Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

ARAUCÁRIA: Fim do período de transmissão da Covid-19 não significa fim dos sintomas. Saiba o que fazer


ARAUCÁRIA: Fim do período de transmissão da Covid-19 não significa fim dos sintomas. Saiba o que fazer

Quem é infectado pela Covid-19 pode ficar com sintomas (sequelas) por um período muito maior que o período de transmissibilidade do vírus. Isso vem fazendo que um grande número de pessoas fique com dúvidas sobre a necessidade ou não de continuar em isolamento ou se podem, por exemplo, retornar ao trabalho. Entre as sequelas que podem permanecer por um tempo indeterminado estão a fraqueza, dor de cabeça ausência de olfato e paladar e até mesmo desconforto respiratório; esta última merece atenção especial. A avaliação desses casos pós período de transmissão fica a cargo das unidades básicas de saúde.

De acordo com o protocolo de saúde atual, pessoas que tiveram resultado positivo para Covid-19 e que não apresentaram complicações (com internação) podem encerrar o seu isolamento a partir do 11º dia após o início dos sintomas (se não apresentaram febre aferida a partir de 37,8º nas últimas 24 horas); assintomáticos que testaram positivo precisam entrar em contato com a Saúde para verificar cada caso específico. Para quem teve complicações o período de isolamento/tratamento é bem maior que 10 dias.

A alta do paciente significa que a pessoa não está mais transmitindo o vírus. Na persistência de sintomas (sequelas), o usuário deve entrar em contato com a unidade básica de saúde mais próxima para que seu caso seja reavaliado; não pela transmissão e sim pelos sintomas que ficaram. Em alguns casos poderá haver necessidade de prorrogação do afastamento, a ser determinado pelo profissional de saúde, conforme condição clínica para o período de recuperação.

É sempre importante lembrar que as UBS não atendem casos de pessoas durante o período de transmissão de Covid-19; este atendimento cabe ao Centro Especial de Combate ao Coronavírus (que funciona 24 horas no prédio do antigo NIS). O contato entre a UBS e as pessoas que aguardam resultado de teste para Covid-19 é feito via telefone ou por meio de visitas à casa do paciente.

DÚVIDAS? O Disk Corona de Araucária conta com profissionais de saúde na linha para esclarecer dúvidas e orientar os moradores sobre temas relacionados à Covid-19. O atendimento telefônico está à disposição das 7h às 19 horas, todos os dias da semana. O número de telefone é o 0800-642 5250 (ligação gratuita).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login