5 cidades que você precisa conhecer em Santa Catarina

O estado do Sul oferece uma diversidade de paisagens e passeios, a poucos quilômetros um do outro.

Por Assessoria 03/02/2021 - 18:16 hs

Conhecida por suas ilhas, montanhas e praias paradisíacas, banhadas pelo Atlântico, Santa Catarina é um dos destinos turísticos mais interessantes do país. Por estar localizada na região Sul, ali, as estações do ano são bem definidas, ou seja, há programas para quem curte sol e calor, mas também para aqueles que preferem o frio.

 

Além das paisagens, a culinária e a cultura, com forte influência da Alemanha e de outros países da Europa, são uma atração à parte. Em poucos dias de viagem, é possível conhecer várias cidades do estado, e a Viação Catarinense chega até a maioria delas.

 

Quer conhecer Santa Catarina, mas não sabe por onde começar? Fizemos uma lista das cidades que você deveria visitar na sua próxima folga. Vale lembrar que, dependendo do programa, é importante escolher a época certa.

Florianópolis

Capital do estado, não é por acaso que Florianópolis está no topo da lista. Com ilhas e praias paradisíacas para todos os perfis, há locais onde o mar é calmo e outros com mais ondas, perfeito para os surfistas. Quem gosta de esportes aquáticos também encontra muitas opções por lá.

 

Ainda há cenários perfeitos para trilha, em ilhas e no meio do Parque Ecológico do Córrego Grande. A cidade também tem vida noturna intensa, ótimos restaurantes e programas para diversos perfis, em todas as épocas do ano. Não deixe de fazer uma parada no Mercado Público, uma verdadeira imersão na cultura e na gastronomia do estado.

Balneário Camboriú

Conhecida pelos grandes edifícios de frente para o mar, a cidade é o destino perfeito para quem gosta de praia. À noite, o Complexo Cristo Luz, que tem dois mirantes impressionantes, fica todo iluminado para receber shows e atrações culturais.

 

Por lá, também é possível passear de teleférico ou alugar bicicletas para pedalar apreciando as belas paisagens de toda a orla. No Parque Unipraias, ainda é possível fazer tirolesa no meio da mata, visitar em um navio pirata ou andar em um brinquedo que simula um trenó de montanha.

Joinville

Esta é uma das cidades que você pode visitar em qualquer estação do ano porque, entre seus pontos fortes, estão a cultura e a culinária — não deixe de experimentar as linguiças. Além dos vários museus, o Ballet Bolshoi e a Rua das Palmeiras são lugares que vale a pena conhecer.

 

Também é possível fazer passeios de barco, conhecendo várias ilhas, com parada em São Francisco do Sul, umas das primeiras cidades do Brasil, destino obrigatório para quem gosta de história.

Lages

Conhecido como a capital nacional do turismo rural, o município é o maior do estado em termos de território, com 2.631 km² de área total. As visitas às fazendas tradicionais de tropeiros são uma viagem no tempo, com foco nas tradições do século passado. Pela cidade, vários monumentos homenageiam a história do lugar.

 

Nesses locais, a culinária é uma atração à parte, com fogo de chão e comidas típicas da roça. A Festa do Pinhão, que acontece no mês de junho, atrai milhares de visitantes para a cidade. Dependendo da época, os turistas também podem participar de cavalgadas.

Blumenau

O Oktoberfest, versão brasileira da tradicional festa alemã, é o evento mais famoso da cidade. A Vila Germânica, sede do evento, parece um minipovoado europeu, com restaurantes e cafés que podem ser visitados em qualquer época do ano.

 

Capital Brasileira da Cerveja, a cidade conta com dezenas de cervejarias, ótimos programas para quem aprecia a bebida, assim como o Museu da Cerveja. O Parque Ecológico Spitzkopf também vale uma visita. Além de trilhas, cascatas e mata, ele tem um mirante impressionante, a 936 metros de altitude.