Como melhorar seu espaço de coworking

Por Assessoria 03/05/2021 - 00:26 hs

Em vários lugares do mundo, as áreas de coworking estão se multiplicando e continuam atraindo pessoas. Trabalhadores autônomos, trabalhadores, freelancers e até funcionários são entusiastas dessa nova forma de trabalhar. Este setor está em pleno andamento e vem evoluindo há vários anos. As previsões são muito otimistas e anunciam que, em 2030, o coworking poderia muito bem trazer até *123 bilhões de euros na França. Assim, diante de tanto sucesso, a competição começa a ser sentida. Os principais players já estão presentes no mercado e para aqueles que desejam começar, é necessário oferecer uma oferta de qualidade para melhorar seu espaço de coworking.

 

Como diferenciar seu espaço de coworking?

Escolha espaços flexíveis e colaborativos

Em primeiro lugar, você tem que estar interessado no que os colegas de trabalho estão procurando e entender o que eles esperam de um espaço de coworking. Quando a comunidade de colegas de trabalho representava freelancers, hoje existem perfis diferentes. Independentemente de seus perfis, eles geralmente têm as mesmas expectativas. Em primeiro lugar, eles vêm procurar um ambiente de trabalho agradável e flexível. Eles não querem coerção e querem decidir quando e onde querem trabalhar.

 

Criar diferentes zonas de acordo com as necessidades

Eles também esperam um lugar de colaboração que lhes permita conhecer novas pessoas. Para isso, o coworking deve ter espaços abertos e compartilhados para incentivar os trabalhadores a se comunicarem entre si. Não se esqueça de oferecer espaços de trabalho mais isolados propícios à concentração, como escritórios privados, caixas ou cabines telefônicas. Assim como o espaço de coworking em Brasilia, os colegas de trabalho podem mudar de lugar como acharem adequado e, portanto, trabalhar ao lado de pessoas diferentes todos os dias. O Bloco instalou espaços modulares que lhes permitem trocar facilmente uns com os outros quando quiserem e, por outro lado, encontrar mais paz de espírito quando precisam se concentrar.

Oferecer espaços mais animados também ajudará a aumentar o valor do seu espaço de coworking. Uma cafeteria, uma sala de jogos, uma sala de relaxamento permitem que você conheça pessoas e sejam propícios a conversas e, portanto, sinergias. Proporcionar diferentes espaços de acordo com as necessidades do dia aumenta a produtividade e a eficiência. A área de coworking deve se tornar um centro de interação humana onde prevalece uma atmosfera agradável e descontraída.

 

Uma decoração que transmite valores

A decoração do seu espaço também é muito importante. Além de embelezar o local, tem impacto direto no bem-estar da comunidade. Quando você entra em um lugar a primeira coisa que você vê é, naturalmente, a decoração. Em uma área de coworking é a mesma coisa. Se a decoração é caprichada, é provável que você queira trabalhar lá. Mas você ainda precisa saber que tipo de decoração adotar. Uma coisa é certa, deve corresponder aos valores e imagem transmitidos pelo espaço de coworking.

Alguns espaços usam uma decoração muito específica para atingir um determinado tipo de colega de trabalho. É o caso do Lago At Work, um espaço de coworking parisiense dedicado às profissões de design. A decoração foi projetada para inspirar os profissionais que ocupam o espaço. O estilo offbeat e original deste espaço torna possível ilustrar as infinitas possibilidades da imaginação. Um espaço de trabalho projetado e adaptado às profissões criativas.

Há, portanto, todo um processo de reflexão a ser feito, como a escolha de cores, materiais e móveis. Montar um lugar é uma arte e tanto e quando se trata de uma área de coworking, usar um especialista é altamente rentável a longo prazo. A decoração é, portanto, uma forma de melhorar seu espaço de coworking para atrair futuros entusiastas.

 

Prestação de serviços de qualidade

De fato, a prestação de serviços é uma excelente ideia para atrair colegas de trabalho. Para Daniel Tchénio, diretor da CBRE, consultoria imobiliária comercial, "É absolutamente essencial ter serviços dentro dos escritórios, e isso é ainda mais verdadeiro quando você não está no centro da cidade, a fim de reter os melhores funcionários". Assim, em sua área de coworking você pode oferecer serviços para facilitar o dia a dia dos trabalhadores. A possibilidade de reservar espaços de trabalho, uma vaga de estacionamento, bufê, treinamento são apenas alguns dos serviços que você pode oferecer à sua comunidade. A ideia não é oferecer o maior número possível de serviços, mas sim serviços úteis que atendam às necessidades dos colegas de trabalho.

Se você decidir oferecer serviços à sua comunidade, torna-se necessário usar uma ferramenta para garantir que eles funcionem corretamente. Quanto maior for sua comunidade, mais difícil pode ser gerenciar reservas de serviços. Uma ferramenta de gestão facilitará o cotidiano dos colegas de trabalho, mas também o trabalho dos gestores de espaços de coworking.

Em conclusão, não importa como você decide melhorar seu espaço de coworking, ele deve transmitir valores fortes e criar uma experiência positiva. Você deve torná-lo um lugar inspirador onde diferentes perfis se encontram para trabalhar e trocar.