Como as empresas passaram a lucrar com aplicativos de delivery

Por Assessoria 15/04/2021 - 20:17 hs

Conquistar um público cada vez mais exigente não é fácil. Mas para o aplicativo de delivery não teve muitos segredos, uma vez que este serviço significa a praticidade de entrar em um aplicativo, escolher uma variedade imensa de refeições, desde doces até salgados, pagar de modo online e receber em casa. Ideal para a vida agitada e, principalmente, para um período de distanciamento social, não é mesmo?

 

Por esse motivo, consideramos a venda de comidas por aplicativos de delivery uma oportunidade para as empresas lucrarem e preparamos este conteúdo especial a fim de te ajudar nesse desafio.

Escolher o aplicativo de delivery ideal

O primeiro passo, por mais óbvio que pareça, é escolher o aplicativo que combine com o perfil do estabelecimento.

 

Em primeiro lugar, torna-se necessário avaliar qual ou quais os aplicativos mais utilizados na sua cidade ou região, pois, assim, haverá um fluxo muito maior de clientes. Após essa pesquisa inicial, conhecer as taxas de cada aplicativo, as formas de pagamento dos ganhos, as opções de entrega e os requisitos para ser um parceiro devem ser os próximos passos.  Para isso, leve em consideração se você quer ter um entregador próprio ou utilizar os entregadores da empresa, se as taxas são justas conforme o ganho mensal do estabelecimento, se a data e o tempo de repasse de dinheiro atende às necessidades econômicas e se os documentos pedidos pelo aplicativo são possíveis de serem conseguidos.

 

 

Os aplicativos disponíveis em mais localidades do Brasil são o Ifood, o Uber Eats e o Rappi.

 

Como lucrar?

Antes de começar a utilizar um aplicativo de delivery é fundamental ter em mente que há muitos restaurantes e vendedores que já usufruem dos benefícios desse serviço. Ou seja, há, sem dúvidas, uma ampla concorrência. Sendo assim, apostar em um diferencial, em um serviço especializado e de altíssima qualidade é a chave para o sucesso. A seguir, listamos as principais dicas para lucrar.

Cardápio

Criar um cardápio bonito e apetitoso é fundamental para conquistar os clientes novos. Para isso, além de tirar fotos de alta resolução que valorizem os pratos e evitar imagens meramente ilustrativas, faz-se necessário descrever minuciosamente todos os alimentos que compõem a comida. A riqueza de detalhes passa muita confiança para quem ainda não conhece os produtos.

 

Qualidade

É claro que não adianta tirar fotos e descrever se os alimentos não são de qualidade. Assim, é preciso investir mesmo em pratos bonitos e gostosos. Também é aconselhável manter sempre a mesma qualidade. Outro ponto é utilizar todos os alimentos descritos no cardápio, uma vez que é muito frustrante para o cliente não ter as expectativas atendidas. E isto pode resultar em uma avaliação muito baixa.

Promoções

As promoções são muito bem vistas aos olhos dos clientes no aplicativo de delivery, o que pode possibilitar um aumento de clientes novos e a permanência dos antigos. Algumas ideias são as promoções relâmpago e as promoções fixas em algum dia da semana. Mas não se esqueça que o cliente precisa sentir que está realmente ganhando com a promoção, assim um desconto de 10%, por exemplo, não surtirá muito efeito. Vale lembrar que alguns aplicativos contam com a opção de oferecer promoções e cupons de desconto. 

Combos

Se for muito difícil manter e criar novas promoções, aposte nos combos. Há, por exemplo, como oferecer combos de um prato e um refrigerante pequeno, dois pratos e um refrigerante grande ou um prato e uma sobremesa. Combos para lanche tem como oferecer por exemplo, porções de salgados e um refrigerante, mini pizzas e um refrigerante, ou a opção de um pão caseiro com um suco natural. Essa pode ser a melhor opção para atrair consumidores e, ao mesmo tempo, lucrar diversificando os combos.

Variedades

A variedade de pratos é outro ponto muito importante. Então, tente sempre inovar os tipos de comida ou, até mesmo, os ingredientes que já compõem um prato tradicional. Além disso, os clientes adoram combinações de pratos já tradicionais, como pizza de hambúrguer, ou optam por lanches  

Entrega

A entrega precisa ser eficiente para não causar avaliações negativas. Por isso, é preciso ser rápido no tempo de preparo e também no deslocamento do entregador. Há, ainda, a embalagem de entrega que deve ser resistente e adequada para o transporte.

Divulgação

Por último, a divulgação é uma das estratégias essenciais para lucrar com um aplicativo de delivery. Então, mantenha as redes sociais da empresa sempre atualizadas sobre as promoções, os combos e os modos de entrega, e poste muitas imagens dos pratos prontos, vídeos do preparo e dos alimentos utilizados no processo.