Alimentação e saúde bucal: Descubra a relação entre elas

Por Assessoria 22/02/2021 - 18:58 hs

Ter uma nutrição é muito importante para manter o corpo saudável e ativo. Não é por menos, os nutrientes que adquirimos durante a ingestão permitem que vivamos de forma saudável, agradável e com muito mais qualidade. É por isso que alimentação e saúde bucal estão relacionadas. 

Além disso, manter uma alimentação saudável contribui para que alguns tratamentos tragam resultados mais rápidos, como o aparelho ortodontico transparente, já que a nutrição fortalece o esmalte e a dentina. 

No presente artigo abordaremos sobre a relação entre a alimentação e a qualidade da saúde bucal, apontando para alguns alimentos, suas características e como contribuem para um melhor sorriso.

O cuidado com os dentes

Antes de tratarmos sobre a alimentação e os alimentos que ajudam na formação de uma saúde bucal mais equilibrada, temos que nos atentar que antes mesmo da alimentação, há o cuidado com a higienização cotidiana. 

Uma das maneiras mais simples de proteger nossos dentes e boca do desenvolvimento de doenças consiste na higienização a cada três vezes ao dia, sempre após as refeições. 

Essa higienização consiste na escovação dos dentes com creme dental composto de flúor e o uso do fio dental, ao menos uma vez ao dia, de preferência à noite. 

Além de evitar o aparecimento de doenças como as cáries, reduz a aparição de manchas no dente, do mesmo modo que auxilia a manter a beleza de tratamentos como a lente de contato dental

Também é importante a visita periódica ao dentista, para que limpezas mais profundas (conhecidas como profilaxia) sejam feitas e o tratamento de doenças possam ocorrer, principalmente para aqueles que estejam em estado inicial - reduzindo complicações. 

Agora que entendemos que é necessário uma escovação adequada, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista, podemos estabelecer uma relação entre a alimentação e a manutenção de uma saúde bucal saudável e bastante equilibrada, permitindo uma melhor qualidade de vida.

A alimentação e a saúde bucal

Os dentes e a boca são as regiões que mais entram em contato com os alimentos, afinal, fazem parte de seu processamento,contribuindo com a ingestão. 

Alguns alimentos e líquidos podem interferir na qualidade dos dentes. Um exemplo bastante prático é o consumo de bebidas como o vinho e o café - que podem causar o amarelamento dos dentes, o escurecimento e até manchas. 

Para cuidar desse tipo de disfunção na cor dos dentes é possível recorrer ao procedimento de clareamento consultório ou com moldeira. 

No entanto, é necessário manter uma alimentação adequada, tanto para preservar a dentição natural quanto para a manutenção do tratamento, permitindo uma maior durabilidade. 

Abaixo conheceremos alguns alimentos que devem ser evitados e outros que são extremamente benéficos para a saúde dos dentes.

Alimentos que é preciso evitar

Existem alguns alimentos que são prejudiciais à saúde da boca por conta da sua composição. Por isso, a recomendação é que esses alimentos sejam evitados ou excluídos da dieta. 

A primeira classe alimentar é a bebida com açúcar, como refrigerantes, sucos, mate, entre outros, principalmente porque aumentam a acidez da boca e por ajudarem no desenvolvimento de bactérias. 

Por esse motivo é recomendado que as bebidas doces com gases sejam evitadas, principalmente para quem possui implante dentario

As balas e doces também precisam ser diminuídos, principalmente porque se prendem aos dentes, dificultando muito a limpeza 

Outras bebidas como café, chá e vinho tinto também precisam ter seu consumo diminuído, principalmente porque contêm pigmentos que causam manchas ou amarelam os dentes.

Alimentos benéficos para os dentes e a boca

Por outro lado, existem alimentos que são extremamente benéficos para os dentes e para a boca. 

O primeiro exemplo é a água, que ajuda na diminuição da acidez bucal e na redução da quantidade de bactérias na boca. Além disso, frutas cítricas, que apesar de serem ácidas, permitem um maior aumento da saliva e limpam os dentes também podem ser muito benéficas. 

No mesmo sentido das frutas cítricas, podemos falar sobre os alimentos fibrosos, que precisam de um tempo maior para a trituração, aumentando a quantidade de saliva e ajudando a proteger os dentes. 

Alimentos gordurosos (com gorduras benéficas) ajudam na prevenção de cáries por promoverem a construção de uma película nos dentes, protegendo os dentes do desenvolvimento das bactérias. 

Alimentos à base de leite também são muito importantes, pois permitem o fortalecimento dos dentes por sua grande quantidade de cálcio. 

Assim, compreendemos que existem muitos alimentos que ajudam na melhora da saúde bucal e que podem ser usados no cotidiano de maneira simples e rápida. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.