Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Agência Lupa expande comunicação com leitores com canal no WhatsApp

Agência receberá sugestões de checagem e público poderá acessar as verificações mais recentes via aplicativo

A Agência Lupa lança nesta quinta-feira (21) um canal no WhatsApp para verificar conteúdos e esclarecer informações falsas. Por esse canal, os usuários do aplicativo podem mandar sugestões de verificação que serão analisadas pela equipe da Agência Lupa. Sempre que o material for checável, os jornalistas da Agência Lupa produzirão o conteúdo e a dúvida será respondida através do perfil automatizado dentro do aplicativo. O projeto foi realizado em parceria com o WhatsApp e a desenvolvedora Meedan, uma das principais provedoras de serviços para negócios no WhatsApp.

 

“Essa ferramenta amplia o alcance do trabalho da Lupa, e, ao mesmo tempo, aproxima a agência do público. Ela fortalece nosso monitoramento do ambiente de informações falsas e permite ao nosso leitor mais um canal de comunicação conosco. Assim, ele tem mais acesso a informações verificadas na hora de tomar decisões que impactam a sua vida e a sociedade”, afirma Natália Leal, diretora de conteúdo da agência.

 

Para interagir com a Agência Lupa no WhatsApp, basta mandar um “olá” para o número +55 21 99193-3751. Ao receber a mensagem, o perfil da Lupa envia um menu, pelo qual o leitor escolhe mandar uma sugestão ou receber as últimas verificações produzidas pela equipe. Caso queira que a Agência Lupa verifique um conteúdo suspeito específico, basta que o usuário escolha a opção 1 e, após o “robô” confirmar o recebimento, envie sua dúvida.

 

Se o conteúdo já tiver sido verificado, o leitor receberá a checagem. Caso a equipe ainda não tenha checado a informação, ela será apurada e uma nova verificação será produzida sobre o assunto. As sugestões podem ser enviadas por texto, foto, vídeo, áudio ou link. Vale lembrar que a Agência Lupa não checa opinião, humor, projeções futuras ou fatos para os quais não existam dados públicos disponíveis, de acordo com a metodologia auditada anualmente pela International Fact-Checking Network (IFCN), a rede que reúne os checadores de fatos em todo o mundo.

 

“O WhatsApp tem implementado diversas medidas de combate à desinformação, tanto dentro quanto fora da sua plataforma. Uma das iniciativas de destaque é a parceria com organizações de checagem de fatos no Brasil e em diversos países. A recém-firmada parceria com a Agência Lupa para a criação de um canal no WhatsApp ampliará o acesso dos usuários a informações confiáveis dentro do aplicativo e somará esforços na luta contra notícias falsas”, reforça Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login