Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Europa no Brasil: 18 destinos que te levam a outro continente

Arquitetura, gastronomia e artesanato que remetem aos países do Velho Continente ajudam a dar o clima europeu às cidades brasileiras


Europa no Brasil: 18 destinos que te levam a outro continente

Conhecer diferentes cidades europeias é o sonho de muitos turistas de todo o mundo. No entanto, com a desvalorização do real frente ao dólar e a instabilidade econômica, arrumar as malas para zarpar para o Velho Continente pode comprometer o orçamento das famílias e inviabilizar a viagem. 

Para quem deseja vivenciar um pouco do clima europeu, sem precisar gastar muito, selecionamos 18 destinos nacionais que sofreram influência das colonizações, remetendo a países como Itália, Suíça, Alemanha, Holanda e até Finlândia, por meio do clima, da arquitetura e da gastronomia. 

O mais bacana é que dá para chegar a diversos desses lugares de ônibus, pela Viação Cometa, por exemplo, com conforto e comodidade.

  1. Penedo (RJ)

Colonizada pela comunidade finlandesa, a cidade serrana conta com arquitetura escandinava, lojas de artesanato e restaurantes de comida típica. Conhecida como Pequena Finlândia, a região conta com fábricas de chocolate e atrações especiais para o período natalino.

  1. Teresópolis (RJ)

Outra cidade da serra fluminense com influência europeia, Teresópolis foi colonizada por ingleses e tem até um parque com decoração medieval entre suas atrações turísticas.

  1. Paraty (RJ)

Caminhar pelas ruas da cidade é como voltar no tempo e visitar o bairro português de Almada, em Lisboa. Com casarões típicos e calçada de pedra, esta é uma cidade charmosa, que conquista os turistas. 

  1. Venda Nova do Imigrante (ES)

A capital nacional do agroturismo tem influências portuguesas e italianas. Na região serrana capixaba, o clima ameno, a natureza e a arquitetura têm atraído turistas de todo o país.

  1. Holambra (SP)

A colonização holandesa está presente em cada detalhe da charmosa cidade do interior paulista: arquitetura, plantação de flores, comidas típicas, artesanato e até atrações turísticas, como o moinho holandês e o parque Van Gogh.

  1. Castro (PR)

Outra cidade colonizada por holandeses, Castro também tem um moinho como atração turística, além de arquitetura e gastronomia tradicionais do país europeu.

  1. Pomerode (SC)

Quer se sentir na Alemanha? Visite esta cidade. A influência dos colonos é tão forte até hoje que cerca de 85% dos moradores falam alemão fluentemente.

  1. Treze Tílias (SC)

Charmosa e aconchegante, a cidade tem influência austríaca e recebe visitantes interessados em vivenciar um pouco da cultura do país, sem sair do Brasil.

  1. Blumenau (SC)

A cidade é conhecida internacionalmente por ter a segunda maior Oktoberfest do mundo, tradicional festa cervejeira de Munique, na Alemanha, que, por ser a original, ocupa a primeira posição.

  1. Colônia Witmarsum (PR)

Outro pedaço da Alemanha no Brasil, a pacata cidade ainda não figura entre os principais destinos turísticos nacionais, embora tenha grande influência da colonização presente em todos os seus detalhes.

  1. Prudentópolis (PR)

Para quem quer se sentir na Ucrânia, sem sair do país, esta é uma boa pedida. A cidade tem clima, arquitetura e gastronomia típicos da nação europeia.

  1. Bento Gonçalves (RS)

A famosa cidade da serra gaúcha remete à região da Toscana, na Itália, com seus vinhedos e casarões típicos. Este é o destino ideal para os amantes do vinho e da boa mesa.

  1. Gramado (RS)

Uma das cidades queridinhas dos turistas brasileiros, Gramado tem arquitetura europeia e colonização italiana. Dentre as atrações turísticas, destaca-se o passeio de Maria-Fumaça: uma verdadeira viagem no tempo com muito charme!

  1. Canela (RS)

Vizinha de Gramado, a cidade serrana também teve colonização europeia, principalmente, italiana e alemã, que se reflete em sua arquitetura e cultura.

  1. Paranapiacaba (SP)

Distrito de Santo André, Paranapiacaba foi fundada por profissionais estrangeiros, que estavam construindo a linha ferroviária do estado. A parte baixa da cidade, chamada de vila dos ingleses, tem arquitetura típica e até nebulosa, uma vez que a neblina tende a baixar rapidamente por conta da Serra do Mar. Já a parte alta teve influência portuguesa.

  1. Domingos Martins (ES)

Localizada na região serrada no estado, a cidade foi colonizada por imigrantes alemães e tem até um museu dedicado ao tema. Ainda pouco conhecida, tem ganhado relevância no turismo nacional.

  1. Campos do Jordão (SP)

Apelidada de “Suíça brasileira”, a famosa cidade tem grande procura durante o inverno, por conta da baixa temperatura e do famoso festival que combina música e gastronomia. 

  1. Alcântara (MA)

A região Norte recebeu grande influência da imigração portuguesa. Esta cidade, ainda pouco conhecida, reflete isso em sua arquitetura, com casarões e azulejos típicos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login