Mutirão recolhe 190 quilos de resíduos na Ilha do Mel

Foi uma parceria entre o Instituto Água e Terra, a ONG Eco Local Brasil e a população nativa da Ilha. 46 voluntários participaram do mutirão de limpeza das praias.

Por Assessoria 15/01/2021 - 11:14 hs

Cerca de 190 quilos de resíduos sólidos foram retirados da Ilha do Mel nesta terça e quarta-feira (12 e 13). A iniciativa foi uma parceria entre o Instituto Água e Terra (IAT), a ONG Eco Local Brasil e a população nativa da Ilha. Ao todo, 46 voluntários participaram do mutirão, ação que faz parte do movimento Somos da Ilha do Mel, organizado pela população local.

O material coletado foi transportado para o continente pelo IAT com auxílio de um barco e destinado pela Eco Local Brasil.

De acordo com o coordenador das atividades da ONG, Filipe Oliveira, a ação não busca somente a limpeza do ambiente, mas também transformar esses resíduos em produtos. “Coletamos estes detritos e os transformamos em tijolos, mesas e brinquedos, por exemplo. Eles são, depois, destinados para o uso da própria população”, explica Oliveira.

Dentro da Ilha do Mel, a escola municipal da praia de Encantadas possui um canteiro de hortaliças e uma mesa para jogo de damas, ambos foram construídos com materiais provenientes das ações de coletas de resíduos nas praias.

PARTICIPAÇÃO – A coleta e a destinação correta de resíduos sólidos são de responsabilidade da administração municipal. No entanto, durante os períodos de alta temporada, o Governo do Estado colabora com repasse de recursos extra para auxiliar na gestão de resíduos.

“A população flutuante aumenta muito no Litoral durante o período de verão. E é justamente para garantir uma melhor gestão destes detritos que o IAT oferece apoio para que as prefeituras realizem essas ações”, afirma Fernando Bunn, coordenador de Resíduos Sólidos do IAT.