Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

O Que São Redes Sociais e o Objetivo de Sua Criação

 

O Que São Redes Sociais e o Objetivo de Sua Criação

Quando falamos de rede social estamos nos referindo a um público de bilhões de pessoas conectadas em tempo real a uma determinada rede, seja ela um site ou um aplicativo. 

São espaços virtuais onde as pessoas, ou empresas, mantém um relacionamento através de envio de mensagens, compartilhamento de conteúdo, troca de informações, partilha de fotos, buscas e pesquisas de conteúdo, marcas, empresas e outras referências.

Quando falamos de redes sociais algumas polêmicas acabam sendo geradas, como a ausência de privacidade, disseminação de falsas informações, mas, também necessitamos falar aqui da excelente ferramenta relacionada a publicidade e propaganda do seu negócio.

Em relação a publicidade entre as redes sociais existe uma imensa sucessão de possibilidades que aproximam o consumidor das empresas, negócios e também de outros clientes, permitindo uma interação pessoal maior e bem próxima, como a consumação de anúncios, produtos e serviços ofertados de forma mais eficiente, atingindo um vasto público.  

Sendo assim, todas as redes sociais servem aos mesmos propósitos, que são aproximação e conexão das pessoas, seja por interesse nas suas particularidades, compra e venda de produtos, exposição da marca, divulgação, para encontrar, buscar clientela ou ser encontrado por seus clientes.

Seja qual for o seu objetivo com o uso das redes sociais esse artigo apresentará esclarecimentos sobre o que são redes sociais, o objetivo de criação, relatando sua cronologia, as 05 principais redes sociais e fornecendo dicas de como utilizá-las ao seu favor ou em benefício do seu negócio, como por exemplo comprar seguidores no Instagram. 

Confira a seguir o artigo na íntegra. 

O que são redes sociais e seu objetivo 

Redes sociais podem ser definidas como plataformas virtuais que reúnem um público de bilhões de pessoas e empresas, conectadas em tempo real a uma determinada rede, seja ela um site ou um aplicativo.

Tem como objetivo conectar pessoas, empresas, com compartilhamento de informações entre os seus seguidores, seja de natureza pessoal ou profissional, comercial.

Para empresas permite compartilhar a visão da empresa, interação com o cliente, possibilidade de segmentar o público, informações em tempo real, mensurar resultados, expandir e conectar seus segmentos com clientela, engajamento com o público alvo, divulgação e contato direto com o cliente. 

Cronologia de criação

Uma breve cronologia da criação das redes sociais inicia-se em 1997, com um site que é considerado como a primeira rede social do mundo, permitindo que os usuários criassem um perfil e começassem a conexão com outros usuários membros do mesmo site. 

O site tinha basicamente o mesmo formato dos atuais sites e redes sociais mas era limitado a tecnologia daquela época. 

Após 1999, começaram a surgir os primeiros blogs e eles começaram a se difundir entre os usuários, que até hoje possuem um formato expressivo. 

Após a invenção dos blogs, as redes sociais ganharam mais espaço e aceitação entre os usuários, em 2020 outros sites ganharam destaque entre seu uso habitual.

Foi então introduzido o conceito de compartilhamento de fotos online, em 2004, foi lançado o que hoje é o expressivo e grandioso gigante das redes sociais, o Facebook.

Hoje destaca-se como o número um dos sites de rede social, atualmente possui cerca de mais de 2 bilhões de usuários.

Antes, o Orkut, que extinguiu-se em 2014, porém manteve o topo das redes sociais durante a sua atividade.

O Youtube surgiu de forma inovadora, em 2005, uma plataforma de vídeos com objetivo das pessoas se comunicarem e partilharem seus interesses.

O Twitter, surgiu em 2006, como um microblog que teve inspiração em SMS (mensagens de texto) com permissão dos usuários enviar suas mensagens "tweets" de até 140 caracteres. 

Início do ano de 2010 outras redes foram surgindo como o Instagram, Spotify, Foursquare com objetivo de preencher nichos mais específicos de interesse comum aos seus usuários.Relataremos mais a seguir as 10 principais redes sociais.  

Hoje, a variedade de plataformas é enorme quando referimos a redes sociais, muitas delas podem ser vinculadas entre si permitindo que o usuário compartilhe a mesma postagem, publicação e alcance o maior número de seguidores possíveis.

As 05 redes sociais mais utilizadas 

No Brasil aproximadamente 100 milhões de pessoas fazem uso ativo de alguma rede social. 

  1. Facebook - É uma plataforma das mais completas e de multivalência, permitindo a conexão de pessoas, geração de negócios, viralização de conteúdos, o que a torna perfeita tanto para perfis pessoais quanto profissionais e corporativos. .
  2. Instagram - Você pode postar fotos, postar e fazer vídeos ao vivo, Stories, enviar mensagens diretas e tantos outros recursos para incentivar a interação e engajamento com os seguidores. É possível também comprar seguidores para obter uma credibilidade maior na rede. Para tomar como base, são mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo. O Brasil, é o segundo no ranking com mais de 50 milhões de usuários ativos, então, comprar seguidor é uma excelente opção para destacar seu negócio, realizar um maior engajamento entre o público e expandir o alcance de captação de clientela.  
  3. LinkedIn - Apesar de apresentar semelhança com outras redes sociais, o LinkedIn é focado em relações e contatos profissionais. Um perfil é criado como se fosse um currículo online, no qual você coloca suas habilidades e experiências, as empresas podem utilizar a rede para encontrar colaboradores, fazer recrutamento, divulgar material e falar sobre a sua trajetória. São mais de meio bilhão de usuários ativos na rede.
  4. Twitter - Utilizado por vários públicos específicos, é bastante utilizado para as pessoas compartilharem momentos, como um comentário sobre um reality show na TV ou algum evento que esteja em foco momentaneamente, por exemplo.
  5. WhatsApp- Plataforma de troca de mensagens instantâneas mais popular no Brasil.Promove a facilidade de trocar mensagens, a plataforma é gratuita, o que assustou bastante as empresas de telefonia no mundo inteiro.WhatsApp é texto, áudio, imagem,vídeo, ligações e chamadas de vídeo por ele. Além disso, a última atualização da plataforma possibilita seus usuários postagem de fotos para serem vistas durante 24h no Status, assim como no Instagram.

Após a escrita deste artigo, chego a conclusão de que seu cliente possivelmente faz uso de alguma das redes sociais apresentadas. Essa perspectiva, de uma marca que deseja criar um relacionamento duradouro com seu público, acompanhar tendências, gerar engajamento, mais oportunidades de negócios, deve manter-se ativo nas redes sociais.

Não importando se a sua empresa é de pequeno ou grande porte, para todos os casos, as redes sociais trazem diversos benefícios para seu negócio. A utilização das redes sociais permite uma maior expressão do seu negócio, alcance de novos clientes, revertido em lucro. Então, aproveite as dicas que acompanhou ao longo do texto e construa uma estratégia com auxílio desta ferramenta inovadora e promissora da tecnologia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login