4 lugares para conhecer no Nordeste brasileiro

A região é marcada pela diversidade de paisagens e passeios, desde praias e ilhas paradisíacas até serras e chapadas. Conheça alguns lugares imperdíveis para visitar!

Por Assessoria 19/01/2021 - 18:39 hs

O Nordeste brasileiro é conhecido internacionalmente como uma das principais regiões turísticas do maior país da América Latina. A diversidade de culturas, culinárias e paisagens é um dos fatores que justificam a ida de milhões de turistas nacionais e internacionais para a área.

 

Além de possuir inúmeros destinos com piscinas naturais, o Nordeste abriga regiões de serras e chapadas. Apesar de o litoral ser a parte que mais atrai visitantes, no interior da região também é possível conhecer lugares deslumbrantes. Conheça alguns deles!

Chapada Diamantina

Localizada no centro da Bahia, essa região de serras está protegida por um parque nacional. Se você adora fazer trilhas, ter um contato mais intenso com regiões verdes, conhecer grutas e piscinas naturais, além de tomar banhos de cachoeira, a Chapada Diamantina é o lugar certo para visitar.

 

Ela também abriga as nascentes de todos os rios da bacia do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Além de curtir um pôr do sol lindo no topo do Morro do Pai Inácio, é recomendado visitar a Gruta da Pratinha, o Poço Encantado, a Cachoeira do Buracão, o Poço Azul e a famosa Cachoeira da Fumaça, que está entre as quedas d’água mais altas do país.

Fernando de Noronha

Este arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco é um sonho de viagem para muita gente. Contendo nada menos que 21 ilhas, Fernando de Noronha é um destino ótimo para quem gosta de um contato mais direto e simples com a natureza, com a possibilidade de ver tartarugas marinhas, golfinhos e áreas com vegetação densa.

 

Para chegar até o arquipélago, é possível pegar um voo saindo de Recife (PE) ou Natal (RN). Ao chegar lá, vale alugar um buggy para conhecer a Praia do Leão e a Enseada da Caieira. A Baía do Sancho foi considerada durante alguns anos a orla mais bonita do Brasil.

 

Para quem gosta de mergulhar, a Praia do Atalaia é parada obrigatória, já que se trata de um dos melhores lugares do mundo para essa prática, pois abriga inúmeras espécies de polvos, tartarugas e peixes coloridos, que contrastam com as águas cristalinas.

 

Antes de ir para lá, verifique a lotação do dia, já que somente 100 visitantes podem visitar o local por dia. À noite, vale ir à Vila dos Remédios, o principal núcleo urbano do arquipélago.

Lençóis Maranhenses

Este lugar impressiona pelo contraste entre as lagoas calmas e as dunas de areia fina e branca. Protegido por um parque nacional, existem diferentes opções de passeios saindo de cidades como Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Eles utilizam veículos 4x4, quadriciclo e até lancha. O preço mínimo a ser pago é R$ 40.

 

As lagoas são o principal atrativo dos Lençóis Maranhenses, sendo preciso ficar atento ao período do ano em que for viajar. O período das chuvas ocorre entre janeiro e junho, sendo maior em abril e maio. Essa é a melhor época para visitar a região, que estará no auge das cheias provocadas pela chuva, tendo lagoas mais fartas.

 

Não deixe de acompanhar um pôr do sol no topo de alguma duna, especialmente, aquelas localizadas nos arredores da Lagoa Bonita e da Lagoa Azul (em Barreirinhas), da Lagoa da Betânia e da Lagoa da Gaivota (em Santo Amaro), além de Lagoa da Capivara (em Atins).

 

A cidade de Santo Amaro é bastante conhecida por suas belezas naturais quase intactas, sendo que a Lagoa das Enseadas é considerada uma das mais impressionantes do parque.

Serra da Capivara

O estado do Piauí não costuma ser tão famoso quando se pensa nos lugares mais atrativos do nordeste, mas possui pontos incríveis. Um deles é o Parque Nacional da Serra da Capivara.