transporte público ou gosta de dar caminhadas tranquilas no parque. 

Há diversas plataformas que você paga uma pequena mensalidade e pode baixar e escutar livros, entre elas o Ubook e Tocalivros. 

Desta maneira você irá otimizar, e muito, o seu tempo, visto que poderá realizar uma atividade física e exercitar o cérebro ao mesmo tempo. 

Dica 5: Descubra qual gênero você gosta de ler

Se você é uma pessoa aficionada por ler livros de romance não adianta nada tentar se aventurar por livros de política ou filosofia. 

Você até pode seguir as dicas daquele seu amigo intelectual no futuro, mas não adianta nada se você estiver lendo isso ao mesmo tempo que pensando se a Alina vai conseguir escapar das garras de Darkling ou se a Katniss vai ficar com Peeta no final. Se você quer ler Sombra e Ossos, leia-o sem remorso. Se você prefere Jogos Vorazes, também o faça. Não leia clássicos só por que alguém recomendou. 

Todos os livros serão capazes de agregar muito à sua vida.

  

Dica 6: Compre um leitor digital

Essa é uma dica para ler mais muito interessante. 

Por muito tempo eu fui um dos que subestimou o poder dos leitores digitais. 

Imagine que você pode ter dezenas de livros nele e carregá-los para cima e para baixo sem peso extra nenhum na sua mochila ou bolsa. 

Surgiu um tempo livre? Simplesmente pegue seu Kindle e abra seu livro favorito. 

Ele também irá ajudá-lo a ler no ônibus ou metrô, sem que seja necessário ficar carregando pesos extras. 

Dica 7: Participe de um clube do livro

Participar de saraus ou clube de livros pode dar aquela motivação a mais para você ler mais livros. 

Imagina que todas as outras pessoas assumam o compromisso de ler determinado livro. Você vai querer ser o único a não completar a leitura? Tenho certeza que não. 

Outro aspecto muito interessante de um clube do livro é debater a sua leitura com as pessoas do grupo, e assim dividir os interesses e as experiências trazidas pelos livros. Isso vai fazer você ficar muito mais animado com o livro que está lendo. 

Dica 8: Aposte nos livros que estão virando filmes ou séries

Se você quer ler mais, essa é uma dica bem importante. 

Há um motivo para um livro se tornar um fenômeno de massa. Nada é por acaso. Harry Potter e a pedra filosofal não vendeu 100 milhões de cópias por acaso. Quando isso acontece é porque provavelmente a história é boa, empolgante. 

Além disso, algo que já foi lido e aprovado por tanta gente provavelmente irá ser agradável para o seu gosto também. 

Outro ponto é que quando esses livros virarem serem ou filmes eles com certeza irão parar na boca do povo, e você terá conhecimentos extras (já que muitas vezes as adaptações não conseguem trabalhar tão detalhadamente como nos livros) e poderá ser o centro das atenções nas rodas de conversa. 

Conclusão

Com certeza se você aplicar as dicas encontradas nesse texto irá conseguir zerar a sua estante de livros. 

Todos sabemos o quanto o hábito da leitura é importante para trazer conhecimento e capacidade de raciocínio, além de poder lhe proporcionar diversos momentos de lazer. 

Não perca mais tempo. Crie as oportunidades perfeitas e receba as histórias mágicas que os livros têm a lhe oferecer.