Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Moradores e turistas da Ilha do Mel ganham novas estruturas

São trapiches em Nova Brasília e Encantadas, adequação de passarelas para pedestre, limpeza, roçada e raspagem de valas, galerias, córregos e canais. Estão previstas nova praça de alimentação e melhorias nas bilheterias.

A Ilha do Mel, no Litoral do Paraná,  recebeu obras de infraestrutura neste ano para atender moradores e turistas. Foram concluídas limpeza, roçada e raspagem de valas, galerias, córregos e canais, além de adequações e construções de passarelas e escada.

As obras são do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Elas se mostraram necessárias para atender as demandas dos moradores e também levou em conta o número crescente de turistas, que chegou a 70 mil pessoas na última temporada, entre os meses de dezembro e fevereiro.

Importante elemento para a dinâmica ambiental e econômica da região, a ilha também possui um papel fundamental para o equilíbrio e preservação de ecossistemas. “A Ilha do Mel é um bem precioso dos paranaenses no Litoral do Estado e merece nossa atenção”, destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

“Para garantir condições adequadas, principalmente durante períodos de cheia, foi identificada a necessidade de limpeza, roçada e raspagem das valas, galerias, córregos e canais, evitando a vedação e o alagamento das áreas ao redor desses locais, além da implantação de passarelas elevadas”, explicou o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro. A limpeza de canais, córregos, valas e canaletas foram feitas na Praia Grande, Belo, Fortaleza, Farol, nas trilhas e nos morros.

PASSARELAS - A readequação das passarelas e escada tem o objetivo de proporcionar um local seguro para os moradores e visitantes, fornecendo travessias dos canais, córregos e valas, por exemplo. Além disso, oferece infraestrutura adequada para o grande fluxo de pedestres e suporte adequado a travessias para os carrinhos elétricos dos guardas municipais e de coleta de lixo.

Foram feitas adequações em 12 passarelas existentes em Nova Brasília, com instalação de guarda-corpo onde não havia, e construídas três novas estruturas próximo à Praia de Fortaleza, na Trilha de Fortaleza e na Praia Grande. Em Encantadas, foram realizadas melhorias em 12 passarelas e uma nova foi construída em frente à Escola.

EM LICITAÇÃO - Estão em processo de licitação uma Praça de Alimentação, a revitalização da Praça ao Ar Livre na Praia de Encantadas e a adequação de bilheterias nas Praias de Encantadas e Nova Brasília.

O projeto da Praça de Alimentação prevê dois sanitários, um centro de informações aos turistas, pontos comerciais, restaurantes e uma central de segurança, além de espaço adequado para a separação e armazenamento dos resíduos sólidos, alternativas energéticas econômicas e sistemas de tratamento de águas e esgotos.

Já na proposta de revitalização da Praça ao Ar Livre está a criação de seis novos quiosques para atendimento aos turistas, em consonância com critérios do Ministério do Turismo que insere a Ilha do Mel como prioritária para a promoção internacional.

O espaço para informações turísticas existente na Praia de Encantadas será transformado em bilheteria, atendendo a demanda da nova legislação da Ilha do Mel. As bilheterias da Praia de Nova Brasília serão alocadas em um espaço existente dentro do Receptivo de Brasília, que serve como entrada e saída dos usuários, para acesso ao trapiche. Na Praia de Nova Brasília será necessário, também, a troca e a substituição de algumas telhas, danificadas pelas condições climáticas.

 

Box 1
Nova Brasília e Encantadas terão novos trapiches

A empresa pública Portos do Paraná prevê a entrega dos dois novos trapiches da Ilha do Mel até o final da temporada de 2021. Localizados nas praias de Nova Brasília e Encantadas, as obras nos equipamentos fazem parte de medida compensatória de licenciamento ambiental da dragagem de aprofundamento, conforme orientação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Até o momento, relatórios oficiais da empresa responsável pela obra indicam que já estão com 60% das melhorias concluídas. Enquanto avança a reforma, o diretor de meio ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, faz um alerta aos moradores e visitantes. “Nesse momento em que os trapiches estão em processo de reformas e melhorias, é necessário que a população mantenha distância e respeite o isolamento da obra, para evitar que ocorram acidentes”, explica.

 “Ambos os trapiches receberão uma área flutuante, que dará acessibilidade e conforto aos usuários no embarque e desembarque de passageiros”, disse. Os dois trapiches, segundo Santana, estão sendo reformados de acordo com as premissas de durabilidade e baixa manutenção.

 

Box 2
Estruturas existentes receberão várias intervenções

São várias as intervenções que estão sendo efetuadas nas estruturas existentes: novas coberturas, novos guarda-corpos, iluminação, piso (no trapiche da Encantadas), substituição de escadas de acesso às embarcações, novas defensas para preservação da superestrutura e cabeços de amarração para as embarcações, execução de novo quebra-ondas (no trapiche de Encantadas), mobiliário e demolições localizadas.

Novas estruturas também estão previstas no projeto, como um píer constituído por três flutuantes e estacas de fixação, rampa articulada de acesso, flutuantes intermediários e estacas de fixação, acessórios de atracação e amarração, placas de sinalização turísticas e de segurança e iluminação em LED.

TEMPORÁRIO - Para atender a população durante as obras, o IAT realizou a locação de trapiches temporários. Eles foram utilizados na última temporada de verão e continuam à disposição dos moradores e turistas até o término das obras realizadas pela Portos Paraná.

“Os trapiches atuais oferecem toda a segurança necessária, com acessibilidade, e estão atendendo as demandas sem incidentes”, disse José Luiz Scroccaro, do IAT.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login