Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Estrategista do franchising pontua sobre como não errar na hora de investir em uma franquia

Gênio dos negócios com mais de 1.400 franquias como clientes, Lucas Atanazio, CEO do Grupo ATNZO, aconselha quem opta por ser um franqueado ao invés de começar um negócio do zero


Estrategista do franchising pontua sobre como não errar na hora de investir em uma franquia

Comprar uma franquia pode ser uma ótima jogada para o empreendedor que não quer criar um novo negócio do zero. Em teoria, os franqueados adquirem um modelo funcional em todos os níveis, desde o branding até precificação, posicionamento da marca e público-alvo definido.

 

Sendo assim, as pessoas buscam investir em franquias, independentemente do setor, por se tratar de um modelo de negócio testado, estruturado, mas é importante que o empreendedor leve em consideração alguns pontos antes de adquirir sua franquia. Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO e Imortal da Academia Brasileira de Escritores, pontua alguns caminhos para que o investidor não erre ao optar por se tornar um franqueado.

 

“Apesar do investimento em franquia não significar garantia de sucesso, dados mostram que as chances são bem maiores de que negócios independentes. Há ótimas vantagens, porém também há desafios no caminho. É importante realizar uma avaliação detalhada para que a pessoa não erre, principalmente se está investindo todas as suas economias”, declara Lucas.

 

Identificação

Se o próprio franqueado for cuidar da operação, tem de haver identificação com a área escolhida. Isto não significa que se for abrir uma franquia de coxinhas, por exemplo, ele deva ser apaixonado por salgados, mas, sim, que goste de tratar com público. Se o perfil da pessoa é de não gostar muito de tratar com pessoas o ideal é que ela não entre no varejo e dê preferência por tratar com computadores, por exemplo.

 

Local

É importante que se entenda qual a porcentagem de dependência que a escolha do ponto comercial tem no sucesso do modelo que está escolhendo. Muitas franquias não deslancham porque são implantadas em praças saturadas e isto também é algo que as próprias redes de franquia têm que auxiliar. Também existem muitas redes em um tipo de expansão “canibal”, na qual o core business deixa de ser o negócio em si e passa a ser a busca por “taxas de franquia”. Esses casos costumam ser o início do fim para as redes.

 

Consulte o Plano Financeiro da Franquia

Analise as variáveis e transfira as projeções ao cenário de onde pretende abrir. Faça contas simples que indiquem por exemplo quanto será necessário vender para suprir custos fixos, funcionários, recompra e não se prenda somente ao cenário otimista que te apresentarão. O mercado não é tão engessado quanto os números de uma planilha, muitas vezes, mal elaborada.

 

Conheça uma unidade

É importante que o investido não só conheça, mas passe um tempo na unidade. No mínimo, um dia inteiro. Pode ser na loja piloto ou na unidade mais próxima de sua cidade, não tem problema. A ideia não é analisar a beleza da arquitetura, mas conhecer o básico da operação, analisar os horários de maior movimento, as dificuldades e os processos.

 

Conheça a concorrência

É muito importante dar uma volta na cidade, conhecer os concorrentes, consultar o cardápio ou menu de serviços de outras marcas, visitar, ver os horários e hábitos de consumo nestes estabelecimentos. O futuro franqueado não precisa ter vergonha de conversar com o dono, gerente ou funcionário e de ver como estão as coisas. O principal é se atentar se o mercado da praça não está saturado e qual é a fatia que vai sobrar.

 

Histórico

Converse com franqueados da rede. Caso seja franquia nova, analise as documentações, histórico e, principalmente, veja quem está por trás da marca e/ou cuidando de sua expansão. Existem pessoas e empresas especialistas em vender franquias. Sim, só vender. Estão mais preocupadas em alcançar números de unidades do que focadas no sucesso do franqueado. Não é difícil de encontrar pontas soltas. Uma dica é pesquisar a marca e os nomes dos envolvidos em sites especializados em reclamações do consumidor, por exemplo.

 

Leia tudo

Por fim, leia todas as documentações que te enviarem, página por página. De preferência, leve a um especialista. Vai investir o dinheiro da sua vida, suas economias? Então trate de se aprofundar nas normas de funcionamento, compras, suporte, entre outros aspectos que farão toda a diferença no sucesso do negócio.

 

“Descrevi uma infinidade de processos, mas, em poucos dias, é possível obter todas essas informações, optar pela franquia correta e alcançar o sucesso que se espera”, finaliza o estrategista.

 

Para mais informações sobre Lucas Atanazio Vetorasso, acesse: atnzo.com.br.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login