Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Cursos online grátis: conheça os riscos por trás dessa prática

Quando falamos em cursos livres online ainda é comum ver gente meio desconfiada, e não é para menos, afinal existem muitos portais que não se preocupam nem um pouco com o aprendizado do aluno, são verdadeiras máquinas de venda de certificados.

Normalmente, esses sites oferecem os chamados cursos online grátis, mas que na verdade de curso não tem nada e de grátis menos ainda. Decidimos enumerar, portanto, os 5 maiores riscos de se fazê-los.

1. Ausência de conteúdo

Nada é mais recorrente em alguns portais de cursos online gratuitos do que NÃO encontrar bons conteúdos.

Infelizmente parece ser comum disponibilizar apenas um manual ou apostila de determinado assunto e apontar aquele material como curso.

Não é errado disponibilizar manuais de softwares por exemplo, no entanto, o curso deve conter mais conteúdo. Esse tipo de prática faz com as empresas ofereçam milhares de “cursos” em seus sites, passando a falsa ideia de multi-pluralidade de cursos.

2. Certificados inválidos

Quem procura se certificar para o mercado de trabalho, provavelmente já se deparou com anúncios contendo os seguintes dizeres: “cursos online grátis com certificado em 30 minutos” ou “obtenha seu certificado em curso online na hora”. Muito cuidado nessa hora, você poderá estar se deparando com falsificadores ou mesmo com os chamados charlatões.

Outra prática recorrente são as empresas que liberam mais de um certificado ao mesmo tempo, ou aquelas que os liberam com poucos dias. Façamos uma continha rápida: imagine que você precisa de um certificado de 120 horas para conseguir aquela progressão na carreira, e empresa de cursos online diz que pode liberá-lo no prazo de 5 dias. Mas, como assim 5 dias?

Isso seria o mesmo que dizer que você estudou 24 horas por dia (120h/5d=24h), sem pausas, sem dormir. Como sabemos que isso não é possível, é bem provável que seu certificado não seja aceito na empresa ou instituição a qual você pretende apresentá-lo. Quando a gente está precisando de um certificado, o que vale mesmo é não deixar para última hora, investir um valor justo pelo curso e estudar o conteúdo.

3. Site inadequado para estudos

Estudar online não é tão simples quanto parece. É extremamente recomendado que as empresas ou instituições desenvolvam um AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Um AVA bem estruturado é capaz de manter os conteúdos separados por interesse ou área, ele deve ser de simples compreensão e fácil domínio.

É no Ambiente Virtual de Aprendizagem que o material de todo o curso deve estar disposto, mas não é isso que vemos em alguns portais que oferecem cursos grátis online, muito pelo contrário, o mais comum é a total ausência de estrutura e links jogados de qualquer maneira pelo site.

4. Falha na segurança

Uma empresa que não preza pela segurança de sua certificação não preza por sua reputação, logo, não pode ser considerada séria.

Para que haja um controle sobre os certificados emitidos, é preciso adotar algumas medidas antifraude, como: uso do QR-Code e também da chave de autenticação. Ambos os métodos permitem que as certificações sejam validadas a partir de uma simples consulta no site da empresa emissora da certificação.

5. Credibilidade comprometida

Há quem diga que preço é tudo, mas quando falamos de cursos online gratuitos, todo cuidado é pouco. Não lhe parece estranho que uma empresa ofereça milhares de cursos e não cobre valor algum por eles? Será que esses “cursos” demandaram a dedicação necessária ao serem elaborados?

Sabemos que toda empresa possui gastos e precisa pagar suas contas, e que contratar profissionais competentes para elaborar bons conteúdos custa caro, logo, trago a você à pergunta derradeira: por que investir no duvidoso?

Ter um certificado recusado deve ser bem frustrante e também pode acontecer aquela situação embaraçosa entre você e outros funcionários da empresa. Imagine ainda que o local em que você trabalha pode até mesmo abrir um processo administrativo para averiguar a legitimidade do seu certificado.

É importante ressaltar que acreditamos na existência de portais de cursos online grátis sérios, seja para aprender inglês, informática, ciência ou direito.

Entretanto, cabe ao interessado fazer uma pesquisa minuciosa para quem sabe encontrá-los, porém, para evitar dores de cabeça, minha dica é a seguinte: invista um valor justo no seu curso ou coloque sua conta em risco.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login