Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Qual a diferença entre débito e crédito? Aprenda hoje


Qual a diferença entre débito e crédito? Aprenda hoje

Os cartões de bancos e financeiras podem apresentar funções diversas para o pagamento. É por isso que cabe ao cliente não apenas saber quais estão disponíveis para o seu contrato, mas também qual é a diferença entre débito e crédito.

Essas são duas palavras bastante comuns no mundo financeiro e nos comércios. Afinal, dizem respeito a dois modos de pagamentos que, por sua vez, são custeados de maneira igualmente diversa. Então, veja aqui, hoje, como eles se diferenciam.

Abaixo você encontra dicas para entender todas as funções do seu cartão de crédito, sejam quais forem as opções que ele apresenta. Conheça os detalhes delas e como elas se diferenciam perante o consumidor.

Qual a diferença entre débito e crédito?

Essas são duas funções distintas que um cartão pode ter. Antes de vermos quais são as principais diferenças vale lembrar que existem cartões que possuem apenas a opção débito. Outros, por sua vez, possuem apenas o crédito. Um terceiro tipo combina ambas em uma só ferramenta.

Débito: O que é?

Primeiramente, para entender qual é a diferença entre débito e crédito, devemos entender o que cada uma das modalidades representa. Quando estamos falando da primeira também estamos nos referindo à existência de uma conta corrente ou digital.

Ou seja, o débito somente está presente caso o cartão tenha vínculo com uma conta de banco. Ele é uma das formas de movimentar o dinheiro que compõe o seu extrato enquanto correntista. Portanto, substitui o saque em espécie para pagamento. 

Basta usar o cartão na função débito e, então, a transação retira o valor correspondente diretamente da sua conta. É por isso, então, que a conta exige saldo suficiente, caso contrário será negada.

Embora algumas opções contem com cheque-especial (limite adicional), você deve ter cuidado com essa ferramenta. Afinal, ela possui altos juros e pode atrapalhar muito na sua organização financeira.

Em resumo, portanto, o débito:

  • Relaciona-se com uma conta bancária;
  • Exige saldo em conta corrente, seja ela digital ou não;
  • Corresponde a um pagamento à vista, com quitação do valor no mesmo momento da compra, quando ele sai da conta.

E o crédito?

Por outro lado, é claro que para entender qual a diferente entre débito e crédito devemos entender o que este último representa. Nesse caso, estamos falando de compras e pagamentos que o consumidor suportará apenas no futuro.

Ou seja, ao comprar no crédito você joga a responsabilidade por esse valor para a frente. Ele tem cobrança, então, a partir do fechamento da fatura mensal do cartão. Geralmente o pagamento deve ser feito no mês subsequente ao gasto.

Ainda, diferentemente da função débito, o crédito também permite o parcelamento das compras. Para tanto, basta no momento de fechar o valor escolher o número de parcelas. Assim, a gerenciadora do cartão irá reservar esse valor, do seu limite total, para a compra.

Apesar disso, suas parcelas vão entrando mês a mês. Considere, por exemplo, que você fez uma compra em fevereiro deste ano, parcelando-a em três parcelas. A primeira terá cobrança em março, enquanto as demais serão em março e abril.

Por fim, e aqui cabe um elemento bastante importante sobre qual é a diferente entre débito e crédito, este não depende, necessariamente, de uma conta bancária. Ele pode ter relação com ela, mas isso não é uma constante.

Nesse caso, existe um limite próprio para o cartão de crédito. Quem o estipula é a própria empresa que concede os serviços financeiros. Seus gastos ocorrem dentro desse limite que não tem desconto automático no saldo de conta, mas sim no valor próprio para cartão.

O cartão de crédito, então, resume-se da seguinte maneira:

  • Seu limite se relaciona a ele si mesmo e advém da própria instituição de crédito, não dependendo da conta corrente, necessariamente;
  • Permite compras em uma única parcela, com cobrança na próxima fatura, ou de forma parcelada, ao longo dos meses.

Afinal, qual a diferença entre débito e crédito?

As diferenças entre as funções débito e crédito se resumem, basicamente, a partir de dois fatores. O primeiro deles é a fonte que estipula o seu limite, enquanto a segunda corresponde às formas de pagamentos e compras e quitação delas.

O débito se atrela à conta corrente e depende dos limites de saldo que ela possui. Suas compras são restritamente à vista. Não há necessidade de pagamento posterior de fatura, eis que o gasto sai imediatamente da conta do cliente.

Por sua vez, o crédito se atrela a um limite próprio com determinação da financeira, banco ou concessora de crédito. Ele depende do pagamento futuro de uma fatura que fecha ao final de cada vez. Além disso, ele concede permissão para compras em parcelas.

Agora que você já conhece qual a diferença entre débito e crédito pode usar as funções do seu cartão de maneira mais inteligente e lucrativa, sabendo exatamente de onde sai o dinheiro em cada tipo de pagamento.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login