Aplicativo Moto ganha atualização e prioriza acessibilidade e diversidade

Por Assessoria 05/01/2021 - 12:21 hs

São Paulo, 05 de janeiro de 2020 - A Motorola tem como compromisso proporcionar tecnologia significativa para todos. De grandes inovações, como telas dobráveis que cabem no bolso, a pequenas, como experiências de software customizáveis, a empresa sempre busca maneiras de atender as necessidades de todos os seus consumidores em todo o mundo. Esta visão também é o motivo por trás da atualização mais recente do aplicativo Moto, que traz alguns elementos de acessibilidade focados em diversidade, equidade e inclusão (DEI). 

O aplicativo Moto é uma plataforma envolvente onde os usuários encontram todos os recursos que tornam os smartphones Motorola tão fáceis e divertidos de usar. Nele, os usuários encontram as Moto Ações (como Gire para Captura Rápida e Agite duas vezes para ativar a lanterna), Moto Dicas e outros recursos que permitem aos consumidores customizarem a maneira como interagem com seu aparelho. Sabendo da importância do aplicativo Moto em ajudar os usuários a aprender e a entender todas as funcionalidades de seu smartphone, a Motorola quis assegurar que cada usuário pudesse acessar e entender as informações detalhadas incluídas no aplicativo. 

A partir da última atualização, os usuários encontram várias melhorias projetadas justamente para fazer isso: 

Design e Visualização de Informações: Usando o aplicativo Google Accessibility Scanner como ferramenta e guia, a Motorola redesenhou as informações da tela para facilitar a visualização, leitura e compreensão do conteúdo. Os tamanhos das fontes cresceram, as cores e contraste foram selecionadas com cuidado, os controles foram simplificados, e os rótulos ficaram mais precisos e concisos. Com essas atualizações visuais, a Motorola espera melhorar a experiência de smartphone de maneira geral. 

Ferramentas de Acessibilidade: Ao invés de replicar as melhorias que o Google faz com Android, a Motorola optou por incrementá-las para aperfeiçoar a experiência do consumidor. Um exemplo são as configurações de acessibilidade que vêm integradas a um dispositivo Android, como tamanho de fonte & tela, ajustes de cores ou movimentos, e leitores de tela. Ao acrescentar uma nova Moto Dica, focada inteiramente em Acessibilidade Android e em onde encontrar essas ótimas ferramentas, o foco está em aumentar a consciência e a visibilidade desses recursos.

Representação: O aplicativo Moto utiliza desenhos animados de pessoas para ilustrar melhor as ferramentas disponíveis nos aparelhos Motorola. “Ao abordarmos o estilo atualizado de ilustração, escolhemos utilizar os estilos selecionados pelo personagem (ex. roupas e acessórios), traços corporais (ex. estilo de cabelo, proporções, etc.), e atitude (ex. linguagem corporal e expressão facial) para definir diversidade,” disse Tim Schavitz, Gerente de Desenho Visual da Motorola.

Para o futuro, a Motorola quer continuar atualizando a experiência do aplicativo Moto para atender melhor as expectativas e necessidades de seus consumidores. Para tanto, continuará a coletar e ouvir os feedbacks dos clientes, bem como instituir um Comitê de Embaixadores de Acessibilidade. Todo o foco desse comitê estará em auditar os produtos, identificar  áreas para melhorias e proporcionar subsídios valiosos para que a empresa possa continuar a focar no desenho de tecnologia para todo mundo. 

A última atualização do aplicativo Moto está disponível agora no Google Play Store e virá pré-carregado em todos os futuros lançamentos da Motorola.