Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Evento cultural online tem animações, jogos digitais, cursos, palestras e Congresso de Ideias

Realizado pela comunidade acadêmica de Design de Animação e de Jogos Digitais, o UNICULT 2020 VOLTS amplia suas atividades para a economia criativa e vai até o dia 18 de dezembro, com programação aberta à comunidade

Até o dia 18 de dezembro, as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design, Comunicação e Artes do UNICURITIBA realizam o UNICULT 2020 VOLTS – Mostra de Produção Cultural Digital. Em um museu virtual ocorrem exposições de filmes em animação, jogos digitais, séries ficcionais e instalações artísticas, além de uma agenda diária de cursos, entrevistas, palestras, workshops, lives e um Congresso de Ideias. Tudo gratuito e aberto à comunidade, com transmissão ao vivo pela internet. Neste ano toda a programação é online e pode ser acessada em unicult.com.br.

Responsável discente pela direção de produção do evento, a estudante de Design de Animação Rilary Wallace Duarte Silva diz que o UNICULT é organizado desde 2018 pela comunidade acadêmica e orientado pelos professores. “O objetivo é experimentar a realização de um evento artístico, interagir com a sociedade, mostrar nossos trabalhos, receber especialistas e promover palestras e workshops. Uma forma de imersão cultural e relacionamento entre criadores e espectadores, além de uma excelente oportunidade de aprendizado durante todo o processo.”

Imersão cultural

O UNICULT está em seu terceiro ano. A edição 2020 VOLTS começou no dia 1º de dezembro. São três semanas intensas de atividades, com festa de encerramento e premiação no dia 18 de dezembro. A coordenadora da área de Arquitetura, Urbanismo e Design, idealizadora e curadora do evento, Lucina Reitenbach Viana, conta que nesta edição o evento sedia o I Congresso de Ideias, que discute propostas de mais de 250 autores distribuídas em diversos fóruns temáticos.

De acordo com a educadora, na primeira semana de evento, o canal UNICULT 2020 no Youtube teve mais de 1,2 mil visualizações em 29 vídeos, totalizando 248 horas de exibição e 50 inscritos, resultado do conteúdo produzido pela comunidade. “Ao fim do evento, será um ano de trabalho dos nossos estudantes condensado em três semanas de conteúdo, totalmente disponível para a comunidade”, diz.

A programação é ampla. Já na primeira semana mais de 240 pessoas participaram das atividades ministradas por diversos convidados, entre os quais nomes ilustres da área de animação no Brasil, como Vini Wolf, que foi diretor no Copa Studio (responsável por animações como Irmão do Jorel, Tromba Trem e Historietas Assombradas) e Kiko Mistrorigo (co-fundador da TV Pinguim, estúdio de animação responsável por animações como Show da Luna).

Museu Cult

A professora Marcia Maria Alves, orientadora de projetos e responsável pela curadoria artística da mostra, explica que tudo continua acessível nas playlists para quem quiser revisitar as obras ou para quem ainda não as viu. “Outra atração do evento, o Museu 2020VOLTS, conta com 52 obras digitais realizadas em 2020, durante a pandemia, e diversas trilhas de acesso ao acervo digitalizado do Museu Cult, reunindo mais de 100 obras das edições anteriores de 2018 e 2019.”

Organizado pelas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, com o apoio de Comunicação e Artes, o UNICULT ocorre sempre no mês de dezembro, momento em que grande parte das atividades regulares de ensino e aprendizagem já se encerraram. “É quando a verdadeira aprendizagem acontece, por meio da conexão significativa de tudo que foi vivenciado pelo estudante ao longo do ano”, explica a idealizadora Lucina Reitenbach Viana, que resume: “O UNICULT é a sala de aula sem paredes, sem começo e sem fim. É o ensino superior sem muros, a conexão entre propósito, educação, arte e ciência”.

De acordo com a coordenadora de cursos do UNICURITIBA, Ana Cláudia Stangarlin Fróes, nem mesmo o isolamento social desmotivou os estudantes, que souberam aproveitar as condições de produção impostas e ressignificaram o evento, normalmente realizado de forma presencial. “Eles encontraram novas formas de fazer as atividades e criaram outras oportunidades de conexão. Neste ano, além da programação que é sempre especial, eles tiveram o desafio de fazer um evento inteiramente digital e o resultado está incrível. Vale a pena conferir”.

SERVIÇO

O quê: UNICULT 2020 VOLTS – Mostra Digital de Produção Cultural

Quando: até 18 de dezembro,

Onde: Online - unicult.com.br

Quanto: gratuito




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login