Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Empresas brasileiras representaram quase 50% da liderança no mercado de tecnologia em 2020, diz pesquisa da TGT Consult

Estudo feito com base nos relatórios ISG Provider Lens dos últimos 3 anos demonstra evolução das empresas locais no mercado de TI e as colocam lado a lado com grandes players multinacionais

As empresas brasileiras estão ganhando maior competitividade no mercado de tecnologia no Brasil, é o que revela um levantamento da TGT Consult, braço da ISG no país. De acordo com informações divulgadas nesta semana, 42% das empresas líderes em serviços e produtos de TI são brasileiras, enquanto 58% são estrangeiras com matriz ou operação local.

O levantamento traz uma análise de todos os provedores participantes dos estudos ISG Provider Lens no Brasil, nos quais um total de 282 empresas foram avaliadas durante o ano de 2020. Dessas, 107 foram colocadas como líderes em alguns dos 98 quadrantes.

Maurício Ohtani, pesquisador do ISG, explica que o número de empresas brasileiras de tecnologia ocupando o posto de liderança nos relatórios ISG Provider Lens cresceu 75%, em comparação com 2019. O levantamento revela ainda que há uma crescente entrada de empresas brasileiras nos relatórios. No último ano, o número mais que dobrou.

“Os dados demonstram que há uma evolução das empresas locais no mercado de tecnologia. Hoje elas já disputam em alguns segmentos com grandes players internacionais e têm ganhado cada vez mais espaço na oferta de serviços e produtos para transformação digital”, explica Ohtani.

Omar Tabach, sócio diretor da TGT Consult, ressalta que os segmentos em maior crescimento foram todos os que estão relacionados ao cloud. Ele explica: “Não é exagero dizer que 100% dos nossos clientes de consultoria estão em movimentos de migração para nuvem e vemos cada vez mais a escolha por empresas brasileiras para gerenciamento destes serviços. A pandemia da Covid-19 catalisou este movimento e trouxe uma maior urgência do mercado brasileiro para a transformação digital”.

Na classificação de nuvem pública, o ISG Provider Lens observou um crescimento significativo em empresas brasileiras no quadrante de Product Challenger em Managed Services e Transformation em grandes contas; e no quadrante de Líderes para os serviços de Transformation. Já em nuvem privada, também cresceu a liderança das brasileiras nos serviços de Managed Hosting e Colocation.

Outros serviços em destaque entre os fornecedores nacionais estão os de Customer Experience, Mobility Support e Agile Development.

“Resiliência e talento são as principais características que encontro para justificar esse crescimento. A maioria delas faz uso de dados, variados recursos e boa relação de parceria. Porque sem dados, você não sabe onde está. Sem recursos, não sai do lugar. E sem parceira, até poderiam chegar a alcançar seus objetivos, mas certamente levaria mais tempo”, comenta Ohtani.

 

Sobre a ISG Provider Lens™ Research

A série ISG Provider Lens™ Quadrant research é a única avaliação de fornecedores desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de outsourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa e América Latina, bem como nos EUA, Alemanha, Reino Unido, França, países nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro.

 

Sobre a TGT Consult

A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também representa da Information Services Group (ISG) no Brasil.

Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação. Para mais informações, acesse: https://www.tgt.com.br.

 

Sobre a ISG

A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de operadora de rede; estratégia e desenho de operações; mudar a gestão; inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para o digital, operando em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria e classe mundial de pesquisa e recursos analíticos com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login