Você sabia que existem vários tipos de turismo? Descubra seu preferido

Sua próxima viagem pode ter mais a ver com o que você gosta de fazer e com o seu orçamento

Por Assessoria 21/05/2021 - 00:14 hs

Antes de fazer um roteiro de viagem, existem algumas perguntas básicas que todo mundo deveria fazer a si mesmo. Qual é o seu tipo de turismo é uma delas. Por exemplo: você é do tipo que prefere acampar e cozinhar a sua própria comida ou não abre mão de todo o conforto de um resort all-inclusive?

                                                                                     

Também é importante saber o que você gosta de fazer no local de destino. Quer visitar museus e pontos turísticos ou prefere passar o dia de pernas para o ar na praia ou na piscina? Topa aventuras por trilhas ou prefere locais onde possa contar com mais infraestrutura? Gosta de experimentar pratos novos ou não?

 

As respostas a todas essas perguntas vão te ajudar a escolher roteiros que tenham mais a ver com você. Para explicar melhor as diferenças, fizemos uma lista com alguns dos tipos de turismo mais procurados. Você pode se identificar com apenas um deles ou até mesmo com vários.

Ecoturismo / Turismo de aventura

Esse é o tipo de turismo perfeito para quem quer fazer uma imersão na natureza. A ideia é incentivar a preservação, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. Por esse motivo, costuma ser um tipo de turismo mais rústico, já que muitas intervenções nas áreas naturais não são bem-vindas.

 

Trilhas, cachoeiras, florestas e praias desertas são alguns dos destinos de ecoturismo mais visitados. Em muitos deles não é possível chegar de carro e você precisa levar a sua própria comida e bebida, além de trazer de volta todo o seu lixo.

 

As acomodações mais comuns para esse tipo de turismo são os acampamentos, mas é possível encontrar campings com boa infraestrutura, como chuveiro de água quente e internet. Também é possível visitar alguns destinos apenas durante o dia, voltando para dormir em um hotel mais confortável ao final das atividades.

Turismo rural

Essa categoria pode conversar com a anterior, mas geralmente engloba atividades típicas de uma fazenda, como a oferta de passeios a cavalo, pescaria e atividades relacionadas ao plantio e à conservação da terra.

 

As hospedagens podem ser em casas simples ou em grandes fazendas com todo o conforto e refeições com o melhor da comida típica daquela região, com produtos orgânicos produzidos no próprio local. Hotéis-fazenda e pesque-pague são algumas das acomodações de turismo rural mais procuradas.

Turismo de compras

Esse é o tipo de turismo mais comum nos grandes centros comerciais, como São Paulo ou Nova York, para onde as pessoas vão pensando nas possibilidades de compras. No entanto, também pode acontecer em cidades menores, famosas por seus produtos artesanais.

 

As opções de hospedagens e serviços adicionais são variadas e dependem do  destino escolhido e do orçamento do viajante.

Turismo gastronômico

Esse é aquele tipo de viagem para quem gosta de comer bem e conhecer restaurantes, bares e cafés. Muitos adeptos de outras categorias de turismo também gostam dessa e incorporam programas desse tipo em qualquer roteiro que façam.

 

Em geral, a ideia é explorar a gastronomia daquele local, mas alguns destinos, como as metrópoles, também oferecem a possibilidade de experimentar comidas de todo o planeta ou visitar restaurantes estrelados, com chefs famosos.

Turismo cultural / histórico

Museus, exposições e monumentos históricos estão entre os lugares mais procurados por esse tipo de turista, que quer aproveitar a viagem para aprender sobre o local e sua história.

 

Vários dos destinos mais famosos do Brasil e do mundo exploram esse perfil de turista e investem na preservação de construções seculares e atrações, como os festivais, que são também uma aula sobre a cultura daquele local.

Turismo de luxo

Esse é um segmento que investe em quem tem um orçamento maior e pode pagar pelo que há de melhor, com todo o conforto do mundo, em cenários com vistas paradisíacas.

 

Resorts all-inclusive, passeios exclusivos, acomodações modernas e o melhor da gastronomia são atrações que fazem parte desse tipo de turismo, que também pode englobar atividades de todos os outros, mas com condições diferenciadas.