Saiba quais são os tecidos mais usados em biquínis e maiôs

Moda praia pede tramas fechadas e que sequem rapidamente.

Por Assessoria 14/01/2021 - 14:44 hs

Conforto, beleza e discrição devem predominar nos trajes de moda praia. Por isso, a escolha do tecido para confeccionar biquínis e maiôs é tão importante.

                           

Do tecido em algodão até os sintéticos, há algo em comum: a matéria-prima deve ser leve e ter baixa capacidade de absorção de água.

 

Confira, a seguir, quais são os materiais mais comuns usados para a confecção dessas peças e as vantagens de cada um.

Lycra

Feito da combinação de poliamida e elastano, este é um dos tecidos mais utilizados para fabricar biquínis, maiôs e sungas. Além de absorver pouca água, a lycra tem como característica aderir ao corpo e secar rapidamente.

 

Ela é encontrada em cores e estampas variadas, conferindo versatilidade à indústria da moda. Outro ponto positivo é que o tecido não desbota com facilidade, mantendo-se bonito por muitos anos, mesmo se for usado com frequência.

Poliamida

Este é um tecido sintético, fabricado a partir de derivados do petróleo e do carbono. É altamente resistente, absorve pouca água e seca rapidamente, sendo facilmente usado nas confecções.

 

Esse material costuma ter grande durabilidade e facilidade de manuseio, podendo ser bordado, estampado e manipulado sem prejudicar a sua beleza. Ele também não desbota com facilidade.

 

A poliamida é uma das queridinhas das grifes de moda praia, podendo ser encontrada em várias espessuras, estampas e tramas. Em geral, o forro de biquínis, maiôs e sungas tende a ser feito 100% desse tecido, em uma baixa espessura ou gramatura.

Elastano

A principal característica deste material é a elasticidade. Derivado de polímeros petroquímicos, ele é um fio que tende a ser mesclado a outros na indústria da moda.

 

O elastano garante que o traje vai ficar grudadinho no corpo, marcando e valorizando as formas. É um tecido que também tem grande durabilidade, facilidade de manuseio e versatilidade, sendo frequente na moda praia e fitness.

Malha de algodão

A malha de algodão também é frequentemente usada para fabricar as saídas de praia, uma vez que é um tecido leve e seca rapidamente. Entretanto, não costuma ser usada exclusivamente para a confecção de trajes de banho, fazendo parte do forro ou compondo detalhes.

 

Um ponto negativo é que, apesar de extremamente confortável, o tecido tende a desbotar com as lavagens, não ficando tão bonito com o passar do tempo.

Nylon

Leve, de secagem rápida e extremamente versátil, este tecido pode ser encontrado em grande variedade de cores e estampas. Ele tem como vantagem a durabilidade e o fato de não se danificar facilmente durante a lavagem ou sob o uso de alvejante. Também é macio e agradável ao toque, por isso, pode ser usado nas saídas de praia e nos trajes de esportes aquáticos, como a jaqueta quebra-vento.

Trilobal

Este é um tecido sintético com todas as características da lycra. Soma-se a isso o fato de que ainda possui proteção contra os raios ultravioletas do sol. O material é resistente, não desbota na presença do cloro e nem se deforma facilmente. Pode ser usado em diferentes trajes de banho, incluindo camisetas com proteção solar.

Durabilidade

Os tecidos utilizados para a fabricação de trajes de banho devem ser resistentes e flexíveis, para poderem se moldar ao corpo. Esses materiais são submetidos ao contato com diferentes substâncias: sal do mar, areia, cloro da piscina, protetor e bronzeador, além dos produtos usados na lavagem.

 

Para as empresas que se dedicam à confecção de peças de moda praia, também é importante poder contar com versatilidade em termos de cores e estampas. Alguns dos tecidos podem ser encontrados com brilho, efeitos especiais e opacidade. Outros, mais básicos, variam apenas as tonalidades e a estamparia.