Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Produtores de morango começam a receber visita técnica para auxílio na produção

Cerca de mil mudas de morango foram distribuídas para cada um dos 191 agricultores de Araucária


Produtores de morango começam a receber visita técnica para auxílio na produção

Araucária mantém uma assessoria gratuita de orientação aos agricultores e oferece acompanhamento com engenheiros da Secretaria de Agricultura (SMAG) para plantio e colheita. Agora em agosto começam as visitas técnicas deste ano nas propriedades, depois da entrega de cerca de mil mudas de morango para cada um dos 191 produtores rurais.

No modelo de agricultura familiar, Zita Trzaskos, cuida junto com seu filho, William, da plantação de 11.700 mudas de morango na região da Lagoa Suja. Até chegar nesse patamar foi um longo trajeto. Primeiro o trabalho começou sendo feito para outros produtores por pagamento de diária, depois recebendo porcentagem do plantio e no ano passado, finalmente, conseguiram começar a plantação própria. As primeiras mudas foram fornecidas pela Prefeitura. “Eu não tenho do que reclamar, eles dão dicas para nós, fornecem cartilha, perguntam quais produtos e quais técnicas usamos para orientar sobre como proceder. A cada vinda aprendemos algo novo. As mudas que recebemos esse ano já estão soltando as raízes, ainda nem precisei colocar fertilizando pela qualidade delas”, elogia.

Márcio Baedeski, produtor da região rural de Ipiranga, planta morangos há 16 anos. Das 13 mil mudas da propriedade, duas mil que estão produzindo foram fornecidas pelos programas da SMAG – mil ainda são remanescentes do ano passado. Há três anos ele tem contado com essa assessoria e depois do primeiro ano já começou a migrar seu plantio do solo para estufa, sistema mais moderno e com mais benefícios. Além do aumento na produção, Baedeski tem usado cada vez menos agrotóxicos e ganhou mais qualidade de vida, pois os morangos são plantados em bancadas elevadas do solo, trazendo mais conforto durante o manejo da plantação.

O CAD/PRO (Inscrição Estadual do Produtor Rural) é o principal critério para distribuição das mudas. Estima-se que essas plantas produzam uma média de 382 toneladas da fruta pelo período de 2 anos. O preço médio da caixa de morango (aproximadamente 1,2 kg) no Ceasa de Curitiba, gira em torno de R$10. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login