Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Dia da Criança: Sergio Tannuri faz importantes alertas aos consumidores

O advogado Sergio Tannuri, especialista em Direito do Consumidor, faz um alerta importante aos pais e parentes no momento das compras para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Costumeiramente, esta é uma das datas que mais movimenta o comércio e os consumidores precisam estar atentos, observando fatores importantes na hora de efetuar as compras, especialmente dos brinquedos.
 
Como se deve agir diante de um acidente de consumo, que coloca em risco a saúde e a segurança de uma criança? Quem responde em caso de defeito do brinquedo? Quais os seus direitos ao adquirir brinquedos em comércio popular?
 
Essas e outras dúvidas podem surgir para os pais que querem presentear os seus filhos. “Estamos próximos de uma data tradicional e que movimenta bastante com o comércio nacional, principalmente o relacionado ao mercado de brinquedos e artigos infantis. Além de todos os cuidados habituais na hora de efetuar a compra, por envolver as crianças, o consumidor precisa estar com atenção redobrada”, relatou Tannuri.
 
“Existem comerciantes que vendem produtos de segunda linha, feitos em mercados paralelos e sem as adequações necessárias de segurança, ou seja, não passando pelos importantes e necessários testes realizados em sua maioria pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Desta forma, ao levar um brinquedo para presentear uma criança pequena, por exemplo, é preciso verificar a sua origem e se ele traz algum risco de segurança, seja no manuseio ou mesmo com peças que podem se soltar”, acrescentou Sergio.
 
“Importante também verificar a faixa etária que o brinquedo é destinado e se ele está completo (com todas as suas peças e fechado). Em caso de contar com materiais perecíveis (tintas, massinhas, pinturas e coisas do gênero), é preciso verificar se está dentro da validade e se os itens não são tóxicos. Se não houver segurança, não compre e recorra imediatamente ao órgão de proteção do consumidor da sua cidade”, complementou o advogado.
 
Além desses cuidados, Tannuri faz outro alerta. “As compras pela internet ganharam força com a pandemia e o isolamento social, desta forma, muitos golpistas passaram a agir, tentando lesar o consumidor de bem, no momento das compras online. Por isso, é preciso estar atento ao site de vendas:  pesquisar sua procedência, saber se existem reclamações na internet e nos órgãos de proteção ao consumidor, se existem informações da empresa (CNPJ e endereço) e se ela emite nota fiscal, entre outras coisas”, explicou.
 
O advogado mantém em seu site oficial – www.tannuri.com.br – diversas informações relevantes aos consumidores, artigos ou reportagens, além de e-books relacionados ao Direito do Consumidor.
 
E Sergio Tannuri viveu experiências bem-sucedidas na Band, programa ‘Aqui na Band’; na Rede Record, no quadro ‘Patrulha do Consumidor’, e na TV Gazeta, com várias participações no programa ‘Todo Seu’ e também no programa ‘Mulheres’. 
 
Atualmente, o advogado apresenta o “Tannuri Pergunta”, um programa de entrevistas, em sua página oficial no YouTube, com personalidades de diversas áreas do cotidiano.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login