Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

A LAPA E O ENSINO TÉCNICO


A LAPA E O ENSINO  TÉCNICO

Nesta sexta-feira, 18,  10 horas da manhã a Lapa se reencontra com sua história. Uma videoconferência, trará o Reitor do Instituto Federal do Paraná Prof. Odacir Zanatta, para falar das parcerias que poderão ser implementadas entre o município e a instituição. A ação faz parte do programa de Retomada do Desenvolvimento: A LAPA E O NOVO NORMAL, que tem buscado parcerias e recebido apoios como do BRDE-Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e SEBRAE-PR. Márcio Assad, coordenador geral do programa, se diz muito confiante no futuro e conta uma história que remonta sua infância: " Minha geração, sou nascido em 1964, tinha dois sonhos comuns para a Lapa: A construção de um ginásio de esportes e a instituição de uma faculdade. Aproveitando uma oportunidade que o Ney Braga veio a Lapa e os laços de profunda amizade familiar com nosso mais ilustre conterrâneo, me postei na entrada do "pavilhão" do Colégio General Carneiro, para fazer esses pedidos ao querido lapeano. Observação eu deveria ter uns 12 anos de idade, mais ou menos. Não deu outra quando ele foi entrar, furei o bloqueio com a ajuda de um parente de mamãe que era um dos principais assessores, ao que fui recebido com uma abraço e perguntas sobre toda a família, nome por nome ( Ney tinha uma memória inacreditável), chegava a hora dos pedidos. Governador a juventude lapeana, precisa de um ginásio de esportes e de uma faculdade! Ao que ele me respondeu: " Melhor do que uma faculdade é importante que a Lapa, tenha  cursos técnicos, serão nesse momento muito mais importantes para o desenvolvimento, de nossa amada terra... " dito isso Ney foi lembrado do início da cerimônia  e se despediu mandando recomendações aos "Patricios" , como carinhosamente a sua família se referia  aos meus avós... Fiquei alegre com a receptividade, mas frustrado por duas razões, não consegui falar sobre o ginásio de esportes e pela explicação que ele me dera a respeito da faculdade. Anos depois vim a entender o que um dos mais geniais paranaenses, que chegou a ser cotado para a presidência da república, quis me ensinar. Hoje sou fã devotado do ensino técnico". 

ESCOLAS POLIVALENTES: A LAPA NA VANGUARDA 
   O Ministério da Educação do Brasil projetava a implantação no Estado do Paraná de cinco unidades pólos das ESCOLAS POLIVALENTES  , uma mobilização de  lapeanos , conseguiu trazer para a Lapa, uma delas a Escola Estadual “Manoel Antonio da Cunha” ,  recebeu o nome em homenagem ao primeiro professor de escola pública na Vila do Príncipe . em 29 de outubro de 1978.  Nasceu  com uma proposta Pedagogia Tecnicista  modelo implantado com maior intensidade na Educação brasileira, uma vez que esta se encontrou diretamente vinculada ao trabalho pedagógico escolar. Este  modelo se caracterizou em vista da organização da necessidade da mão-de obra para o trabalho frente à sociedade que se encontrava naquele  momento, em meio ao crescimento capitalista industrial e consequentemente, aflorando o aumento das produções que emergiam sob os interesses de um país economicamente mais desenvolvido para o progresso.  Além das disciplinas da Base Comum, a Escola Polivalente,  ofertava as disciplinas de Técnica Industrial, Técnica Comercial, Técnica Agrícola e Educação para o Lar, No final dos anos 80 , houveram  mudanças nas diretrizes educacionais que levaram a extinção dos cursos profissionalizantes em nível de 1º Grau, passando a escola a atender ao Ensino Fundamental. 
-- Portanto, na próxima sexta-feira a Lapa se reencontra com sua história, com grandes propostas de desenvolvimento e compromisso com o futuro.
Para participar da videoconferência é só solicitar o link pelo fone/whatsapp: 41 99986-1011 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login