Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

O Tinder do agronegócio: plataforma online conecta vendedores e compradores de commodities e produtos agrícolas

Tecnologia usada é similar a dos aplicativos de relacionamentos, mas na YBY Online o ‘match’ é de bons negócios


O Tinder do agronegócio: plataforma online conecta vendedores e compradores de commodities e produtos agrícolas

Durante viagens à Minas Gerais, o jovem empreendedor carioca, Francisco Saraiva, percebeu que o excedente de algumas safras, como de eucalipto, acabava sendo usado para consumo local, sem destinação para a venda. O maior motivo: a dificuldade em encontrar compradores para aquelas quantidades reduzidas. 

 

Essa informação, aliada ao dado de que o agronegócio no Brasil – que representa cerca de 21,4% do PIB – cresceu 5,26% no primeiro semestre de 2020, em comparação com mesmo período do ano passado, ­– dados da CNA e Cepea/Esalq/USP – mesmo com os efeitos da pandemia do novo coronavíruS, fez a veia empreendedora de Saraiva enxergar um possível negócio. Foi quando ele teve a ideia de usar a tecnologia para unir vendedores e compradores de commodities e outros produtos agrícolas. 

 

“Tive a oportunidade de conversar com vários produtores de pequeno e médio porte. Analisando o mercado, começamos a mapear as necessidades deles e percebemos que essa falta de planejamento com o excedente da safra era muito comum. Foi aí, com base em um histórico bem recorrente, que convidei o Charbel Spinelli Tauil para ser o meu sócio e desenvolvemos a plataforma YBY Online”, conta Saraiva.

 

Charbel Spinelli Tauil explica que a tecnologia da YBY Online é similar a utilizada pelos principais aplicativos de relacionamento. “O vendedor cadastra os produtos, coloca preço, localidade e se exporta ou não. Tudo isso, gratuitamente. Na sequência, a plataforma faz o ‘match’ entre ele e o comprador que está em busca de commodities e produtos agrícolas. Tudo com muita segurança, já que todos os vendedores são autenticados”. A grande vantagem da YBY Online é a rapidez da operação que, em poucos cliques, permite que o negócio seja fechado. 

 

Para entender as necessidades dos usuários, além de participar de feiras e congressos, os sócios mantêm contato direto com produtores, a fim de fazer a comercialização cada vez mais eficiente e lucrativa para os pequenos e médios do setor do agronegócio. “Nosso país não criou Facebook, mas temos a maior safra de soja do mundo. Não inventamos o Google, mas temos o etanol. É um setor extremamente forte, que temos que valorizar e ajudar a melhorar. Com a YBY Online, conseguimos oferecer gratuitamente ao mercado uma ferramenta eficiente para a comercialização de commodities”, afirma Saraiva. 

 

Além das vendas

 

Os sócios fundadores da YBY Online não querem parar por aí, a ideia é expandir. “Estamos lançando também uma plataforma de curso de gestão para o agronegócio. Nela, vamos oferecer uma série de cursos e vídeos para auxiliar as pessoas nos processos e técnicas mais rápidas e eficazes de compra e venda. Tudo para que eles consigam acompanhar o agronegócio através do conhecimento e, assim, chegarem a novos patamares”, completa Charbel Spinelli Tauil. 

 

Para conhecer melhor a plataforma YBY Online ou se cadastrar, acesse o site www.ybyonline.com.br.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login