Aplicativo recebe atualização que permite verificar placa, chassi e número do motor
App Fiscalização aprimora gestão no trânsito
App Fiscalização aprimora gestão no trânsito
O“Fiscalização Denatran”, aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito desenvolvido pelo Serpro, conta agora com uma novidade para a fiscalização de veículos. Além da possibilidade de fazer consultas pelo número da placa e chassi, agora é possível obter informações também pelo número do motor. Desde 2019, o aplicativo vem tornando ainda mais eficiente a atuação de agentes dos órgãos de trânsito, facilitando a identificação de ocorrências de fraudes e furtos de veículos no país e contribuindo para uma maior segurança do cidadão brasileiro.
Com o aplicativo disponível no Google Play, é possível realizar consultas online de informações sobre o condutor e veículo, como indicadores de roubo e furto, restrições judiciais e administrativas do veículo ou mesmo informações do proprietário, facilitando o trabalho dos agentes. “Com a novidade da consulta de motor, o agente de trânsito poderá facilmente verificar se o motor realmente pertence ao veículo. Esse era um pedido recorrente dos usuários na loja de aplicativos do Google, onde o Fiscalização Denatran está disponível”, explica o analista do Departamento de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, Isidro Monteiro.
De acordo com o coordenador-geral de Sistemas, Informação e Estatística do Denatran, Eduardo Sanches, o aplicativo tem contribuído significativamente para a identificação de fraudes e furtos com mais eficiência, garantindo uma maior segurança ao cidadão. “Durante a fiscalização, o agente de trânsito verifica, mesmo sem internet, se os dados visuais do veículo batem ou não com as informações do aplicativo. Isso aumentou consideravelmente a eficiência na atuação dos agentes, que conseguem verificar, com mais facilidade, nas bases de dados governamentais, se o veículo é fruto de roubo, se o chassi ou o motor foram adulterados, se o documento de habilitação ou do veículo são falsos”, explica.
Para que as consultas possam ser realizadas de forma online, o “Fiscalização Denatran” acessa informações a partir das bases de dados nacionais do Renach (condutores), Renavam (veículos) e Renainf (infrações). Atualmente, estão disponíveis três grupos de consulta no aplicativo: QR Code, Condutor e Veículo. Com o QR Code, o agente pode realizar a leitura do código bidimensional da CNH e do CRLV digitais e também dos novos modelos de placas de identificação. “O principal objetivo é disponibilizar informações de forma fácil, rápida e fidedignas”, destaca Isidro.
Além de informações detalhadas sobre a situação atual do veículo, pelo aplicativo é possível também saber se a CNH do motorista se encontra suspensa, cassada ou bloqueada. A consulta do condutor pode ser realizada por meio de CPF, da CNH ou pelo nome.
O aplicativo é utilizado por agentes de segurança pública dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e devem ser habilitados pelo Denatran. O gestor do órgão de fiscalização habilitado pelo Denatran deve vincular e habilitar os agentes e dispositivos móveis da sua organização, não existindo a possibilidade de utilização do aplicativo sem o cadastro prévio.
O aplicativo possui um nível bastante alto de segurança. Todas as informações de tráfego em rede são criptografadas e, para ter acesso ao APP, é necessário algo que somente o órgão fiscalizador possui (um dispositivo previamente vinculado), mais algo que somente o usuário sabe (a senha), além do cadastramento prévio feito por um outro usuário de nível especial no órgão, que é detentor de certificado digital ICP-Brasil.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Acidente entre caminhão e ônibus causa explosão e morte na PR-423, em Campo Largo
Araucária está desenvolvendo aplicativo personalizado para Guarda Municipal
CONMEBOL Libertadores: Santos e Grêmio encaram decisões por vaga na fase de grupos
Nubank é o melhor banco do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, segundo revista Forbes
Oziel Fabrasil - Quais os cuidados necessários antes de aderir ao alongamento capilar
Jéssica Richert - Entendam.