Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Conheça a melhor vinícola do mundo, localizada na Argentina

Situada na cidade de Mendoza, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, a vinícola é a terceira maior do país

O reconhecimento da Argentina como um dos grandes produtores de vinhos no mundo não é de hoje. Se, no Brasil, é a cerveja quem costuma acompanhar os churrascos, no país vizinho, geralmente, o vinho é usado para os brindes junto às generosas porções de carne. 

Nesse contexto, a Argentina também se destaca por ter a vinícola Zuccardi Valle de Uco, que, em 2020, foi considerada a melhor produtora de vinhos do mundo. É o segundo ano consecutivo que a vinícola recebe este prêmio, que lista as melhores produções de vinho do mundo, para incentivar o enoturismo e reconhecer a diversidade da bebida. 

De origem familiar, essa vinícola está na terceira geração da família Zuccardi, tendo como atual enólogo Sebastian Zuccardi, neto do fundador e considerado o melhor da América Latina pelo Guia Descorchados, em 2019, que cobre vinhos chinelos, brasileiros, uruguaios, além dos argentinos. Saiba mais sobre essa produção.

História

A vinícola foi fundada em 1963 por Tito Zuccardi, engenheiro descendente de italianos que viviam na Argentina. Ele adquiriu propriedades na região de Mendoza, criou uma estrutura própria de irrigação e passou a vender essa técnica para outros produtores locais. 

A vinícola Zuccardi foi fundada com o nome Uvas do Sol e tinha a produção focava nos vinhos de mesa, produto cuja demanda crescia cada vez mais na Argentina na época. 

Na década de 1970, Alberto Zuccardi, filho de Tito, começou a trabalhar com o pai, tornando-se responsável pela ampliação e pelo aprimoramento da qualidade dos vinhos da vinícola, que passou a se chamar Santa Júlia, em homenagem à primeira filha de Alberto. 

Hoje, a Zuccardi é a terceira maior vinícola da Argentina e primeira maior na categoria familiar. Ela possui 1.000 hectares de produção vinícola nas regiões de Maipú, Santa Rosa e Uco, em mais de 32 cepas distintas plantadas, com uma média de 20 milhões de litros produzidos por ano. 

Deste total, 70% é exportado para mais de 45 países, sendo o Brasil o terceiro maior importador. Vale mencionar que, por ano, são produzidos 500 mil litros de vinhos mais bem elaborados, consumidos exclusivamente pela família Zuccardi.

Localização

A vinícola Zuccardi está localizada no Valle do Uco, na conhecida cidade de Mendoza, principal área vinífera do país, sendo internacionalmente reconhecida pelos bons vinhos.  

Esse Valle foi “descoberto” pela indústria de vinhos na década de 1990 e se situa aos pés da Cordilheira dos Andes, em uma região cujo clima é temperado, tem invernos rigorosos e conta com grande amplitude térmica. O solo da região é pedregoso em sua maioria, com areia grossa misturada a seixos rolados, com baixa fertilidade, boa permeabilidade e drenagem. 

Em algumas zonas do Valle do Uco, existem solos com argila ou calcário e até alguns depósitos de cálcio, que são mais raros e valorizados, já que vêm produzindo alguns dos melhores vinhos da região nos últimos anos. O baixo índice pluviométrico faz a irrigação das vinícolas ser feita a partir de gotejamento com água originária do degelo das montanhas.

Produção e consumo

Embora existam diferentes países que são referências na produção de vinhos no mundo, o tipo de uva mais consumido varia de um lugar para o outro. Na Argentina, 75% dos vinhedos produzem uvas tintas, com destaque para as do tipo Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, cuja produção está em ascensão nos últimos anos. 

Entre as uvas brancas, os argentinos consomem mais intensamente os vinhos feitos com Semillon, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Nos últimos anos, houve destaque para os vinhos feitos com Torrontés e Viognier.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login