Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Mato Grosso inicia biometria em alta definição nas maternidades

A coleta de dados de recém-nascidos previne sequestros e troca de bebês


Mato Grosso inicia biometria em alta definição nas maternidades

A Perícia Oficial e Identificação Técnica de (Politec) do Mato Grosso iniciou um projeto piloto que amplia a cobertura na identificação civil de crianças no estado. A partir da coleta de impressões digitais em alta definição ainda na maternidade, será possível a emissão de RGs de recém-nascidos.  A iniciativa auxiliará na prevenção de sequestros e trocas de bebês nas maternidades. Para isso, será utilizada uma tecnologia inédita no mundo e que foi desenvolvida pela startup brasileira Natosafe.

As primeiras coletas foram Cuiabá, onde papiloscopistas testam a plataforma de identificação biométrica desenvolvida para crianças de 0 a 5 anos, denominada “INFANT.ID”. Na fase de testes, por semana serão coletadas diversas imagens em alta definição das digitais de recém-nascidos e mães, além das palmas e planta dos pés dos bebês.

“A plataforma tem alta resolução de imagem e ergonomia, o que permite precisão e facilidade na hora de usar. Essa biometria irá enriquecer um banco de imagens com padrões de alta qualidade, facilitando pesquisas com maior precisão, contribuindo para a erradicação de sub-registro e garantindo a segurança das crianças mato-grossenses”, explica o CEO da Natosafe, Ismael Akyiama.

Cada impressão digital identifica uma única pessoa. Por isso, a biometria é usada nos principais documentos de identificação e é uma importante aliada na solução de crimes. Infelizmente, falhas na identificação biométrica em todo o mundo contribuem para a vulnerabilidade do sistema, expondo a risco especialmente as crianças, que são as principais vítimas de sequestro, tráfico internacional para exploração sexual e adoção ilegal.

O Brasil é o primeiro país do mundo a contar com a tecnologia que permite captura, análise e exportação de digitais em alta definição, além de envio e disponibilidade das imagens coletadas para as autoridades públicas, desde o minuto zero de vida de uma criança. O scanner biométrico desenvolvido pela Natosafe e batizado de NILMAONE foi certificado pelo norte-americano FBI (Federal Bureau of Investigation), a maior agência policial do mundo. O sistema já foi adotado pelos governos de Goiás e Pernambuco.

Sobre a Natosafe

A Natosafe é uma empresa brasileira criada com o propósito de contribuir para um mundo mais seguro. Pioneira no segmento “INFANT ID”, ou solução de identificação infantil, a companhia se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de identificação biométrica para crianças de 0 a 5 anos. A plataforma INFANT.ID é a primeira no mundo capaz de coletar impressões digitais com alta qualidade desde as primeiras horas de vida de um bebê.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login