Aumento de compras online elevam chances de golpes de cibercriminosos na Black Friday
Quarentena gera expectativa de alta nas transações online durante a data. Especialistas alertas sobre os principais cuidados na hora de ir às compras
Quarentena gera expectativa de alta nas transações online durante a data. Especialistas alertas sobre os principais cuidados na hora de ir às compras
A pandemia de coronavírus está promovendo diversas mudanças nas relações de consumo dos consumidores e a Black Friday, tradicional data de compras, também não escapará dessa situação. O instituto GfK, referência mundial em pesquisas de mercado, estima que as compras online deverão ser responsáveis por 42% do total de vendas das empresas participantes. A pesquisa também aponta que 52% dos interessados em adquirir algum produto na data (27 de novembro) deverão optar pelo e-commerce para providenciar suas compras.
Para Fernando Amatte, diretor de Red Team Services da Cipher, empresa do Grupo Prosegur especializada em cibersegurança, tamanho aumento de compras também deverá exigir mais cuidado tanto de consumidores quanto de empresas.
“Muita gente não irá para os shoppings e vai usar o computador ou celular. Elas precisarão tomar cuidado com a segurança nas transações para evitar dores de cabeça depois da data”, adverte.
Segundo Rogério Soares, diretor de Pré-Vendas e Serviços Profissionais da Quest Software, provedor global de software de segurança e gerenciamento de sistemas, a época é bastante convidativa para ataques de segurança digital e fraudes.
“A euforia pela procura de bons preços e ofertas acabe baixando a guarda das pessoas. A Black Friday, além de ser um desafio para a segurança digital as empresas, é, principalmente, um prato cheio para que criminosos se aproveitem dos clientes para roubo de dados importantes e informações bancárias”, avalia Soares.
Escondidas nas grandes promoções estão truques psicológicos usados na redação desses e-mails e banners. De acordo com Alex Takaoka, diretor de Vendas da Fujitsu do Brasil, técnicas aprimoradas de phishing e engenharia social estão cada vez mais sofisticadas.
“Estamos vendo um aumento em uma forma específica de phishing que levaria um receptor a acreditar que sua atividade privada de navegação na web potencialmente embaraçosa foi observada com spyware e será divulgado, a menos que um grande resgate seja pago”, avalia Takaoka.
A seguir, especialistas apontam alguns cuidados que o consumidor dever na hora de fazer uma pesquisa na internet ou mesmo fazer a operação para a compra do produto.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Oziel Fabrasil - Quais os cuidados necessários antes de aderir ao alongamento capilar
Jéssica Richert - Entendam.