Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Zeca Camargo narra documentário sobre depressão no Discovery

Coprodução local com a Mixer Films mescla depoimentos de especialistas a falas de pessoas que convivem com a doença.


Zeca Camargo narra documentário sobre depressão no Discovery Zeca Camargo em estúdio

Na quarta-feira, 9 de dezembro, às 23h45, o Discovery exibe o documentário original EXISTIR E RESISTIR: O DESAFIO DA DEPRESSÃO, uma coprodução local com a Mixer Films, com apoio da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson. Ao longo de uma hora de duração, o especial se baseia no relato de seis pacientes com  depressão, bem como de profissionais de saúde que discutem as características da doença, os desafios do diagnóstico e do tratamento.

Além da exibição no canal linear, o especial ficará disponível no Discovery.com a partir da mesma data; e de quinta-feira, dia 10, em diante, a produção também passa a integrar o catálogo VOD das principais operadoras. EXISTIR E RESISTIR: O DESAFIO DA DEPRESSÃO também marca a estreia de Zeca Camargo como narrador. Além do documentário, haverá sete pílulas de um minuto cada sobre o tema que serão exibidas tanto na TV quanto no site e nas redes sociais. Em social media, haverá ainda mais conteúdo voltado à depressão com o objetivo de educar a respeito da doença.

Mesclando as falas de médicos e pacientes, o especial desmistifica diversos assuntos relacionados à depressão e que vão desde fatores que contribuem para o surgimento dos quadros depressivos, à influência de fatores hereditários, dos hábitos de vida e das condições sociais, à eventual presença de ideação suicida. A importância do diagnóstico rápido e da busca pelas formas mais adequadas de cuidado para cada caso também são mensagem centrais.

A ampla discussão sobre o tema é construída a partir dos relatos de seis pessoas que convivem com a doença, quatro delas brasileiras: o comerciante Mauro Costa; a estudante de medicina Ana Carolina Oliveira; o psiquiatra do Hospital das Clínicas Rodrigo Martins Leite; e a modelo e atriz Talytha Pugliesi – eles estão entre os 11,5 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença no País. Também participam a escritora e jornalista colombiana Mariángela Urbina Castilla e a mexicana Maria del Rocio Garcia Rey, doutora em Letras. 

Tratando abertamente de suas histórias e dos estigmas que enfrentaram, essas fontes demonstram que a depressão é uma doença silenciosa, sem rosto definido ou classe social. Ao compartilharem suas experiências pessoais, mostrando os caminhos que vêm trilhando para enfrentar as fases da doença, e ao revelarem os procedimentos terapêuticos que funcionam melhor consigo, elas encorajam a procura por ajuda. Suas jornadas em busca de tratamento e de apoio contribuem para o importante e necessário diálogo que, por sua vez, combate mitos e preconceitos sobre a doença.

Junto aos depoimentos francos dos participantes estão entrevistas com médicos e especialistas do Brasil, México, Argentina e Colômbia. Entre eles está Luciana Sarin, psiquiatra da Escola Paulista de Medicina e da Unifesp; Humberto Correa, psiquiatra da Universidade Federal de Minas Gerais; e os também psiquiatras Rodrigo Córdoba, diretor do Departamento de Psiquiatria da Universidad del Rosario da Colômbia; Ricardo Marcelo Corral, Chefe de Pesquisa e Ensino do Hospital Borda; Daniel Mosca, Coordenador da Equipe de Fatores Humanos do SAME (Sistema Público de Emergências da Cidade de Buenos Aires), ambos da Argentina; e Juan Manuel Quijada Gaytán, da Universidad Nacional Autónoma de México. O panorama fornecido pelos profissionais auxilia os espectadores a compreender a configuração do quadro depressivo, os fatores que o compõem, além de trazer informações sobre pesquisas recentes e possibilidades de tratamento.

EXISTIR E RESISTIR: O DESAFIO DA DEPRESSÃO foi produzido com o apoio da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson. O documentário tem produção executiva de Adriana Marques e direção geral de Rodrigo Astiz. Eduardo Teixeira é o responsável pelo branded content pela Discovery Networks.

SERVIÇO

EXISTIR E RESISTIR: O DESAFIO DA DEPRESSÃO

Estreia: quarta-feira, 9 de dezembro, às 23h45

Classificação indicativa: 14 anos        

 

O Discovery Channel é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery Channel está presente em mais de 200 países e territórios.

©2020 Discovery, Inc. Discovery Channel e seu logotipo são marcas da Discovery, Inc. Todos os direitos reservados.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login