O que fazer para desenvolver o raciocínio lógico?

Por Assessoria 24/10/2020 - 21:06 hs


Se você pensa em prestar algum concurso ou olimpíada, deve saber o que fazer para desenvolver o raciocínio lógico.

Isso pode ser a diferença entre você ser mais um candidato ou mais um aprovado.

Não apenas no concurso ou olimpíada: quando você desenvolve seu raciocínio, consegue interpretar questões de maneira muito mais fácil (clique aqui para aprender 5 passos para interpretar problemas matemáticos).

Estimular seu raciocínio em problemas puramente lógicos vai te ajudar a “pensar fora da caixa”, e isso pode te ajudar, inclusive, no trabalho.

Ao longo desta breve leitura, irei lhe mostrar como os jogos podem ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico e quais são, além da importância do raciocínio lógico no trabalho.

Me acompanhe até o fim para descobrir exatamente o que fazer para desenvolver o raciocínio lógico.

O que fazer para desenvolver o raciocínio lógico

A primeira coisa a se fazer

Você deve procurar resoluções de exercícios de concursos e olimpíadas.

Deve começar a entender o mecanismo que a maioria dos professores usam para resolver desafios lógicos: o desenho.

O desenho, o rabisco, o esboço, só para passar pro papel as ideias que estão na cabeça. Isso é primordial pois ajuda a diluir as ideias.

Procure entender exatamente o que levou o professor a ter aquele raciocínio, e entender o segundo mecanismo mais importante: o questionamento e as proposições.

A maioria dos professores se questiona “para isso ocorrer, isso deve ter ocorrido, e consequentemente aquilo ocorrerá”.

Perceba que as proposições lógicas se aplicam perfeitamente aqui, e não apenas em questões que pedem o significado da junção de algumas proposições, por exemplo.

Você vai ver muita aplicação do “se... então”. Pois se tal fato se mostrar verdade, então outro fato acontecerá.

Você deve identificar esses detalhes na resolução das questões e tentar treinar esses mecanismos resolvendo a outras questões.

O mais importante é o treino e a aplicação.

Como os jogos podem ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico?

Os jogos, acima de tudo, estimulam a criatividade e ajudam você a traçar caminhos para encontrar uma resposta.

Isso se dá, em grande parte, devido a repetição.

Quando você executa uma tarefa repetidamente, executa cada vez melhor.

Logo, quando você se depara com uma fase ou momento de um jogo que exige um raciocínio mais complexo, vai trabalhar cada vez mais (e melhor) para destrincha-la.

Não só isso, os jogos exigem que você raciocine cada vez mais rápido e eficientemente, pois à medida que o nível aumenta, seu tempo para pensar no que fazer diminui.

Portanto, deve-se considerar o uso de jogos para melhorar o seu raciocínio tanto na infância quanto na fase adulta.

Ao passo que você melhora nos jogos, melhorará também o seu raciocínio.

como os jogos podem ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico

Quais são os jogos de raciocínio lógico?

Primeiramente, não apenas jogos virtuais são importantes para o seu raciocínio.

Separei uma lista com alguns dos jogos que mais estimulam (você pode deixar alguma sugestão nos comentários também), e a maioria não são jogados num computador ou celular.

  • Xadrez (H3)

É o principal, pois você desenvolve muitas áreas do cérebro ao mesmo tempo, e força o mesmo a pensar em saídas rápidas e eficazes.

No xadrez, cada movimento seu deve ser pensado 3 jogadas à frente, e uma vez que você domina esse mecanismo, conseguirá efetuar raciocínios extremamente eficazes em algum exame ou no seu dia a dia.

  • Sinuca (H3)

Não fique surpreso: a sinuca desenvolve a sua habilidade de pensar em várias possibilidades e no que acontecerá caso você tome qualquer decisão.

Na sinuca, você tem várias possibilidades de jogada, mas cada uma que você fizer pode deixar a vida do seu oponente mais fácil.

Logo, seu trabalho é pensar cada vez mais em como atacar e se defender ao mesmo tempo, ou seja, estar sempre um passo à frente.

  • War (Grow) (H3)

Existem vários jogos de tabuleiro que fortalecem sua capacidade de criar estratégias eficientes, mas um que vale o destaque é War.

Neste jogo, para conquistar seu objetivo, você deve analisar dezenas de possibilidades e levar em conta o que acontecerá caso você ataque determinado oponente em determinado local.

A chuva de possibilidades te dará a habilidade de criar uma estratégia de longo prazo em prol de um objetivo específico (e agir de maneira eficaz).

  • UNO (H3)

Parece um simples jogo de cartas para se divertir com os amigos, mas você pode desenvolver excelentes habilidades jogando UNO.

Novamente, este jogo se vale da capacidade que você desenvolve de pensar na jogada dos oponentes e criar uma saída para cada possibilidade.

Para isso, você guarda certa carta, faz uma jogada inesperada, escolhe certa cor...

Já se perguntou por que aquele amigo ou amiga sua vence a maioria das partidas de UNO?

  • Brain Out (H3)

Entrando na categoria de jogos eletrônicos, este jogo é puramente lógico: charadas que contém pegadinhas para desenvolver sua habilidade de pensar fora da caixa.

É um excelente jogo para estimular sua criatividade pois conta com diversos níveis e uma solução mais inesperada do que a outra.

É importante notar que, na maioria desses jogos, o que importa é a estratégia que você segue para vencer. Isso se conecta com as provas: o que importa no Enem, vestibular, concurso, é principalmente a sua estratégia de tempo e resolução.

Qual a importância do raciocínio lógico no trabalho?

qual a importância do raciocínio lógico no trabalho

A julgar pelo que você já viu neste artigo, a resposta mais lógica seria: a criatividade.

Infelizmente, a arte de buscar soluções é uma característica escassa nos trabalhadores de hoje.

A maioria quer apenas executar sua tarefa, ganhar seu salário, e caso dê algum problema, chama alguém da empresa pra resolver.

Não estou generalizando, porém, é importante que você saiba: você vai se destacar se tiver a capacidade de pensar fora da caixa.

Se tiver a habilidade de raciocinar de maneira eficaz para qualquer coisa, muitas oportunidades aparecerão no seu caminho.

Uma vez que você sabe raciocinar, você conseguirá também identificar qual delas é a melhor pra você e como prosseguir dependendo da escolha que fizer.

Lembre-se: é a estratégia que importa.

Conclusão

Neste artigo, você viu que o desenvolvimento do raciocínio lógico pode trazer imensos benefícios para você.

Para desenvolvê-lo, você pode usar os jogos, as perguntas de olimpíadas, questões de concurso, etc.

O que sempre irá fazer a diferença é a maneira como você interpreta cada ocasião e pensa mais a frente do que os demais.

A estratégia que você utiliza para responder a questões de exames ou se divertir jogando com os amigos pode abrir também muitas oportunidades de trabalho para você.

Se este artigo te ajudou, lembre-se que ele pode ajudar outras pessoas que tinham a mesma dúvida que você.

Portanto, compartilhe este artigo com seus amigos ou conhecidos para alcançar mais pessoas e para que os mecanismos do Google entendam que este conteúdo pode ajudar mais pessoas.

Um abraço e até o próximo artigo!