Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Amantes de trens elétricos realizam 2º Encontro Virtual de Ferreomodelismo

Em razão da pandemia, ferreomodelistas de vários estados, e até de outros países, se reunirão entre 10 e 12 de outubro para mostrar maquetes e falar sobre um dos hobbies mais antigos do mundo


Amantes de trens elétricos realizam 2º Encontro Virtual de Ferreomodelismo

Um grupo de apaixonados por trens realizará, entre 10 e 12 de outubro, o 2º Encontro Virtual de Ferreomodelimo. O evento é organizado pelo grupo Encontro Virtual de Ferreomodelismo, liderado por Luciano Coimbra, de Santa Maria (RS); Renato Albano Petersen Filho, de Porto Alegre (RS); Luiz Augusto Pelisson, de Curitiba (PR); Nacho Rebollo, Alexandre Manzini, Jonas Galdêncio e Eric Paul, todos de São Paulo. A estimativa deles é que cerca de 10 mil apreciadores deste hobby participem desta edição, que distribuirá 50 prêmios em sete categorias de concursos, incluindo vídeos e fotos.

As categorias são as seguintes: operação de maquete (vídeo de até 3 minutos com alguma manobra de trem elétrico), tutoriais (vídeo no qual o participante mostra alguma técnica de ferreomodelismo, seja para fazer uma árvore, montanha, pintura, implementação eletrônica, entre outros itens), diorama pré-feito (foto de um pedaço de uma maquete já existente, com um cenário mais detalhado), diorama inédito (foto da confecção do diorama), customização (customizar uma locomotiva ou um vagão), foto de cenário de maquete e foto de trem real.

“Após o sucesso da primeira edição, realizada em abril deste ano, resolvemos organizar um segundo encontro, até como homenagem ao Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Será possível conhecer maquetes maravilhosas que são fixas nas casas dos ferreomodelistas e com tamanhos que tornam inviáveis serem transportadas para eventos físicos. Esse encontro aproxima ferreomodelistas até de outros países, a custo zero, pois eles podem mostrar suas maquetes e projetos de ampliação melhor até do que presencialmente. É a tecnologia encurtando distâncias e proporcionando uma interação sem precedentes no hobby. A maioria absoluta contou que começou a se interessar pelo hobby com uma caixa básica da Frateschi”, explica Renato Albano Petersen Filho, um dos organizadores do evento. A Frateschi é uma das apoiadoras do 2º Encontro Virtual de Ferreomodelimo e única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Ela está situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

A primeira edição do evento teve a participação de pessoas de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Ceará. Houve a participação até de pessoas de outros países, como Itália, Portugal, Peru, Argentina e Uruguai. O 2º Encontro Virtual de Ferreomodelimo terá como patrono o ferreomodelista Paulo Moretti, de Piracicaba, falecido em abril de 2018.

Quem quiser acompanhar o evento, basta acessar o link https://www.facebook.com/groups/592291658340910/?ref=share. Nele já constam entrevistas de ferreomolistas do Brasil, como José Balan, de Curitiba; e Jayme de Souza Filho, de São Paulo; e também do exterior, como o dinamarquês Pelle Søeborg, editor da Model Railroader; Thorsten  Ströven, conceituado modelista alemão e Leszek Lewinski, modelista e produtor de vídeos polonês.

Origem do hobby

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

De norte a sul do Brasil, muitas pessoas têm se interessado pelos trens elétricos em miniatura, seja por pura diversão, hobby ou mesmo para preservar a memória ferroviária do país. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, diz Lucas Frateschi, diretor da Indústrias Reunidas Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil por meio da prática do ferreomodelismo. Há mais de 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login