Qual a diferença entre purificador de água e filtro?

Por Assessoria 22/04/2021 - 12:56 hs

Embora a maioria das pessoas não saibam, há uma diferença entre purificador de água e filtro. É comum que as pessoas acabam de confundindo um com o outro, por vezes até mesmo pensando que são, basicamente, a mesma coisa.

Sendo assim, caso esteja em dúvida sobre quais são as diferenças entre ambos, então continue tique lendo esse conteúdo para conhecer as principais características de cada um e quais são os seus benefícios.

Qual A Diferença Entre Purificador De Água E Filtro?

https://www.pexels.com/pt-br/foto/apartamento-blogando-computador-digital-5076527/

A água é fundamental para o nosso organismo e para a nossa vida, isso é fato. No entanto, para beber uma água de qualidade e saudável, é preciso que o líquido passe por um processo de purificação para eliminar as impurezas, substâncias e bactérias presentes em sua composição.

Por um tempo, os tradicionais filtros de barro estiveram presente na maioria das residências brasileiras. Hoje em dia existe opções melhores disponíveis, como por exemplo, os purificadores de água.

Porém, ainda há muitas pessoas que não sabem quais são as diferenças entre ambos, que não são poucas! Veja logo a seguir!

Filtros de água                                                        

Os filtros de água, de barro ou plástico, são bem mais simples e acessíveis. Ele filtra a água por meio de uma central, que retém as impurezas. As paredes internas do filtro possuem um revestimento de orada coloidal, responsável por eliminar certas bactérias.

A princípio, os filtros são eficientes para tratar a água, contudo, com o passar do tempo acabam perdendo a sua eficácia em reter as bactérias, devido a sujeira que vai acumulando em seu interior. Por isso é necessário sempre fazer higienização do filtro, além de trocar as suas velas de tempos em tempos.

Os filtros não reduzem a quantidade de cloro e outras substâncias químicas presentes na composição da água. Assim como também é local muito propício para a proliferação de bactérias.

Purificadores de água

Já os purificadores de água, por outro lado, são acoplados diretamente em algum sistema de abastecimento de água da sua cada. E, ao contrário dos filtros, o seu processo de purificação da água é mais complexo, por possuir diferentes níveis para eliminar todas as bactérias e reter qualquer tipo de impureza.

Além disso, os purificadores de água também reduzem os níveis de cloro da água e elimina odores. Alguns modelos que são aprovados pela Inmetro possuem alta eficiência contra as bactérias, eliminando cerca de 99,9%.

Ou seja, os filtros são produtos mais baratos e simples, eles são capazes de reter algumas bactérias, porém, não com tanta eficácia. Por outro lado, apesar de mais caro, os purificadores são produtos que realmente fornecem uma água mais pura e saudável para o consumo.

Qual o purificador de água indicado pelo Inmetro em 2021?


Como dito antes, os melhores purificadores de água são aqueles aprovados pelo Inmetro, pois isso indica que possuem uma alta eficiência bacteriológica, desse modo, é um produto de qualidade e confiável.

As avaliações do Inmetro são de Classe A, a nota mais alta, e vai até F, que por sua vez é a nota mais baixa em relação a retenção de partículas, eficiência bacteriológica e redução do cloro na água.

Desse modo, o Inmetro desenvolveu o seu próprio método para fazer essa avaliação dos purificadores, antes de chegarem aos mercados.

Caso esteja em busca do melhor purificador de água aprovado pelo Inmetro, o ideal é você procurar por aqueles modelos que possuem uma classificação A, tendo em vista que esse é o maior indicador quanto a qualidade e eficiência do purificador para reter partículas.

Na Purificador de água Salvador você encontra algumas das melhores marcas de purificadores do mercado, que possuem o selo de aprovação do Inmetro, como por exemplo, a Filtro Soft e IBBL.

Conclusão



Em suma, apesar de muita gente ainda confundir um filtro de água com um purificador, há muitas diferenças entre ambos.

Enquanto os filtros são produtos mais simples e mais acessíveis, os purificadores são um pouco mais caros, porém, são complemente eficientes em eliminar bactérias, partículas e cloro, da água. Além disso, possuem um custo benefício a longo prazo melhor e não prejudicam o meio ambiente.

Por fim, caso ainda tenha alguma dúvida em relação ao assunto ou queira acrescentar a sua opinião, então deixe um comentário!