Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Planejando viagens pós-pandemia: quais as regras para bagagem de mão

Evite transtornos em viagens futuras


Planejando viagens pós-pandemia: quais as regras para bagagem de mão

As medidas de restrição contra o novo coronavírus ainda afetam a circulação de pessoas, interrompendo planos e adiando viagens. Com o avanço da vacinação pelo mundo, a expectativa é de que em breve a população volte a lotar os aeroportos, mas, enquanto esse momento não chega, os futuros passageiros devem se atentar às regras para as viagens domésticas e internacionais, principalmente no que se refere ao transporte de bagagem de mão, aquela que pode ser levada a bordo e acomodada nas cabines superiores.


Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alterou as regras para o transporte de bagagem de mão, gerando várias dúvidas nas pessoas, que já estavam acostumadas às regras antigas. O que pode levar, qual o tamanho ideal da mala e quantos volumes é permitido carregar a bordo são alguns dos questionamentos mais frequentes entre os passageiros. A seguir, vamos esclarecer estas e outras questões.


Tamanho e peso

Desde que foram autorizadas a cobrar pelo despacho de bagagem, as empresas aéreas viram crescer o número de passageiros que levam apenas bagagem de mão, que permanece gratuita. Hoje, a mala deve respeitar as dimensões máximas de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade para ser transportada no bagageiro superior, incluindo alças, rodinhas e bolsos, e pesar até 10 kg. Além disso, o passageiro também pode levar um item pessoal, como mochila ou bolsa, que caiba no compartimento abaixo do assento.


O que pode e o que não pode levar

Recomenda-se levar documentos pessoais e objetos de valor, como dinheiro, joias e eletrônicos, na bagagem de mão por uma questão de segurança. Roupas, sapatos, produtos de higiene e beleza e outros itens pessoais que não ofereçam risco à segurança dos demais passageiros estão liberados. Alguns objetos são terminantemente proibidos e devem ser obrigatoriamente despachados, tais como armas de fogo (permitidas apenas para agentes públicos em serviço), objetos cortantes e que possam ferir, substâncias tóxicas e inflamáveis, entre outros.


Dicas para uma viagem segura

No momento da compra de uma passagem aérea, o passageiro deve se atentar para as regras gerais das viagens domésticas e internacionais, além daquelas específicas das companhias aéreas. Com isso, é possível evitar transtornos no momento do embarque. Conhecer as dimensões e o peso permitidos e transportar apenas itens liberados é importante, para que não seja necessário pagar pelo despacho e desembolsar um valor inesperado.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login