Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Pacote de viagem ou tudo por conta própria: o que vale mais a pena

A resposta depende do perfil do viajante e da sua disponibilidade


Pacote de viagem ou tudo por conta própria: o que vale mais a pena

Viajar é um dos maiores prazeres que se pode ter na vida. Para longe ou para perto, sair de casa e ter contato com novos ares é uma forma de se refazer da rotina do dia a dia e aproveitar o que o lugar tem de melhor a oferecer. No entanto, pode pintar uma dúvida: como fazer isso e, ao mesmo tempo, conseguir ter uma viagem a trabalho

As duas opções mais conhecidas são os famosos pacotes de viagem e a organização por conta própria. Cada uma delas vai ter suas próprias vantagens e desvantagens, mas o que vai torná-las mais benéficas, na verdade, é o perfil do viajante. 

Determinar quais são as preferências e a disponibilidade de quem vai viajar, tanto temporal, quanto financeira, é o caminho mais certo para conseguir escolher entre uma opção e outra.

Perfil do viajante

Sabe aquela frase “cada pessoa é um mundo”? Ela é verdadeira. Em se tratando do perfil do viajante, não é diferente. A personalidade de cada pessoa vai influenciar diretamente nas escolhas, como entre fazer uma viagem mais ou menos programada. 

Quem curte mais liberdade na hora de viajar, por exemplo, pode ficar incomodado com a presença de um guia turístico ou mesmo de ter horários estabelecidos para visitar lugares históricos. 

Já quem gosta de segurança e comodidade pode se estressar ao ter que gastar tempo criando seus próprios roteiros, além da necessidade de conhecer previamente os lugares para não correr o risco de passar perrengues. 

Portanto, geralmente, quem prefere viajar sem tanto roteiro e não liga de ter que mudar os planos no meio do percurso deve optar por fazer uma viagem por conta própria, enquanto quem gosta de comodidade pode ficar mais satisfeito com um pacote.

Disponibilidade

Outro aspecto que deve ser considerado é a disponibilidade, que abrange tanto a questão de tempo, quanto de dinheiro. Sua viagem precisa ser feita em um período específico, com data marcada e sem possibilidade de mudanças? Você tem um orçamento fechado para a viagem ou ele é flexível? 

Essas disponibilidades vão justificar a escolha por um pacote ou uma viagem por conta própria. Viagens delimitadas em tempo e custo podem ser mais vantajosas quando feitas na forma de pacotes, já que a possibilidade de sobressaltos é bem menor. 

Por outro lado, quem tem mais tempo livre não vai ter problemas quando optar por fazer uma viagem de acordo com o seu próprio nariz. Os custos podem ser maiores ou menores, de acordo com as escolhas — de hospedagem, percurso, alimentação, etc.

Vantagens de viajar com pacote

A principal vantagem de viajar com pacote, sem sombra de dúvidas, é a segurança. Isso porque você vai ter certeza em relação às datas de ida e volta, onde você vai se hospedar e quais passeios irá fazer. Tudo isso sem ter que se preocupar com a programação do dia. 

Em viagens para locais com culturas e idiomas distintos, essa pode ser uma excelente escolha, pois, você não correrá riscos de se perder ou não conseguir se comunicar ao pedir um café, por exemplo. 

Os custos desse tipo de viagem podem variar muito por isso, vale a pena buscar por pacotes em diferentes buscadores e agências, que podem ter preços diferentes de uma mesma excursão.

Vantagens de viajar por conta própria

Não ter que obedecer horários e passeios turísticos pré-estabelecidos são alguns dos benefícios de quem opta por viajar por conta própria. Nesse tipo de viagem, é você que estabelece seus próprios horários e passeios, sem depender de ninguém — lembrando que isso demanda uma organização anterior à viagem de fato. 

Também é possível economizar bastante nesse tipo de viagem, já que você pode optar por hostels e hospedagens bem mais em conta, além de se aventurar muito mais nos lugares visitados. No final das contas, a melhor escolha na hora de viajar só vai depender de você mesmo.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login