Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

6 perguntas para os candidatos das eleições municipais

Fundação Grupo Boticário propõe o debate de temas relacionados à proteção do meio ambiente no âmbito das cidades

Em vista das eleições que vão acontecer neste ano, com o primeiro turno marcado para 15 de novembro, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza convida os veículos de imprensa a fazer perguntas para os candidatos a prefeito e vereador sobre como eles pretendem, dentro das atribuições dos poderes municipais, criar cidades mais inteligentes e sustentáveis, assim como promover a conservação da natureza.

Para contribuir o debate desta temática, a Fundação Grupo Boticário propõe as seguintes questões, elaboradas com base em necessidades atuais das cidades brasileiras e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

1)    A conservação do meio ambiente ganhou destaque com o advento da pandemia e do debate de suas causas e efeitos. Como o(a) candidato(a) avalia que a gestão municipal pode contribuir para a conservação da natureza nos municípios?

2)    Cada vez mais cidades no mundo têm se comprometido com planos de retomada verde. Sabendo que a natureza é importante geradora de emprego e renda, como o(a) candidato(a) pretende integrar a conservação do meio ambiente aos setores produtivos da economia municipal?

3)    As cidades sofrem todos os anos com enchentes, no período de chuvas, e falta d´água, na estiagem. A infraestrutura verde já é reconhecida como uma solução bastante eficiente para auxiliar no combate a esses problemas, empregada em algumas grandes cidades com sucesso, como Wellington (Nova Zelândia), São Francisco e Califórnia (Estados Unidos), Edmonton (Canadá), Bristol (Reino Unido) e Curitiba (Brasil). De que forma o(a) candidato(a) pretende enfrentar essas questões? A infraestrutura verde é uma alternativa considerada no seu plano de governo?

4)    O município é responsável por uma grande parcela da rede de ensino, especialmente do Fundamental. O(a) candidato(a) considera importante fortalecer a educação ambiental na grade das escolas municipais?

5)    Qual sua proposta para ampliar e conservar as áreas verdes no município, considerando que elas comprovadamente colaboram para a saúde e o bem-estar da população?

6)    Os transportes representam uma parcela significativa das emissões de gases do efeito estufa no mundo. Quais estratégias de mobilidade urbana o(a) candidato(a) planeja adotar?

 
Sobre a Fundação Grupo Boticário
 
Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login